Trombose venosa profunda

Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. Atualizado: 3 maio 2022
Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?

A trombose na perna é um problema médico que surge frequentemente na panturrilha ou na coxa, de forma inesperada e traumática. É uma alteração muito dolorosa que tende a causar certas preocupações devido às repercussões que pode ter para a saúde.

É importante fazer o tratamento desta alteração, pois existe o risco de provocar uma complicação conhecida como embolia pulmonar, a qual pode ser mortal se não tratada rapidamente.

O tempo necessário para curar uma trombose na perna é algo que preocupa quem a sofre, pois é uma doença muito dolorosa, assim como limitante, que requer repouso e tratamento médico urgente.

Nas próximas linhas deste artigo do ONsalus você encontrará todas as informações que precisa para saber qual o tempo de recuperação da trombose na perna. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como diminuir veias saltadas

Índice

  1. Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?
  2. Como curar uma trombose na perna
  3. Quais as consequências de ter uma trombose na perna?
  4. Quem consultar se você suspeita que está com uma trombose na perna

Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?

Geralmente, o tempo que demora para curar uma trombose na perna é por volta de 3 meses, seguindo estritamente as indicações médicas. O tempo dependerá da:

  • Situação em que está o paciente.
  • As condições médicas.
  • O motivo que originou o desenvolvimento do coágulo sanguíneo.

Dependendo destes fatores, pode demorar mais de 6 meses. Várias pessoas se recuperam completamente após sofrer uma trombose nas pernas, mas até 40% delas continuam tendo sintomas mesmo passados anos do diagnóstico inicial.

Agora, se você tiver iniciado o tratamento, o tempo de repouso total para a recuperação da trombose na perna vai variar de acordo com a sua condição e do que o médico estabelecer, mas este tempo de descanso total pode durar de 5 a 15 dias.

Como curar uma trombose na perna

A trombose na perna é curada com tratamento médico, para isso, o especialista indicará medicamentos como:

  • Anticoagulantes: são utilizados para diminuir a capacidade de coagulação do sangue. Desta forma, se evita que os coágulos aumentem de tamanho. Estes medicamentos podem ser tomados via oral, administrados por injeção subcutânea (sob a pele) ou por via endovenosa. A Warfarina e a Heparina são medicamentos usados de 3 a 6 meses, dependendo das condições do paciente.
  • Meias de compressão graduadas: estas meias são indicadas para diminuir a inflamação das pernas, as quais comprimem desde o arco do pé até um ponto acima ou abaixo do joelho. Estas meias fazem uma leve pressão de baixo para cima, desta forma evitam que o sangue fique acumulado e sejam formados os coágulos.
  • Filtro da veia cava: este procedimento é feito naqueles casos em que não podem ser tomados anticoagulantes ou estes não estão tendo o efeito desejado. O médico recomendará a colocação deste filtro na veia cava, a fim de prender estes coágulos antes que cheguem aos pulmões, evitando assim a embolia pulmonar.
  • Exercícios e terapia: eles devem ser feitos com as meias de compressão. Uma simples caminhada fará com que a circulação melhore. A fisioterapia, assim como os exercícios de alongamento, melhoram a circulação, ajudam a controlar a dor e, ao mesmo tempo, diminuem o risco de aparecimento de mais coágulos.

Quais as consequências de ter uma trombose na perna?

São várias as consequências que podem surgir por causa de uma trombose na perna. A principal é que o coágulo ou trombo se solte e viaje pela corrente sanguínea, sendo alojado nos pulmões, obstruindo assim o fluxo de sangue, o que provoca uma embolia pulmonar, a qual pode levar à morte do paciente. Isto é notado quando surge:

  • Dificuldade para respirar de forma abrupta.
  • Pulso rápido.
  • Dor no peito.
  • Tontura.
  • Vertigem.
  • Tosse, às vezes acompanhada de sangue.

Outra consequência que uma trombose na perna pode trazer é o aparecimento da síndrome pós-flebítica (SPT), que surge quando uma parte da perna está prejudicada devido a uma trombose venosa profunda, o que causa:

É importante saber que os anticoagulantes podem gerar o aparecimento de sangramento como efeito colateral.

Quem consultar se você suspeita que está com uma trombose na perna

Se você estiver sentindo sua perna inchada, com dor e está preocupado de que se trata de uma trombose, consulte urgentemente um médico na urgência de um hospital ou um médico de confiança. Após te examinar, ele dará o diagnóstico para iniciar o tratamento imediatamente.

A trombose na perna é uma condição grave que requer atenção e tratamento médico urgente, a fim de evitar complicações que coloquem em risco a vida do paciente.

Agora que você já sabe qual o tempo de recuperação da trombose na perna, talvez possa te interessar este outro artigo do ONsalus em que falamos sobre os remédios para varizes nas pernas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.

Bibliografia
  • Weinmann, E. E., & Salzman, E. W. (1996). Trombosis venosa profunda. Revista cubana de medicina, 35(2), 118-135.
  • Páramo, J. A., de Gaona, E. R., García, R., Rodríguez, P., & Lecumberri, R. (2007). Diagnóstico y tratamiento de la trombosis venosa profunda. Revista de Medicina de la Universidad de Navarra, 13-17.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Qual o tempo de recuperação da trombose na perna?