Doenças das gengivas

Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 26 janeiro 2024
Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento

O inchaço das gengivas ao redor de um dente pode ter diferentes causas, como gengivite, tártaro, infecções, problemas hormonais e problemas nutricionais. Pode até ser normal em estágios específicos da vida, como na gravidez. Dependendo da causa, o tratamento varia, portanto, a melhor opção é sempre conversar com um especialista sobre esse problema.

Aqui no ONsalus explicaremos as causas do inchaço da gengiva ao redor de um dente e seu tratamento de acordo com cada causa.

Também lhe pode interessar: O que fazer se tenho um buraco na gengiva?

Índice

  1. Gengivite
  2. Erupção e infecções dentárias
  3. Placa dentária
  4. Tártaro
  5. Uso de produtos irritantes
  6. Bruxismo
  7. Gravidez
  8. Estresse
  9. Nutrição deficiente

Gengivite

Essa é uma das causas mais comuns de inflamação das gengivas ao redor de um dente. Os sintomas incluem vermelhidão, irritação e inflamação. Essa doença deve ser tratada rapidamente, caso contrário, pode levar a outro tipo de complicação, conhecida como periodontite, e até mesmo à perda dos dentes.

Tratamento

A gengivite surge principalmente devido a maus hábitos de higiene bucal, portanto, recomenda-se escovar os dentes 3 vezes ao dia, usar fio dental e visitar o dentista regularmente para evitar o aparecimento ou a reversão dessa condição.

Erupção e infecções dentárias

Se um dente estiver saindo, ou mesmo se já estiver em mau estado e se deslocar, o movimento e o empurrão do dente causam algum dano aos tecidos moles circundantes, de modo que eles ficam inflamados. Nesses casos, é normal que a gengiva inche ao redor do dente e até mesmo que a gengiva comece a cobrir o dente. Além disso, esse dano facilita a entrada de bactérias, o que pode levar a uma infecção da gengiva ou de outros tecidos na área, além de mais inflamação e dor.

Tratamento

Pode incluir opções farmacológicas, assim como procedimentos odontocirúrgicos.

Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento - Erupção e infecções dentárias

Placa dentária

A placa dentária aparece quando uma pessoa não escova os dentes adequadamente. Essa placa contém restos de alimentos e bactérias que se depositam nos dentes. Se essa placa não for removida rapidamente e permanecer depositada por muito tempo, pode surgir o tártaro, que é uma placa bacteriana calcificada. À medida que se calcifica, fica mais difícil removê-lo com a escovação.

Tratamento

O tratamento para a remoção da placa bacteriana consiste em consultar um dentista. Além disso, você pode adotar práticas saudáveis, como escovação regular, uso de fio dental, redução do consumo de açúcar, uso de produtos específicos para remoção de placa, evitar fumar, usar bicarbonato de sódio e trocar a escova de dentes com frequência, entre outras.

Tártaro

Em comparação com a placa dentária, o tártaro é mais agressivo, pois é a placa bacteriana já calcificada, que endurece devido à presença de fósforo e sais de cálcio da saliva, podendo causar inflamação, mobilidade do dente e sangramento da gengiva. O tártaro também pode se formar devido à má limpeza dentária, cáries, alguns fatores como o consumo de chá, café, cigarro ou tabaco, entre outros.

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo de tártaro, ou seja, se é supragengival, acima da linha da gengiva, ou infragengival, quando está abaixo. A maneira mais eficaz de removê-lo é por meio de uma limpeza dentária profissional, com um tratamento conhecido como tartrectomia, realizado por um especialista em odontologia. Além disso, pode ser feita uma raspagem coronal, quando se trata de cálculo supragengival, ou raspagem e aplainamento da raiz, se estiver sob a gengiva, ambos tratamentos periodontais.

Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento - Tártaro

Uso de produtos irritantes

O uso de alguns produtos de higiene bucal que são um pouco agressivos, ou o uso excessivo deles, pode ser agressivo para a cavidade bucal. Portanto, esses produtos, especialmente se usados de forma incorreta, podem causar inflamação das gengivas, entre outros problemas.

Tratamento

Consistiria em parar de usar esses produtos que são muito fortes e irritantes, além de trocar os produtos e encontrar os mais adequados para sua boca, melhor se for com a ajuda de um dentista.

Bruxismo

É a tensão formada pela pressão forte sobre os dentes, que pode causar inflamação das gengivas. Essa tensão é involuntária e, na maioria das vezes, ocorre durante o sono. Quando você acorda, sente dor na boca, tanto nos dentes quanto na mandíbula, e pode notar desgaste dos dentes e inflamação das gengivas.

Tratamento

O médico pode prescrever relaxantes musculares, que devem ser tomados antes de dormir; injeções de Botox, quando não há resposta a outros tratamentos, bem como medicamentos para estresse ou ansiedade.

Saiba mais sobre O que é bruxismo - causas, sintomas e tratamento aqui.

Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento - Bruxismo

Gravidez

É normal que as mulheres apresentem inflamação das gengivas durante a gravidez, devido a todos os hormônios que são produzidos nesse período. Essas alterações também podem dificultar a eliminação de bactérias pelo corpo, o que pode ser complicado por outras condições.

Tratamento

O tratamento para esse problema de gengiva durante a gravidez deve ser acordado entre o obstetra e o dentista.

Estresse

O estresse pode levar ao bruxismo, bem como a outros problemas que levam à má qualidade da boca, menor atenção à higiene bucal, etc., fazendo com que as gengivas fiquem inflamadas.

Tratamento

Se essa for a causa, seria necessário, além do dentista, consultar profissionais de saúde mental para encontrar um melhor equilíbrio na vida e praticar meditação guiada, ioga, atividades físicas, atividades recreativas ou de lazer e conexões sociais significativas, entre outras.

Nutrição deficiente

Quando há deficiência de algumas vitaminas, como a B e a C, as gengivas podem ficar inflamadas, pois elas são importantes para o processo de reparo das gengivas e dos dentes. Uma pessoa com essas deficiências pode sofrer de escorbuto, anemia e doença gengival.

Tratamento

O tratamento é orientado pelas diretrizes de médicos especialistas para restaurar o equilíbrio necessário no corpo. Pode ser necessária uma mudança na dieta, suplementos vitamínicos e minerais, etc.

A melhor recomendação para prevenir essas condições é manter uma higiene bucal adequada, usar fio dental, enxaguantes bucais não agressivos, tentar levar uma vida sem estresse, beber bastante água, ter uma boa alimentação e evitar o cigarro. Obviamente, visitas regulares ao dentista são essenciais.

Agora que você conhece as principais causas da gengiva inflamada ao redor do dente e os tratamentos usuais, recomendamos que dê uma olhada neste outro artigo sobre 5 alimentos que prejudicam os dentes.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Gengiva inflamada ao redor de um dente: Causas e tratamento