Partilhar

Como tratar um abscesso em casa

 
Por Leonardo Simon. 14 abril 2020
Como tratar um abscesso em casa

Os abscessos são acúmulos de pus, geralmente, muito dolorosos. É por isso que muitas vezes tenta-se resolver este problema o mais rápido possível, ainda que implique em fazer isso por conta própria.

Se você está pensando em abrir um abscesso, é fundamental prestar muita atenção no artigo a seguir do ONsalus. Nele, compartilhamos todas as informações que você precisa saber sobre o que é um abcesso, o que o causa e como tratar um abscesso em casa, assim como os principais pontos para saber quando é o momento de recorrer a um profissional.

O que é um abscesso cutâneo e suas causas

Um abscesso cutâneo é uma infecção da pele. Trata-se de pus que está preso em um espaço específico e que terá as seguintes características:

  • A área afetada fica inchada, vermelha e dolorida.
  • Caso o abscesso seja tocado, este deve oscilar, isto é, deve se mover, pois dentro está acumulado uma grande quantidade de pus.

Geralmente, é causado porque nesse lugar ou próximo dele existe alguma ferida que permite a entrada de germes que costumam estar sobre a pele e que, ao entrar nela, geral uma infecção. Pode ser que a presença de uma úlcera, um traumatismo prévio, um corte ou uma espinha sejam a porta de entrada para as bactérias.

Outra possível causa de um abscesso é sua formação devido a obstrução de glândulas de sebo ou suor. Isto é mais comum no pescoço e axilas.

Como tratar um abscesso em casa - O que é um abscesso cutâneo e suas causas

Posso drenar um abscesso em casa?

Um abscesso pode ser drenado em casa, sempre e quando sejam feitas todas as condições de higiene necessárias, algo fundamental para não piorar a infecção.

Por outro lado, também é importante que o abscesso que será drenado seja superficial, do contrário, a possibilidade de haver complicações é maior, uma vez que pode se tratar de uma área na qual passam vasos sanguíneos ou nervos importantes. Além disso, não tente fazer isso em áreas delicadas como o rosto, pescoço, axilas, pulsos e na parte de trás dos joelhos. No caso de sofrer de um abscesso dentário, recomenda-se ir a um especialista.

Se após conhecer estas informações você não tem certeza se pretende drenar o abscesso em casa, recomendados consultar com um(a) profissional para que essa pessoa faça isso.

Como tratar um abscesso passo a passo

Para tratar um abscesso em sua casa você precisa ter os seguintes itens:

  • Luvas descartáveis de látex ou similar.
  • Sabonete branco sem perfume.
  • Iodo.
  • Água oxigenada.
  • Bisturi pequeno ou médio.
  • Tesoura ou pinça pequena de cirurgião (talvez possa fazer sem ela, mas é muito útil para drenar todo o abscesso).
  • 2 seringas médias de 5 ml.
  • Gaze.
  • Esparadrapo.

Vale esclarecer que na lista de itens não está a anestesia, isso acontece porque a área onde está o abscesso não ficará dormente devido à infecção. Porém, embora drenar o abscesso em casa ou no hospital cause dor na hora, depois de eliminar o pus a dor é muito menor que ao estar com a infecção.

Agora, mostramos o procedimento para drenar e tratar um abscesso. Leia todos os passos a seguir para ter certeza de que compreende bem tudo o que deve fazer antes de começar a trabalhar.

  1. Lave bem suas mãos com água e sabão.
  2. Coloque as luvas descartáveis em ambas as mãos.
  3. Lave a área onde está o abscesso e seus arredores (também com água e sabão).
  4. Verifique se o abscesso se move, isto é, que onde está inchado existe líquido em seu interior e não está apenas inflamado.
  5. Pegue uma gaze e embeba-a com iodo. Use-a para passar na área onde está o abscesso. Assegure-se de começar pelo centro e ir se afastando até uns 3 cm por fora do lugar onde fará a incisão.
  6. A incisão deve ser realizada na área mais protuberante do abscesso (onde está mais inchado), geralmente ali você verá um ponto mais branco ou amarelado.
  7. Pegue o bisturi pela parte de trás (se tem um cabo coloque-o cuidadosamente).
  8. Faça uma incisão entre 1 e 2 milímetros de profundidade (a profundidade do corte deve ser suficiente para sair o pus, tomando o cuidado de não fazê-la muito profunda a ponto de danificar outras áreas).
  9. Se conseguir, com uma das seringas extraia um pouco de pus. O ideal seria enviá-lo para análise para saber quais germes causaram a infecção, sobretudo se o procedimento não dá resultado e é necessário trocar de antibióticos.
  10. Drene o abscesso por completo, de forma que o pus seja eliminado para que a área possa se curar. Aperte os arredores do abscesso para conseguir isso. Esta é a parte que mais incomodará, mas é fundamental.
  11. Pegue a outra seringa e encha metade dela com água oxigenada e a outra metade com iodo, coloque-a pela incisão e com isso lave o abscesso. Desta forma, começará a curar o abscesso.
  12. Limpe a área com uma gaze seca e, quando não sair mais material, passe novamente outra gaze com iodo pela superfície.
  13. Cubra a área com várias gazes e pegue um esparadrapo (ou coloque uma faixa se a área for muito grande). Pode continuar saindo material purulento pela ferida.
  14. Faça limpezas com gaze e iodo todo dia.

Cuidados depois de drenar um abscesso

Depois de drenar o abscesso em casa você deveria tomar um antibiótico, além de fazer limpezas diárias com gaze e iodo. Dependendo da região, seu médico(a) te indicará o que é melhor. Frequentemente, utiliza-se a amoxicilina e ácido clavulânico, um analgésico que também pode ser útil para aliviar a dor. Não se automedique, sobretudo se você tem outras doenças ou já tomou antibiótico.

Como tratar um abscesso em casa - Como tratar um abscesso passo a passo

Quando ir ao hospital após tratar um abscesso em casa

Se realizou a drenagem por conta própria, deve ir ao centro médico imediatamente se apresentar algum dos seguintes sintomas:

  • A área está mais inchada do que antes.
  • Você acha que não conseguiu eliminar todo o abscesso.
  • Você tem febre, calafrios, alternância entre frio e calor e/ou dor de cabeça.
  • A área onde fez a drenagem está vermelha, quente e inchada.
  • Existe mau cheiro na área da drenagem.
  • Você em outras doenças (diabetes, imunidade baixa, etc.).
  • Está grávida.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um abscesso em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Vídeos relacionados com Como tratar um abscesso em casa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tratar um abscesso em casa

Escrever comentário sobre Como tratar um abscesso em casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar um abscesso em casa
1 de 3
Como tratar um abscesso em casa

Voltar ao topo da página