menu
Partilhar

O que comer no pós-operatório de apendicite?

 
Por Redação ONSalus. 9 agosto 2021
O que comer no pós-operatório de apendicite?

Uma infecção do apêndice é conhecida como apendicite e cada caso pode ser muito diferente. É por isso que é essencial consultar um médico para obter o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado. Embora cada paciente possa ter um ou mais sintomas, a dor intensa é muito comum e começa no lado inferior direito do abdômen, embora também possa ser localizada ao redor do umbigo. O paciente também pode sentir náuseas, vômitos, desconforto que aumenta com a caminhada ou tosse, constipação ou diarreia, inchaço abdominal e febre; entretanto, a dor pode variar dependendo da idade e da situação do paciente.

Há várias maneiras de tratar esta infecção, mas em muitos casos é realizado um procedimento cirúrgico. Isto pode ocorrer porque o paciente estiver passando por outras complicações ou porque o especialista sente que é a melhor opção.

Se você estiver se perguntando o que comer no pós-operatório de apendicite, recomendamos que leia este artigo do ONsalus, produzido em colaboração com a Facultad de Medicina TECH. A Tech é uma universidade digital que nos permite ampliar nossos conhecimentos com especializações em diferentes áreas para quem termina a graduação em medicina. A universidade possui cursos e másters de medicina EAD ou semipresencial com aulas em espanhol.

Também lhe pode interessar: Enjoo sem vômito: o que pode ser

O que não pode comer no pós-operatório de apendicite

Durante muito tempo acreditou-se que o apêndice não tinha função importante para o organismo; no entanto, descobriu-se que este órgão é responsável pelo armazenamento de bactérias benéficas para o organismo, que ajudam continuamente a recuperar a flora intestinal em caso de perda, o que é muito comum quando se sofre de infecções intestinais, diarreia abundante e vários distúrbios digestivos.

Apesar do exposto acima, a apendicectomia, um tratamento cirúrgico para remover o apêndice, não requer uma dieta especial, mas é essencial cuidar de sua dieta e deixar de fora certos alimentos por pelo menos um mês após a operação. Entretanto, isto depende de cada paciente e das considerações do médico especialista, por isso é importante seguir estritamente suas instruções. Em geral, no cardápio do pós-operatório de apendicite é aconselhável evitar:

  • Alimentos e lanches fritos, pois são mais difíceis de digerir.
  • Bolos, doces, pães e biscoitos porque contêm uma grande quantidade de gordura, que pode inchar e tornar a digestão consideravelmente mais difícil.
  • Todos aqueles alimentos ricos em gordura, como queijos curados e cremosos, leite integral, salsichas e sorvetes, pois podem causar vários transtornos estomacais.
  • Carne vermelha, porque leva muito tempo para o corpo digeri-la e pode ser perturbador para os pacientes que se submeteram recentemente a uma cirurgia de apendicite.
  • Legumes, pelo menos durante as primeiras semanas, pois podem causar gases estomacais e desconforto intestinal.
  • Café e álcool porque são muito irritantes para os intestinos e podem causar dor.

O que comer no pós-operatório de apendicite?

Antes de continuar, reforçamos que é necessário consultar um especialista e seguir suas instruções de alimentação após ter sido submetido a tratamento cirúrgico para remover a apendicite; no entanto, em termos gerais, é recomendável que você elabore um cardápio adequado com uma dieta saudável e equilibrada e incorpore todos os tipos de frutas após os primeiros 2 ou 3 dias da cirurgia. Aqui está um cardápio para o pós-operatório de apendicite para te ajudar a entender o que você pode comer nas diferentes refeições do dia:

Café da manhã

  • Você pode começar o dia com alguma bebida de origem vegetal, como de aveia, amêndoa, arroz ou bebida de soja, e se preferir leite de vaca, é essencial que ele seja completamente desnatado, embora seja recomendado não beber o leite por pelo menos um mês após a operação.
  • Você também pode incluir várias frutas, embora sugerimos começar pelo abacaxi devido a todos os benefícios que ele oferece, principalmente por causa de seu grande poder anti-inflamatório, sendo um importante aliado no pós-operatório de apendicite.
  • Você também pode optar por comer um sanduíche de peru e queijo no café da manhã, torrado ou torrado.

Lanche da manhã

  • No meio da manhã, você pode comer uma porção de abacaxi, pera ou maçã.
  • Também é benéfico consumir sucos totalmente naturais, smoothies ou milkshakes, feitos principalmente com as frutas mais saudáveis mencionadas no ponto anterior e leite vegetal. Lembre-se de não adicionar açúcar ou qualquer outro produto para adoçar, a não ser que você tenha recebido a autorização de um médico.
  • Geleia completamente sem açúcar.
  • Sanduíche de peru e queijo.

Almoço

  • Sopa de legumes com macarrão.
  • Caso você não tenha muito apetite, você pode preferir cremes ou caldos feitos com ingredientes saudáveis como abóbora, cenoura, alho-poró, batata e abobrinha.
  • Peito de frango grelhado com arroz branco, embora seja sempre importante não adicionar molhos ou outros condimentos.
  • Frango assado ou peru com acompanhamento de pratos como batata cozida, purê de batata ou uma porção de espinafre também são uma boa opção.

Lanche da tarde

  • Chá verde.
  • Geleia sem açúcar.
  • Torrada com geleia.
  • Fruta ou suco 100% natural.

Jantar

  • Caldo de frango.
  • Iogurte desnatado com maçã sem casca.
  • Ovos cozidos ou legumes.

Este cardápio que sugerimos para o pós-operatório de aprendicite é uma boa opção de dieta bem equilibrada e que certamente te ajudará na recuperação. Lembre-se que uma alimentação balanceada é importante para a saúde, assim como uma boa noite de sono. Por isso te recomendamos este outro artigo sobre os alimentos para dormir bem à noite.

O que comer no pós-operatório de apendicite? - O que comer no pós-operatório de apendicite?

Dicas para o pós-operatório de aprendicite aguda

Além de seguir um tratamento, seja ele médico ou natural, é necessário levar em conta várias medidas de cuidado para promover uma recuperação rápida no pós-operatório de apendicite. Algumas delas são:

  • Descansar durante o tempo recomendado pelo médico.
  • Não faça nenhum tipo de esforço que possa causar desconforto à ferida.
  • Caminhe devagar e faça leves passeios na rua se você sofrer com o acúmulo de gases.
  • Não tome refrigerantes.
  • Inclua no seu cardápio de pós-operatório de apendicite o alho, e em todas as refeições, pois ele pode ser de grande ajuda graças às suas propriedades medicinais.

E já que estamos falando em como prevenir a saúde, também recomendamos a leitura do seguinte artigo sobre os alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial.

O que comer no pós-operatório de apendicite? - Dicas para o pós-operatório de aprendicite aguda

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer no pós-operatório de apendicite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Alberta. Appendectomy: What to Expect at Home. Disponível em: <https://myhealth.alberta.ca/Health/aftercareinformation/pages/conditions.aspx?hwid=ug3573>. Acesso em 9 de agosto de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que comer no pós-operatório de apendicite?
1 de 3
O que comer no pós-operatório de apendicite?

Voltar ao topo da página