Partilhar

Pode amamentar com gastroenterite?

Pode amamentar com gastroenterite?

Quando uma mulher tem um filho, principalmente se é o seu primeiro, é normal que tenha diversas dúvidas e medos que não sabe como resolver no dia a dia. Para eliminar quaisquer incertezas recomendamos que você consulte um profissional e siga sempre as instruções dele rigorosamente. Existem certos casos nos quais a mulher está sofrendo de algum tipo de doença, por mais leve que seja, e tem muito medo de prejudicar a saúde da criança por manter um contato próximo, principalmente quando ainda está no período de amamentação.

Uma alteração muito frequente é a inflamação do intestino provocada por algum vírus, parasita ou bactéria e faz muitas mães se perguntarem "pode amamentar estando com gastroenterite?". Para saber mais sobre este tema recomendamos que você continue lendo este artigo do ONsalus.

Gastroenterite: o que é e causas

O National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases[1]declara a gastroenterite como uma infecção que causa inflamação na mucosa estomacal e intestinal e que pode gerar grandes desconfortos no paciente, por isso que é importante ir a um médico para seguir as instruções de tratamento e acalmar os sintomas da alteração. Se trata de uma doença muito frequente já que, em muitos países, como os Estados Unidos, a gastroenterite viral é considerada a segunda doença mais comum.

Embora algumas bactérias, parasitas e certos produtos químicos possam desencadear esta doença, a causa mais comum é a infecção pelo vírus conhecido como norovírus, que pode ser encontrado em diversos locais como a água e alimentos contaminados. É um agente patógeno muito contagioso, por isso, ao entrar em contato com uma pessoa infectada, existem grandes chances de contraí-lo, o que dependerá da higiene que tal pessoa infectada mantenha, uma vez que se propaga através das fezes e do vômito.

Ao mesmo tempo, outros vírus muito comuns que podem provocar gastroenterite são o rotavírus, adenovírus entérico e o astrovírus. Embora todos estes agentes gerem os mesmos sintomas, pode ser que alguns sejam provocados com mais intensidade que outros, mas também vai depender da idade do paciente e o estado de saúde geral do mesmo.

Pode amamentar com gastroenterite? - Gastroenterite: o que é e causas

Principais sintomas da gastroenterite

É importante saber detectar os sintomas da gastroenterite para se ter os cuidados necessários e evitar contagiar pessoas próximas. Alguns deles podem durar apenas alguns dias até mais de uma semana, dependendo do microrganismo patógeno que está causando a infecção. Os sintomas que acompanham a gastroenterite com mais frequência são:

  • Diarreia.
  • Desconfortos abdominais fortes ou moderados.
  • Febre (outra pergunta muito comum é se pode amamentar com febre).
  • Náuseas e vômitos.
  • Dores de cabeça.
  • Calafrios.

Gastroenterite durante a lactância

Após tudo que foi dito anteriormente, é muito provável que as mães tenham dúvidas sobre se devem amamentar seus filhos caso sejam portadoras de alguns dos vírus que geram estas alterações no intestino, pois têm medo de lhes transmitirem a doença. Contudo, a Associação Espanhols da Pediatria[2] garante que se trata de uma situação que não deve causar tanta preocupação, já que o bebê recebe várias defesas para combater bactérias e vírus, embora seja indispensável que a mulher tenha certas precauções para não contagiar a criança por outro meio.

Apesar dos germes não serem transmitidos pelo leite, é importante que sejam tomadas medidas preventivas antes de se ter contato com a criança, principalmente:

  • A correta lavagem das mãos depois de ir ao banheiro.
  • Manter uma higiene correta, tanto a mãe quanto do filho, pode ser de grande ajuda para evitar a contagiar a criança.

Tomando estas precauções, a mãe com gastroenterite não deve ter nenhum medo em amamentar sua criança, pelo contrário, sempre é importante que o faça para que ele se torne forte e possa lutar por si mesmo contra diversas ameaças externas.

Pode amamentar com gastroenterite? - Gastroenterite durante a lactância

Quando ir ao médico por gastroenterite

Geralmente, os pacientes não precisam se submeter a nenhum tratamento específico para tratar a gastroenterite, contudo, é importante que o paciente descanse e beba muitos líquidos, já que poderia sofrer de desidratação devido aos sintomas causados por esta infecção intestinal. Embora seja indispensável realizar uma consulta médica, o Departamento de Serviços da Saúde do Estado do Texas[3] afirma que é necessário consultar um profissional com urgência quando o paciente:

  • Não pode beber nem comer normalmente.
  • Tem tonturas.
  • Apresenta uma temperatura corporal muito elevada.
  • Sofre de diarreia por mais de 2 dias.
  • Percebe a presença de sangue nas fezes líquidas.
  • Apresenta vômito com sangue.

Por outro lado, se o bebê lactante foi infectado pela gastroenterite, além de prestar atenção nos sintomas anteriores, deve-se ir imediatamente ao pediatra se a criança está mais sonolenta do que o normal ou mostra sinais de desidratação como secura na boca, olhos cansados, chora sem lágrimas e/ou suas fraldas permanecem secas durante mais de 3 horas, e também se está com febre há mais de um dia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode amamentar com gastroenterite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Gravidez e saúde do bebê.

Referências
  1. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/viral-gastroenteritis/definition-facts
  2. Associação Espanhola de Pediatria disponível em https://www.aeped.es/foros/dudas-sobre-lactancia-materna-profesionales/lactancia-y-gastroenterit
  3. Serviços de Saúde do Estado do Texas disponível em http://www.dshs.texas.gov/idcu/espanol/gastroenteritis/

Escrever comentário sobre Pode amamentar com gastroenterite?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lurdes Gadelha
Olá, estou com uma dúvida: posso amamentar com virose?

Pode amamentar com gastroenterite?
1 de 3
Pode amamentar com gastroenterite?

Voltar ao topo da página