Saúde sexual da mulher

Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação?

Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação?

As mulheres apresentam diversos tipos de corrimento vaginal ao longo de toda sua vida que mudam dependendo do momento em que estão ou do estado de saúde do seu corpo, entre outros fatores. Muitas delas têm um corrimento branco, o qual costuma ser espesso antes de cada menstruação, no entanto, algumas também apresentam um fluxo vaginal branco quando estão em alguma etapa da gravidez. Isso faz com que surjam muitas dúvidas sobre esse assunto, uma vez que não elas têm certeza se corresponde a um sintoma de menstruação ou de gestação.

Estas secreções costumam ser totalmente normais, embora possam ser causadas por diversos fatores. Por este motivo, é importante que as mulheres se consultem com um especialista regularmente. Se você apresenta esse tipo de secreção e está com algumas dúvidas, no seguinte artigo do ONsalus você encontrará muitas informações sobre o corrimento branco: pode ser gravidez ou menstruação?

Também lhe pode interessar: Corrimento branco cremoso: o que pode ser

Índice

  1. Corrimento branco e menstruação
  2. Corrimento branco na gravidez
  3. Além disso, o que pode ser corrimento branco?

Corrimento branco e menstruação

Muitas mulheres apresentam um corrimento espesso e totalmente branco antes da menstruação, por isso este é um indicativo de que a menstruação está prestes a chegar. Este tipo de secreção é completamente normal, como afirmado pela clínica Planned Parenthood[1], e pode aparecer antes e durante a ovulação, embora conforme se aproxime do dia do sangramento a secreção se torne mais escura e grossa que no começo.

Trata-se de um mecanismo de proteção que o organismo possui para cuidar da vagina do contágio de diversos fungos e bactérias. Isto se deve ao fato de que o fluxo branco cremoso é causado pelos hormônios que alteram a flora bacteriana da zona íntima feminina, por isso que é totalmente normal e frequente enquanto não produzir nenhum tipo de incômodo na mulher.

O fluxo branco da ovulação ocorre por causa das mudanças orgânicas devido à produção de estrógeno e progesterona. Neste período, a secreção é similar à clara do ovo e não é tão abundante. Graças a sua consistência, é possível que os espermatozoides permaneçam vivos e que ocorra a fecundação.

A secreção branca antes da menstruação é cremosa e muito mais abundante do que a da ovulação e este fluxo pode mudar para uma cor mais marrom no primeiro dia da menstruação. Apesar disto, quando tais secreções vaginais mudam de cor ou de consistência e vem acompanhada de outros sintomas, como mal-estar geral, sentir coceira ou ter odor fétido. É importante consultar um profissional nestes casos para descartar outras possíveis alterações.

Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação? - Corrimento branco e menstruação

Corrimento branco na gravidez

Apesar de se tratar de uma sintoma da menstruação, a American Pregnancy Association indica que o corrimento branco também é comum em mulheres grávidas e, neste caso, é conhecido como leucorreia, por isso não deve ser um motivo de preocupação. Isto ocorre porque o corpo provoca uma reação ante a fecundação, gerando um aumento na produção de estrógenos, por isso que o organismo secreta uma quantidade maior deste tipo de fluido para proteger tanto o feto quanto o útero de possíveis agentes infecciosos, como bactérias ou germes, que poderiam causar danos a mulher ou uma interrupção na gestação[2]. Esta secreção branca pode variar ao longo da gravidez em quantidade e aparência, inclusive é considerado normal que esta aumente conforme se aproxima da data do parto.

No entanto, muitas mulheres também podem apresentar este fluxo apenas nos primeiros 3 meses e depois diminuir, algo que continua sendo considerado completamente normal. Saiba mais sobre as características do corrimento no início da gravidez nesse artigo.

Por outro lado, o fluxo branco vaginal também pode ser produzido quando a mulher começa a tomar um anticoncepcional novo, pois pode provocar mudanças hormonais que alteram o processo normal do ciclo menstrual, embora este processo possa voltar ao normal depois de 3 meses da ingestão contínua do anticoncepcional. No entanto, é indispensável consultar um profissional, principalmente se a secreção branca durar mais tempo que o normal e caso sejam notados outros sintomas anormais.

Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação? - Corrimento branco na gravidez

Além disso, o que pode ser corrimento branco?

Embora o corrimento branco como sintoma de gravidez ou de menstruação seja normal, em alguns casos pode estar relacionado com uma alteração na área íntima e que precisa ser tratada pelo especialista. Entre as doenças mais comuns que podem gerar um fluxo branco destacam-se:

Da mesma forma, existem certos sintomas importantes a se ter em conta com a secreção branca da vagina e que poderiam estar indicando uma doença no organismo, sendo necessário consultar o médico quando o fluxo:

  • É branco e espesso, mas varia com fluxos cinzas, esverdeados ou amarelados.
  • Tem uma consistência parecida ao requeijão.
  • Vem acompanhado de comichão e ardência na região íntima.
  • Surge com sangue.
  • Se há mau cheiro e dor ao redor da vagina.
  • Se há incômodo ao urinar ou ter relações íntimas.
  • A mulher tem dores na pélvis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. American Pregnancy Association. Disponível em: http://americanpregnancy.org/es/pregnancy-health/vaginal-discharge-during-pregnancy/ http://infogen.org.mx/flujo-vaginal/
  2. Clínica Planned Parenthood. Disponível em: https://www.plannedparenthood.org/es/temas-de-salud/para-adolescentes/pubertad/mi-vulva-y-vagina-son-normales
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ana
Nao sou mais menstruada pk colocaram o diu pk tinha mtas hemorragia uterina,mas entretanto continuo a ter corrimentos branco e pastoso,como tratar?
Equipe de redação do ONsalus
Oi, Ana. Apenas um médico ou médica pode fazer um exame físico para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do Onsalus deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Corrimento branco pode ser gravidez ou menstruação?