menu
Partilhar

O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

 
Por Redação ONSalus. 4 fevereiro 2022
O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

Não prestamos atenção a nossas gengivas até que surge algo grave como este problema. Um buraco na gengiva é um assunto que deve ser levado a sério, mesmo que não esteja te incomodando muito.

Este tipo de lesão costuma aparecer quando a higiene da boca não é adequada, embora o estresse e os hábitos alimentares também possam causá-los.

Se você quer saber o que fazer se tem um buraco na gengiva, continue lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará o por que do seu aparecimento e como fazer para fechá-lo.

Também lhe pode interessar: Dente inflamado e rosto inchado, o que fazer?

Por que tenho um buraco na gengiva?

As gengivas são tecidos sensíveis aos quais não costumamos prestar muita atenção até que incomodem, mas cuidá-las e cuidar da sua saúde dentária é importante quando não queremos sofrer um problema como este.

Os furos nas gengivas podem ser causados por uma infecção própria das gengivas ou também por problemas nos dentes. Além disso, uma má higiene bucal costuma ser o principal fator que danifica as gengivas, seja direta ou indiretamente.

Periodontite

Quando o tártaro se acumula na base dos dentes devido à má higiene dental, as gengivas ficam inflamadas, sangram e, inclusive, começam a se retrair. Este é um processo conhecido como periodontite. Outros sintomas associados a esta inflamação das gengivas são:

  • Vermelhidão das gengivas.
  • Sangramento
  • Mais sensibilidade.
  • Acúmulo de tártaro entre os dentes (material amarelado ou esverdeado, duro).

Boca de trincheira

Além disso, diante de uma má higiene bucal, bactérias que não são benéficas para nossa boca podem aumentar de quantidade, provocando mau hálito, dor aguda com inflamação nas gengivas e perda de pedaços dos dentes. Este problema é conhecido como boca de trincheira ou gengivite ulcerativa necrosante aguda, GUNA. Recebe este nome justamente porque durante a primeira guerra mundial era muito comum entre os soldados. Também é conhecida como estomatite de Vincent e é bastante comum em jovens entre 15 e 35 anos. Um fator que costuma ser comum em pessoas que sofrem este problema é o mau controle das situações de estresse.

Ambos problemas podem fazer com que as gengivas se retraiam e formem "bolsas", onde podem ficar acumulados alimentos e mais tártaro, o que provoca inflamação e mau hálito.

Se este problema persistir, especialmente a boca de trincheira, os dentes podem ficar frouxos e outros tecidos também podem ser afetados, como o osso da mandíbula ou os tecidos moles da bochecha.

Traumatismo

Outro fator que pode causar um buraco na gengiva é um traumatismo. Uma lesão diretamente na gengiva pode gerar um "oco", às vezes difícil de curar caso não se tente gerar um estado de bem-estar total na pessoa. Isto é muito importante para a regeneração dos tecidos.

O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

Um buraco na gengiva é algo sério e não é aconselhável tentar tratá-lo sozinho com remédios caseiros. Te aconselhamos ir direto consultar um(a) profissional.

Você pode optar por diversos tipos de tratamentos, como os mais convencionais ou escolher dentistas que trabalhem de forma alternativa, contudo não é algo que deva demorar em fazer, já que o quadro pode complicar ainda mais ao evoluir.

Se optar por um tratamento convencional, é provável que te sugiram duas coisas básicas:

  • Um tratamento antibiótico e anti-inflamatório, a fim de tratar a presença de bactérias indesejadas na boca e diminuir alguns dos sintomas, mesmo que de forma transitória.
  • Uma limpeza dental. É importante remover o tártaro para eliminar o foco da inflamação. Se você está com muita dor, pode fazer este tratamento com anestesia, embora em muitos casos não seja necessário.

Uma vez que a boca esteja em um estado melhor, é importantíssimo manter um higiene oral adequada passando fio dental e escovando os dentes após cada refeição.

Este hábito é fundamental para manter uma boca saudável, mas não é suficiente. É fundamental adotar outros hábitos saudáveis para que as gengivas não fiquem inflamadas, tais como:

  • Não fumar.
  • Evitar bebidas alcoólicas.
  • Consumir alimentos saudáveis.
  • Manter uma boa digestão.
  • Praticar atividades físicas diariamente.
  • Manter a calma e aprender a lidar com as situações que te estressam.
O que fazer se tenho um buraco na gengiva? - O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

Como fechar um buraco na gengiva

Então, uma vez que tenha se consultado e tenham limpado seus dentes, é essencial fazer o que te passamos a seguir para que a ferida na gengiva feche de forma rápida e adequada.

Aqui te propomos alguns conselhos que podem te ajudar a fechar um buraco na gengiva:

Hábitos saudáveis

Como te recomendado acima, tente seguir uma alimentação saudável, fazer atividades físicas, descansar apropriadamente e se manter calmo(a). Isto é fundamental para que seu corpo possa regenerar seus tecidos.

Produtos adequados para limpeza bucal

No mercado existem milhares de opções para usar como dentífrico, mas pouquíssimos cremes dentais realmente te ajudarão a manter sua boca saudável.

A ayurveda recomenda que uma substância para limpeza dos dentes e gengivas deve ser picante, amarga e adstringente. Com certeza, a maioria das pastas que você já usou são bem mais doces, não? E se não acredita em mim, procure na composição da pasta o açúcar ou sacarina, os quais convém evitar.

Faça bochechos com coentro

As sementes de coentro preparadas em infusão fria são excelentes para curar feridas nas gengivas e também em outras áreas da boca.

Para prepará-la, coloque 1 colher de chá de sementes moídas em 6 colheres de chá de água a temperatura ambiente. Deixe de molho por 6 horas, filtre e use este líquido para limpar suas gengivas.

Procedimentos cirúrgicos

Existem alguns procedimentos cirúrgicos que um(a) dentista especializado(a) pode fazer para fechar o furo. Consiste basicamente em colocar uma "tampa" obtida a partir dos seus próprios tecidos.

Para que essa tampa seja realmente útil, é preciso que você adote um estilo de vida saudável, pois senão será submetido a uma cirurgia e não terá os bons resultados que espera.

Agora que você sabe o que fazer se tiver um buraco na gengiva, não perca este outro artigo em que falamos por que uma pessoa tem mau hálito mesmo escovando os dentes.

O que fazer se tenho um buraco na gengiva? - Como fechar um buraco na gengiva

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se tenho um buraco na gengiva?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Bibliografia
  • Jin LJ, Lamster IB, Greenspan JS, Pitts NB, Scully C, Warnakulasuriya S. Global burden of oral diseases: emerging concepts, management and interplay with systemic health. Oral Dis. 2016 Oct;22(7):609-19. doi: 10.1111/odi.12428. Epub 2016 Jan 20. PMID: 26704694.
  • Wade WG. The oral microbiome in health and disease. Pharmacol Res. 2013 Mar;69(1):137-43. doi: 10.1016/j.phrs.2012.11.006. Epub 2012 Nov 28. PMID: 23201354.
  • Hujoel PP, Lingström P. Nutrition, dental caries and periodontal disease: a narrative review. J Clin Periodontol. 2017 Mar;44 Suppl 18:S79-S84. doi: 10.1111/jcpe.12672. PMID: 28266117.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer se tenho um buraco na gengiva?
1 de 3
O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

Voltar ao topo da página