Náusea e vômitos

Enjoo matinal: causas e tratamento

Por Equipe de redação do ONsalus. 29 abril 2024
Enjoo matinal: causas e tratamento

Você já acordou de manhã depois de dormir e imediatamente sentiu vontade de vomitar? Ou simplesmente se levantou e, depois de alguns minutos, começou a se sentir mal do estômago? Sem dúvida, isso é náusea, uma sensação popularmente descrita por muitas pessoas como um mal-estar desagradável no estômago. Ela precede geralmente o vômito, embora nem sempre seja acompanhada por ele.

Embora a náusea ou a vontade de vomitar não seja uma doença em si, é uma sensação indolor e desagradável para quem a experimenta. É um sintoma comum na gravidez, em episódios de ansiedade, após a ingestão de determinados medicamentos, após cirurgias, entre outras causas.

Se você quiser saber mais sobre as causas do enjoo matinal e seu tratamento, continue lendo este artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Enjoo sem vômito: o que pode ser
Índice
  1. O que são os enjoos matinais?
  2. Gravidez
  3. Ansiedade
  4. Medicamentos
  5. Jantares ricos em gordura
  6. Menstruação
  7. Consumo excessivo de cafeína
  8. Enxaqueca
  9. Pancreatite
  10. Como aliviar o enjoo matinal
Ver mais >>

O que são os enjoos matinais?

Podemos definir as náuseas como essa sensação iminente que precede o vômito, conhecida por ser desagradável, não dolorosa e subjetiva. Frequentemente também é referida como mal-estar estomacal.

As náuseas são uma causa comum de consulta médica e devemos diferenciá-las de outro termo com o qual costumamos confundi-las: os enjoos. Estes últimos são as contrações dos músculos torácicos e abdominais que, assim como as náuseas, costumam preceder os vômitos.

Gravidez

Embora a causa exata que desencadeia o enjoo matinal durante a gravidez seja desconhecida, pesquisas sugerem que o enjoo matinal associado ao vômito pode proteger o feto de toxinas e patógenos. Na verdade, descobriu-se que as mulheres que apresentam náuseas e vômitos durante o primeiro trimestre da gravidez têm menos chances de perder a gravidez em comparação com aquelas que não apresentam esses sintomas.

Além disso, as causas do enjoo matinal na gravidez podem estar relacionadas a um aumento da gonadotrofina coriônica humana, produzida pela placenta no início da gravidez, e do estrogênio, responsável pela manutenção da gravidez. A progesterona também foi estudada para desacelerar os movimentos do sistema digestivo, o que pode ser outro fator desencadeante do enjoo matinal na gestação.

Tratamento

O enjoo matinal durante a gravidez pode ser aliviado simplesmente mudando os hábitos alimentares. Nesse caso, é útil fazer refeições menores e mais frequentes, ou seja, de 5 a 6 refeições por dia. Tente comer antes de sentir fome e inclua alimentos como bananas, arroz e maçãs em sua dieta. Imediatamente após acordar, você pode comer um biscoito.

Se houver sinais de alerta, como vômitos leves a moderados, consulte um médico. Nesses casos, são geralmente prescritos vitamina B6 e medicamentos como ondasetron e metoclopramida.

Enjoo matinal: causas e tratamento - Gravidez

Ansiedade

Se os enjoos matinais forem acompanhados de palpitações, sudorese, respiração acelerada, vômitos, dor abdominal e tontura, você pode estar tendo vômitos induzidos pela ansiedade.

Esses sintomas estão relacionados as situações estressantes, preocupações, excesso de trabalho e desconforto com uma situação específica pela qual está passando.

Nosso sistema digestivo é afetado por uma resposta fisiológica ao estresse, que desencadeia uma série de reações no corpo, incluindo a liberação de hormônios (adrenalina e cortisol). Esses hormônios transformam inconscientemente uma condição psicológica em uma manifestação física.

Tratamento

Em alguns casos, a náusea causada pela ansiedade pode ser aliviada mantendo-se uma dieta saudável, boa hidratação, comendo em horários apropriados e evitando alimentos gordurosos.

A meditação e as técnicas de relaxamento também podem ajudar a reduzir a ansiedade e, portanto, ajudar no desaparecimento dos sintomas.

Se a náusea persistir apesar da melhora dos hábitos, consulte seu médico para tratamento médico e para descartar outras possíveis causas.

Medicamentos

Se estiver em tratamento para uma doença ou enfermidade, é provável que alguns medicamentos causem náusea como efeito colateral.

Isso pode ocorrer, por exemplo, com:

  • Antibióticos: como a azitromicina e a eritromicina. A absorção desse grupo de medicamentos ocorre no estômago, onde o antibiótico entra em contato direto com a mucosa gástrica, que, desprotegida e em contato com o ácido gástrico, pode causar náusea e diarreia.
  • Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): por exemplo, o ibuprofeno ou o naproxeno também podem irritar o revestimento do estômago e causar náusea, vômito e azia.
  • Antidepressivos: especialmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Embora esse efeito colateral desagradável geralmente desapareça após as primeiras semanas de tratamento.
  • Quimioterapia: alguns medicamentos usados para tratar o câncer podem causar náusea, pois afetam o sistema nervoso central, afetando diretamente a função gastrointestinal.
  • Anestésicos: cerca de 30% das pessoas submetidas a cirurgias apresentam náuseas, sendo que a incidência aumenta para 80% nas pessoas com determinados fatores de risco. A causa é complexa e está relacionada ao efeito da anestesia no sistema nervoso central.

Tratamento

Ao iniciar qualquer tratamento, o médico deve informá-lo sobre os possíveis efeitos colaterais, com ênfase especial na náusea, que é um dos efeitos colaterais mais comuns após o uso de qualquer um dos medicamentos listados acima.

A náusea pode fazer com que as pessoas interrompam o tratamento e, idealmente, você deve aprender a lidar com ela e não parar de tomar o medicamento, a menos que o médico diga o contrário.

Tente tomar os medicamentos após as refeições (a menos que haja instruções em contrário), especialmente antibióticos e AINEs. Evite alimentos gordurosos e fritos antes de tomar o medicamento, mantenha-se hidratado e, depois de comer e tomar o medicamento, tente descansar um pouco antes de continuar sua rotina diária.

O Ondasetron é um medicamento que trata náuseas e vômitos relacionados à quimioterapia ou radioterapia, mas lembre-se de que nenhum desses medicamentos deve ser administrado sem a devida supervisão médica.

Enjoo matinal: causas e tratamento - Medicamentos

Jantares ricos em gordura

Grandes refeições, especialmente à noite, pouco antes de dormir, podem deixar o sistema digestivo mais lento, o que, por sua vez, pode causar náuseas e vômitos pela manhã. É provável que, ao comer dessa forma, você tenha dificuldade para dormir a noite toda.

Tratamento

O corpo tem dificuldade para digerir esse tipo de alimento à noite, por isso recomendamos que você coma alimentos de fácil digestão antes de dormir, como legumes, cereais, cremes e algumas proteínas.

Além disso, evite jantar tarde para dar ao seu corpo a capacidade de digerir os alimentos em condições ideais.

Menstruação

O enjoo matinal durante a menstruação pode estar associado a fatores hormonais. Sem dúvida, as flutuações entre o estrogênio e a progesterona afetam o sistema gastrointestinal e causam náuseas.

Durante essa fase, algumas mulheres sofrem alterações como o aumento da sensibilidade a determinados odores, o que também pode causar enjoos matinais, especialmente quando o olfato é mais aguçado.

Se você sofre com menstruações muito dolorosas, é provável que sinta vontade de vomitar, não apenas pela manhã, mas a qualquer hora do dia.

Tratamento

Se você tiver náusea intensa durante a menstruação, é importante conversar com seu médico para determinar a causa subjacente e obter o tratamento adequado. Você também pode tentar algumas estratégias simples para aliviar a náusea, como tomar gengibre, evitar alimentos pesados ou gordurosos e descansar o suficiente.

Consumo excessivo de cafeína

A bebida mais consumida no mundo é o café, que contém cafeína. Essa substância pode oferecer vários benefícios, como reduzir a fadiga, melhorar a resistência física e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, entre outros. Entretanto, o consumo excessivo pode levar à overdose de cafeína, desencadeando sintomas como náusea, falta de ar, tontura, diarreia, entre outros.

Tratamento

Se você sentir náusea pela manhã após consumir cafeína, pode tentar reduzir a quantidade ingerida ou certificar-se de fazer uma refeição leve antes do consumo para proteger seu estômago. Você também pode optar por alternativas menos irritantes para o estômago, como chá verde ou chá de ervas, em vez de café ou bebidas energéticas.

Se a náusea persistir ou piorar, é importante conversar com seu médico para descartar outras possíveis causas subjacentes e obter o tratamento adequado.

Enjoo matinal: causas e tratamento - Consumo excessivo de cafeína

Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode causar vários sintomas, inclusive náusea pela manhã ou a qualquer hora do dia. Durante os episódios de enxaqueca, ocorrem mudanças na forma como o cérebro interage com o sistema nervoso, incluindo o sistema nervoso trigêmeo-vascular, o que pode afetar as vias que controlam a náusea e o vômito.

Tratamento

Para tratar a enxaqueca, seu médico pode prescrever analgésicos para ajudar a aliviar os sintomas e recomendar mudanças no estilo de vida para evitar gatilhos. Em alguns casos, medicamentos antináusea também podem ser prescritos para a náusea.

Enjoo matinal: causas e tratamento - Enxaqueca

Pancreatite

A pancreatite pode causar enjoos matinais devido à inflamação do pâncreas, que afeta a digestão e interrompe a liberação de enzimas digestivas. Além disso, essa inflamação pode causar irritação do trato gastrointestinal, especialmente após períodos de jejum, como durante uma noite de sono. A dor e o desconforto causados pela pancreatite podem aumentar durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que também contribui para a sensação de enjoo matinal.

Tratamento

A hospitalização inicial geralmente é necessária para controlar a dor aguda, a desidratação e para evitar possíveis complicações.

Nos casos de pancreatite causada por cálculos biliares, pode ser necessária uma cirurgia para remover os cálculos biliares. Na pancreatite crônica, o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como uma dieta com baixo teor de gordura e evitar o consumo de álcool, além de suplementos de enzimas para ajudar na digestão.

Como aliviar o enjoo matinal

Aqui estão algumas dicas sobre como aliviar o enjoo matinal:

  1. Tome um café da manhã leve: evite refeições pesadas pela manhã, opte por alimentos leves e fáceis de digerir, como bolachas, torradas, cereais ou frutas.
  2. Evite cheiros fortes: cheiros fortes podem provocar náusea, portanto, tente evitá-los o máximo possível.
  3. Mantenha-se hidratado: beber bastante água pode ajudar a aliviar a náusea. Você também pode experimentar infusões de gengibre ou camomila, que são conhecidas por aliviar a dor de estômago.
  4. Aromaterapia com hortelã-pimenta: isso também reduzirá a náusea, especialmente se ela ocorrer após uma cirurgia, como uma cesariana. Em pelo menos 57% dos casos, a náusea é significativamente reduzida com a aromaterapia de hortelã-pimenta.
  5. Limão: o aroma cítrico do limão reduz a náusea em mulheres grávidas. Se esse for o seu caso, não hesite em cortar uma fatia de limão para liberar o aroma cítrico no ar e a náusea desaparecerá.
  6. Descanse o suficiente: o estresse e a falta de sono podem piorar o enjoo, portanto, tente descansar o suficiente e reduzir o estresse em sua vida.
  7. Faça pequenas refeições frequentes: em vez de fazer refeições grandes e pesadas, você pode optar por pequenas refeições frequentes ao longo do dia para manter o estômago cheio e evitar náuseas.
  8. Consulte um médico: se os enjoos matinais forem persistentes e afetarem sua qualidade de vida, é importante consultar um médico para determinar a causa subjacente e obter o tratamento adequado.

Outras opções a serem consideradas se você sentir vontade de vomitar pela manhã incluem erva-doce em pó, canela e cominho, pois são remédios caseiros eficazes para esse sintoma desagradável.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Enjoo matinal: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Bibliografia
  • Nerea Lopetegui Puertas e Isabel Criado Madurga, (2023, enero – febrero), ¿Náuseas y vómitos por la anestesia? ¿La anestesia se vomita?, Zona hospitalaria Navarra, https://zonahospitalaria.com/nauseas-y-vomitos-por-la-anestesia-la-anestesia-se-vomita/
  • Empedium portal para médicos, s.f, Náuseas y vómitos, https://empendium.com/manualmibe/compendio/chapter/B34.I.1.22.
  • NIH, Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development, (2016, Septiembre 26), Estudio de los NIH asocia la náusea del embarazo con un menor riesgo de pérdida del embarazo, https://espanol.nichd.nih.gov/noticias/prensa/92616_n%C3%A1useas_embarazo
  • Biblioteca nacional de medicina, (2023) Sobredosis de cafeína, Medline plus, https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/002579.htm
  • Efectos secundarios de la quimioterapia, (2019, 22 noviembre), American Cáncer Society, https://www.cancer.org/es/cancer/como-sobrellevar-el-cancer/tipos-de-tratamiento/quimioterapia/efectos-secundarios-de-la-quimioterapia.html
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Enjoo matinal: causas e tratamento