menu
Partilhar

O Fluimucil e o Ibuprofeno podem ser tomados ao mesmo tempo?

 
Por Magce Bonilla, Química. 20 dezembro 2023
O Fluimucil e o Ibuprofeno podem ser tomados ao mesmo tempo?

É muito comum pegar um resfriado ou uma gripe várias vezes ao ano, especialmente durante o inverno, quando o frio e a chuva prevalecem e podemos sofrer com muco, febre e dores no corpo. Diante desses sintomas, os medicamentos de venda livre, como o Fluimucil ou o ibuprofeno, estão entre os mais usados para reduzir o excesso de muco e aliviar o desconforto típico de um resfriado devido à sua ação mucolítica e anti-inflamatória, respectivamente.

Nesse sentido, muitas pessoas costumam tomar o Fluimucil e o ibuprofeno ao mesmo tempo, para aliviar os sintomas o mais rápido possível, o que pode ser feito desde que sob indicação médica para garantir a ingestão da dose adequada e evitar a possibilidade de reações adversas ou efeitos colaterais sensíveis.

Neste artigo do ONsalus, explicamos o que você precisa saber sobre esses medicamentos e respondemos em detalhes à pergunta se você pode tomar Fluimucil e ibuprofeno ao mesmo tempo.

Também lhe pode interessar: Posso tomar cetorolaco e diclofenaco juntos?

Posso tomar Fluimucil e ibuprofeno ao mesmo tempo?

Não há problema em tomar o Fluimucil e o ibuprofeno ao mesmo tempo, pois os dois medicamentos são compatíveis em sua ação combinada. Somente pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes desses medicamentos devem evitar tomá-los. É melhor tomar o ibuprofeno primeiro e esperar 10 minutos antes de tomar o Fluimucil.

Na área farmacêutica, muitos medicamentos contêm acetilcisteína e ibuprofeno como ingredientes ativos e são frequentemente usados em adultos para combater o muco de gripes e resfriados, reduzir a febre e aliviar a dor ou o desconforto em geral. Entretanto, é importante combiná-los adequadamente, levando em conta certas precauções em termos de dosagem e tempo de uso, pois consumi-los em quantidades excessivas e por um período prolongado pode causar efeitos colaterais graves, como problemas gastrointestinais.

Para que serve o Fluimucil e o ibuprofeno?

O fluimucil e o ibuprofeno, como mencionado acima, são medicamentos de venda livre amplamente utilizados para aliviar o desconforto de resfriados, febre, inflamação e dor de cabeça. Ambos têm princípios ativos diferentes, portanto cada medicamento desempenha uma função específica, um como mucolítico e o outro como anti-inflamatório não esteroidal. Por isso, é fundamental conhecer detalhadamente as características de cada um deles antes de tomá-los. A seguir, explicamos para que servem o Fluimucil e o ibuprofeno:

Fluimucil

  • Esse é um medicamento cujo princípio ativo é a acetilcisteína, usado para reduzir e eliminar o excesso de muco e catarro que às vezes é produzido por gripes e resfriados.
  • Geralmente é apresentado na forma de grânulos, comprimidos efervescentes, xaropes e ampolas nas concentrações de 200, 300 e 400 mg.
  • É indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade.
  • Esse medicamento não deve ser administrado juntamente com medicamentos antitussígenos, pois pode induzir ao acúmulo de muco fluidificado.
  • Deve ser tomado em curtos períodos de tempo, entre 4 e 6 dias.

Ibuprofeno

  • Usado para reduzir a febre e aliviar dores de cabeça moderadas, dores musculares, dores menstruais, inflamações dentárias e mal-estar geral.
  • Tem efeito antipirético e analgésico. Sua ação é ativada 30 minutos após a administração e seu efeito dura de 4 a 6 horas.
  • Está disponível em comprimidos, xarope e nas dosagens de 200, 400 e 600 mg.
  • O uso prolongado por mais de uma semana deve ser evitado, pois pode desencadear efeitos colaterais como azia, náusea, visão embaçada etc.
  • Não deve ser usado em conjunto com outros anti-inflamatórios, pois aumenta o risco de efeitos colaterais.

Precauções antes de tomar Fluimucil e ibuprofeno

Antes de tomar Fluimucil e ibuprofeno juntos, é essencial estar ciente de quaisquer contraindicações ou problemas que eles possam causar em pessoas com determinadas doenças ou condições subjacentes:

  • Pessoas que tomam anticoagulantes devem evitar tomar ibuprofeno para aliviar dores de cabeça e febre, pois isso pode aumentar o risco de complicações hemorrágicas.
  • Ambos os medicamentos são contraindicados em pacientes com úlceras ou histórico de úlceras duodenais.
  • Por outro lado, é contraproducente administrá-los a pessoas que consomem bebidas alcoólicas constantemente, pois podem causar danos irreversíveis ao fígado.

Se o Fluimucil e o ibuprofeno precisarem ser tomados ao mesmo tempo, é aconselhável tomá-los na mesma forma farmacêutica.

Em caso de gravidez ou suspeita de gravidez, esses medicamentos não devem ser tomados, pois algumas pesquisas já relataram que o feto pode ser prejudicado. Além disso, se tomados nas primeiras semanas de gravidez, eles podem aumentar o risco de aborto espontâneo.

Tanto o Fluimucil quanto o ibuprofeno são geralmente seguros se tomados corretamente. Entretanto, em algumas circunstâncias, eles podem causar efeitos adversos, como zumbido nos ouvidos, taquicardia, náusea, hipotensão e dor abdominal. Nesses casos, a administração deve ser interrompida imediatamente e a condição do paciente deve ser avaliada por um médico o mais rápido possível.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O Fluimucil e o Ibuprofeno podem ser tomados ao mesmo tempo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • Agencia española de medicamentos y productos sanitarios. (2021). Fluimucil. [Documento en Línea]. Disponible: https://cima.aemps.es/cima/dochtml/p/62665/Prospecto_62665.html
  • Agencia española de medicamentos y productos sanitarios. (2021). Ibuprofeno. [Documento en Línea]. Disponible: https://anefp.org/sites/default/files/medicamentos-a-z/Teva/6639726_PROSPECTO.pdf
  • Medlineplus. (2021). Ibuprofeno. [Documento en Línea]. Disponible: https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/meds/a682159-es.html
  • Sociedad Ibeoamericana de información científica. (2011). Actualizan el uso terapéutico de la N-acetilcisteína y los mecanismos de acción involucrados. [Documento en Línea]. Disponible: https://www.siicsalud.com/pdf/tc_acetilcisteina_22513.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O Fluimucil e o Ibuprofeno podem ser tomados ao mesmo tempo?
O Fluimucil e o Ibuprofeno podem ser tomados ao mesmo tempo?

Voltar ao topo da página