Partilhar

Vontade de vomitar mas não consigo: causas

Vontade de vomitar mas não consigo: causas

Vomitar é uma resposta do nosso organismo quando sente a necessidade de eliminar alimentos que se encontram no estômago, seja porque estão causando um problema, pois não podem ser processados por causa de outra doença, ou como consequência de atividade física intensa. A sensação que temos antes de vomitar é conhecida como náusea, sendo por isso diferente do vômito, que é a ação de expulsar o conteúdo do estômago. Esta sensação pode ser o produto de alguns fatores que não devem ser ignorados, pois não são uma doença propriamente dita, mas ocorrem devido a alguma alteração do organismo. É por estas razões que, neste artigo do ONsalus, respondemos à pergunta: por que tenho vontade de vomitar mas não consigo?

Também lhe pode interessar: Enjoo após comer: causas

Diferença entre vomito e náusea

É importante esclarecer a diferença entre ambos os conceitos para saber quando temos vômitos ou náuseas. Os vômitos, também chamados de êmese, são definidos como a expulsão forçada dos conteúdos que se encontram no estômago. Estes sobem através do esôfago para, finalmente, serem expulsos através da boca. Geralmente, aparecem como sintoma de alguma doença do nosso organismo ou como consequência de alguma outra doença. O mais preocupante do vômito é que ele pode causar desidratação na pessoa quando sua expulsão se torna prolongada. Os sintomas do vômito são:

  • Aumento do fluxo salivar.
  • Perda de força.
  • Tonturas.
  • Dificuldade para ingerir alimentos ou líquidos.
  • Taquicardia.
  • Queda de pressão.
  • Suor.
  • Palidez.
  • Mudanças na temperatura da pele.

A náusea, por outro lado, é a sensação desagradável, incômoda ou desconfortável no estômago na qual o paciente sente necessidade de vomitar. A náusea, assim como o vômito, não é considerada uma doença, mas sim um sinal de alguma outra doença ou alteração.

Sinto vontade de vomitar mas não vomito: causas

As náuseas podem ser uma consequência de alguma outra alteração dentro do nosso organismo e, por isso, devemos conhecer as possíveis razões que podem desencadeá-las:

  • Estresse, ansiedade ou medo: estes transtornos psicológicos podem fazer com que o corpo funcione de forma anormal, o que gera sintomas estomacais e/ou intestinais, provocando náuseas na pessoa. Além deste sintoma, pode haver diarreia, cólica ou prisão de ventre.
  • Transtornos alimentares: podem afetar pessoas que comem em excesso - esta sensação surge porque o estômago não consegue processar a quantidade de alimentos presentes de forma correta. A vontade de vomitar e não poder é muito comum em pessoas que fizeram cirurgias no estômago recentemente como, por exemplo, a redução da capacidade funcional do estômago.
  • Intoxicação ou a intolerância a certos alimentos: a intoxicação é causada pela contaminação de certos alimentos com alguns tipos de bactérias, como a salmonela que, além de febre, dor abdominal e outros sintomas, pode provocar náuseas. A intolerância a certos alimentos também pode provocar a sensação de querer vomitar e não poder.
  • Gravidez: é muito comum escutar que certas mulheres que estão grávidas têm vontade de vomitar e não podem. Esta sensação é muito comum no início da gravidez e está relacionada com as alterações hormonais na mulher.
  • Enxaqueca: é uma condição que aumenta a pressão dentro do crânio, afetando o líquido cefalorraquidiano e que pode gerar náuseas. A pessoa descreve ter uma forte dor de cabeça insuportável que é acompanhada por vontade de vomitar.
  • Tratamento de câncer: A quimioterapia é uma terapia utilizada em pessoas com câncer que, muitas vezes, provoca náuseas como efeito colateral, dependendo dos medicamentos utilizados. De acordo com a radiação emitida, este sintoma também pode estar presente como consequência da radioterapia. Alguns tipos de câncer em específico, como o do fígado ou tumores cerebrais, podem gerar por si sós as náuseas.
  • Ressaca: as pessoas que consumiram bebidas alcoólicas em excesso geralmente apresentam náuseas, as quais costumam continuar com a ressaca, acompanhadas de dor de cabeça.
Vontade de vomitar mas não consigo: causas - Sinto vontade de vomitar mas não vomito: causas

Vontade de vomitar e não vomito: o que fazer?

Se sente que suas náuseas são devidas a um transtorno psicológico como o estresse, ansiedade ou medo, você pode tentar relaxar, já que esta sensação desaparece no momento em que a pessoa se tranquiliza. Pode tomar chá ou praticar exercícios relaxantes como o ioga. Se a condição se tornou crônica, é necessária a ajuda profissional por parte de um psicólogo. Estas dicas para controlar a ansiedade podem ajudar.

Se acha que as náuseas são provocadas por transtornos alimentares, como comer em excesso, você deve diminuir ou melhorar a dieta e os hábitos alimentares, além de tomar antiácidos e chá, pois isso melhora a condição.

Caso o sintoma surja como consequência de uma intoxicação alimentar, você deve se manter bem hidratado, pois a intoxicação pode causar desidratação. Além disso, deve consultar um médico o mais rápido possível. Se as náuseas surgem devido à intolerância a certos alimentos, evite comê-los.

Se você acha ou já tem certeza de que está grávida, procure evitar sentir o cheiro de alimentos que já lhe produziram náuseas antes, comer pequenas porções em cada refeição e ingerir bastante líquido.

Em pessoas com enxaqueca, recomenda-se tomar um pouco de ar fresco, junto com isto deve se manter bem hidratado, não beber água em excesso, pois pode piorar os sintomas, e consultar um médico para que ele indique medicamentos contra a a condição.

Quando têm náuseas, os pacientes com câncer que estão recebendo um tratamento de quimioterapia podem controlá-las com medicamentos preventivos receitados pelos médicos responsáveis pelo tratamento. Muitas vezes, estes medicamentos estão inclusos como parte da quimioterapia, já que costumam ser necessários para controlar estes sintomas.

Em caso de ressaca, é primordial evitar tomar álcool excessivamente, ou seja, manter um limite social adequado. Caso seja tarde para isso e a ressaca já exista, é recomendado se manter bem hidratado, beber no mínimo 1 ou 2 litros de água com uma colherada de bicarbonato e, em alguns casos, induzir o vômito para que os sintomas desapareçam. Confira outros truques para curar a ressaca no vídeo abaixo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vontade de vomitar mas não consigo: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Vontade de vomitar mas não consigo: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Nilza Freitas
O que pode causar o vômito?

Vontade de vomitar mas não consigo: causas
1 de 2
Vontade de vomitar mas não consigo: causas

Voltar ao topo da página