Partilhar

Cansaço ao falar: o que pode ser

 
Por Leonardo Simon. 21 maio 2020
Cansaço ao falar: o que pode ser

Se entende por cansaço a palavra usada para descrever a sensação de que existe uma falta de energia, a qual é passageira ou duradoura. É atribuída àquelas pessoas que não dormem bem, trabalham e exigem muito de si ou simplesmente por uma falta crônica de exercícios físicos. Do mesmo modo, o cansaço pode ser consequência de alguma doença ou ser uma simples condição sem relação com estas. Existem pessoas que enquanto falam ficam muito cansadas e apesar de acreditarem que ficam sufocadas ao falar muito rápido, isto pode estar ocorrendo devido a outras condições. A seguir, neste artigo do ONsalus, te diremos as razões do cansaço ao falar, para que esteja atento às condições que podem desencadear isto.

Também lhe pode interessar: Dor no peito e falta de ar, o que pode ser?

Lesão nas cordas vocais

Algumas doenças localizadas nas cordas vocais podem desencadear o cansaço ao falar. Isto se deve ao fato de que como existe uma lesão, as cordas vocais tentarão fazer um esforço maior para emitir os sons, uma vez que não podem trabalhar com conforto, o que traz como consequência o cansaço ao falar. Além disso, este tipo de lesão causa dor na área. É importante que, se você sente cansaço ao falar, assim como dor, vá ao médico para que ele/a te indique o que você deve fazer.

Algumas das condições nas cordas que podem causar cansaço ao falar são:

  • Pólipos nas cordas.
  • Nódulos nas cordas.
  • Edema nas cordas.
Cansaço ao falar: o que pode ser - Lesão nas cordas vocais

Cansaço ao falar: mau uso da voz

Quando você faz um mau uso da sua voz, exigindo muito dela e falando durante horas, é normal que ao querer falar novamente em outra oportunidade fique cansado. Em geral, é uma condição que aparece com o tempo e por menor que seja, vai se acumulando e no momento que quer usá-la, fica muito cansado. É importante controlar este hábito, uma vez que futuramente pode desencadear outras doenças ou condições vocais, como as que te explicamos acima. Isto é algo comum entre aquelas pessoas que fazem um uso excessivo ou inadequado da voz, como no caso dos professores, cantores ou treinadores.

Em casos de cansaço na voz ao falar, o mais recomendável é ir a um fonoaudiólogo para que ele diga o que está havendo e inicie uma terapia de reabilitação da voz caso seja necessário.

Estresse e ansiedade

A exaustão é uma causa que costuma ser passageira. Por exemplo, uma vez que termina um exercício, como ao subir e descer escadas, pode apresentar cansaço enquanto fala. Da mesma forma, o estresse ou a ansiedade fazem com que se fale muito mais rápido e, como consequência, fique cansado mais rápido ao falar. Além do fato de que estar neste estado faz com que você faça suas atividades como se vivesse no limite, então é normal ficar exausto e cansado ao falar.

Hipertensão pulmonar

É uma condição patológica que consiste em um aumento da pressão arterial pulmonar. Os vasos sanguíneos que levam o sangue do coração aos pulmões se estreitam e endurecem, por isso que o lado direito do coração precisa se esforçar mais para compensar a pressão exercida e é por isso que com o passar do tempo o lado direito do coração fica maior.

É causada por doenças autoimunes, alterações no coração existentes desde o nascimento, coágulos sanguíneos do pulmão, apneia obstrutiva do sono, insuficiência cardíaca, HIV, doenças das válvulas do coração, entre outras.

Os sintomas que aparecem com a hipertensão pulmonar são:

  • Dor no peito.
  • Taquicardia.
  • Diminuição no apetite.
  • Cansaço.
  • Dificuldade para respirar durante atividades rotineiras, como o simples fato de falar.

Falta de ar ao falar

Também chamada de dispneia, corresponde a sensação de falta de ar que provém dos pulmões e pode ser por consequência de diversas causas. A dispneia pode ser desencadeada por fatores ambientais, como a exposição a gases tóxicos ou a presença de um objeto estranho nas vias respiratórias. Da mesma forma, pode aparecer como consequência de uma condição patológica, como a asma bronquial, a bronquite, seja aguda ou crônica, pneumonia, fibrose pulmonar, tumores pulmonares, pneumotórax, entre outros.

Como existe uma dificuldade para respirar, é normal que exista um esforço físico com suas cordas vocais e, devido a dispneia, haja um cansaço ao falar, sobretudo se fizer isso de forma rápida e contínua.

A cianose consiste na coloração azulada da pele, membrana das mucosas, unhas e das gengivas como consequência de um nível baixo de oxigênio no sangue. Pode ser gerada por diversos fatores, como alterações cardiovasculares, respiratórias ou outras mais graves, como as que citamos anteriormente. No caso de você detectá-la é importante ir rapidamente ao médico para que a condição subjacente possa ser tratada.

Saiba mais sobre a falta de ao falar nesse artigo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cansaço ao falar: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Escrever comentário sobre Cansaço ao falar: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Cansaço ao falar: o que pode ser
1 de 2
Cansaço ao falar: o que pode ser

Voltar ao topo da página