Partilhar

Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 22 abril 2020
Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

Depois de comer você fica com vontade de vomitar? Isso sempre acontece ou apenas de vez em quando? Só acontece com algum alimento em particular ou com todos? Sofre atrasos na menstruação? Conhecer a causa do mal-estar é importante para sanar todas as dúvidas que podem passar pela sua cabeça, desde uma gravidez até alguma doença.

O mal-estar como tal não é uma doença grave, mas sim um sintoma de uma doença que deve ser descartada. Salivação intensa, dor de estômago, tonturas, vômitos, etc., podem estar associados ao mal-estar logo depois de comer. É preciso identificar a causa para tratá-la, por isso, no ONsalus, explciaremos o que pode ser mal-estar depois de comer e seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Enjoo sem vômito: o que pode ser

Vontade de vomitar depois de comer: causas frequentes

O manual de Netter de Gastroenterologia[1] define as náuseas como uma sensação de tontura, aperto na garganta e vômito iminente, as causas são diversas e podem incluir:

  1. Intoxicação alimentar: no caso das náuseas serem ocasionais, ou seja, aparecerem apenas uma vez depois de ingerir algum alimento em particular, estas podem estar associadas a um processo que é conhecido como intoxicação alimentar ou alergia. O alimento pode estar contaminado com: hepatite A, Escherichia coli e Shigella ou, simplesmente, algum ingrediente, como um conservante ou aditivo, que pode desencadear esta reação alérgica. Normalmente, as náuseas vêm acompanhadas de outros sintomas, como coceira e erupções cutâneas.
  2. Praticar exercícios físicos: independentemente da intensidade, fazer exercícios físicos depois de comer ou até mesmo antes pode causar náuseas. É dito que esta sensação ou vontade vomitar é maior com a prática de exercícios de alta intensidade.
  3. Algo semelhante ocorre com o estresse e a ansiedade: as emoções repercutem nas funções corporais, la ansiedade e o estresse afetam a secreção dos mediadores do sistema gastrointestinal, o que pode levar as náuseas ou vômitos depois de comer.
  4. A gravidez, indiscutivelmente, causa náuseas depois de comer. Isto pode continuar assim durante os três primeiros meses da gestação, enquanto o sistema nervoso do feto é desenvolvido. Neste período, a mulher apresenta bastante mudanças físicas e hormonais, o que pode desencadear náuseas durante um bom período de tempo.

Caso o seu desconforto tenha relação com a sensação de estômago cheio, não perca esse outro artigo.

Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar - Vontade de vomitar depois de comer: causas frequentes

Outras causas de mal-estar depois de comer

Outras razões pelas quais é possível apresentar mal-estar depois de comer são:

  • Os efeitos colaterais de alguns medicamentos ou até mesmo a quimioterapia, embora a causa pela qual possa surgir esta situação seja desconhecida.
  • O refluxo gastroesofágico também é outra causa pela qual se podem apresentar náuseas logo depois de comer. Este estará amplamente relacionado com a indigestão.
  • Por último, a úlcera péptica relacionada com a Helicobacter pylori pode causar náuseas leves depois das refeições.

Tratamento para o mal-estar depois de comer

O tratamento do mal-estar vai depender de sua causa:

  • Diante das primeiras manifestações das náuseas, recomendamos não ingerir nenhum tipo de alimento irritante que possa agravar a situação.
  • Caso se trate de uma intoxicação alimentar, é importante ir imediatamente ao médico, já que ele será o encarregado por administrar os medicamentos necessários para melhorar as náuseas e outros sintomas, que possam estar associados no caso de apresentar este tipo de alergia.
  • Além disso, é importante evitar praticar exercícios físicos tanto de baixa quanto de alta intensidade durante aproximadamente uma hora depois de comer.
  • Cabe destacar que é importante controlar as emoções, tanto o estresse quanto a ansiedade, para evitar qualquer condição que estas duas em conjunto possam gerar.
  • Agora, na gravidez, esta situação é normal, contudo, é importante ir ao ginecologista para que ele dê todas as recomendações necessárias caso este sintoma piore e para evitar complicações.

O uso da medicina natural quando surgem náuseas depois de comer pode aliviar, consideravelmente, os sintomas:

  • Prepare uma infusão com flores de camomila para melhorar os sintomas.
  • O chá de gengibre é útil para estes casos.
  • Da mesma forma, é importante comer alimentos que contenham bastante água para evitar uma desidratação, no caso de haver vômitos.
  • Depois de comer, evite se deitar.
  • Finalmente, é imprescindível evitar comidas pesadas, reduzir as porções e aumentar a frequência das refeições.
Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar - Tratamento para o mal-estar depois de comer

Quando ir ao médico por vontade de vomitar depois de comer

Desde o primeiro momento que aparecerem os sintomas, é importante ir ao pronto-socorro. Da mesma forma, deve-se ficar atento ante qualquer agravante ou outro sintoma relevante. Você deve consultar um médico se:

  1. As náuseas permanecerem por mais de 48 horas.
  2. Vêm acompanhadas de vômitos e diarreia.
  3. Se há coceira e erupções cutâneas.
  4. Se tem dor de estômago.
  5. Se, além disso, existe presença de sintomas graves, como visão embaçada, palidez, suor frio, desmaios e dor no peito.

São muitas as causas que estão associadas com a manifestação do mal-estar depois de comer, então não é recomendado se automedicar. Diante de qualquer manifestação clínica, consulte imediatamente ao médico para ele examinar as causas e indicar o tratamento necessário.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. Floch, M. H. (2006). Náuseas y vómitos. In Netter. Gastroenterología (pp. 161-165). Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9788445815670500485

Vídeos relacionados com Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

1 de 2
Vídeos relacionados com Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

Escrever comentário sobre Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

O que lhe pareceu o artigo?

Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar
1 de 3
Mal estar depois de comer: o que pode ser e como tratar

Voltar ao topo da página