menu
Partilhar

Estenose lombar: exercícios e tratamento

 
Por Redação ONSalus. 30 março 2021
Estenose lombar: exercícios e tratamento

Cada vez mais é necessário informar sobre os problemas na coluna vertebral. Como este assunto atualmente está em alta na sociedade moderna, é essencial ajudar na conscientização sobre a importância dos exercícios e atividades físicas adequada e constante para prevenir o deterioramento dela e da saúde como um todo. Um dos problemas nesta região do corpo é a estenose ou estreitamento espinhal.

Em nossa coluna vertebral, esta estenose pode ocorrer principalmente em dois lugares: na região do pescoço (cervical) ou na parte baixa das costas (lombar). Neste artigo do ONsalus te explicaremos a estenose lombar: exercícios e tratamentos sugeridos para sua ótima recuperação e prevenção.

Também lhe pode interessar: Dor na cintura: causas e tratamento

O que é estenose lombar

A estenose lombar é o termo referente ao estreitamento do canal vertebral pelo qual se estendem e ramificam a medula espinhal e os nervos que dela surgem, respectivamente. É uma das principais causas da dor ciática e, em alguns casos, pode perturbar o funcionamento de certas funções sistêmicas ao comprimir nervos do sistema nervoso autônomo.

Pode derivar de uma ou de várias das seguintes causas:

  • Desgaste dos discos intervertebrais;
  • Irritação e/ou inflamação crônica das articulações lombares (artrite);
  • Tumores;
  • Neuroinflamação;
  • Acidentes ou traumas;
  • Predisposição no nascimento por causa de discos intervertebrais estreitos;
  • Sedentarismo.
Estenose lombar: exercícios e tratamento - O que é estenose lombar

Exercício contra a estenose lombar: ponte

Para este exercício, deite-se de costas e dobre os joelhos, apoiando os pés próximos aos glúteos, com os quadris afastados. Apoie as mãos nos lados do torso.

  1. Ao inspirar, erga o quadril até que fique em linha reta com o pescoço e os joelhos;
  2. Mantenha esta postura por 1 segundo, contraindo os glúteos e o abdômen.;
  3. Depois, ao expirar, desça o quadril e relaxe;
  4. Repita este exercício 10 vezes.

Este exercício ajuda a ajustar e fortalecer o quadril, permitindo que sua lombar tenha uma postura mais firme e saudável, reduzindo os riscos do problema se agravar, especialmente se você já desenvolveu a dor ciática, pois ajuda a aliviar esta dor.

Estenose lombar: exercícios e tratamento - Exercício contra a estenose lombar: ponte

Alongamento dorsal contra a estenose lombar

Variante de pé

A postura inicial é com os calcanhares juntos e os pés um pouco abertos, permanecendo parado com as costas retas.

  1. Inspire enquanto alonga e levanta os braços, alongando todo o corpo e inclinando-se levemente para trás.
  2. Ao estar completamente alongado, contraia brevemente os glúteos e assegure-se de fazer o maior alongamento possível (sem tirar os calcanhares do chão).
  3. Espire curvando-se para frente aos poucos até descer o máximo que conseguir, tentando tocar os dedos dos pés com as mãos, sem dobrar os joelhos.
  4. Repita isto 10 vezes.
  5. Você pode variar o exercício ficando abaixado, respirando profundamente e se focando em sentir o relaxamento na lombar.

Variante na cadeira

É um movimento similar, mas sentado em uma cadeira.

  1. Sente-se apoiando as mãos sobre as coxas/joelhos para ter certeza de manter uma postura inicial correta. Inspire;
  2. Em seguida, espire e desça o tronco para frente até tocar a ponta dos pés;
  3. Mantenha esta postura de 10 a 30 segundos respirando profundamente. Repita 5 vezes.

Os benefícios de ambas as variantes destes exercícios é que promovem um alongamento e relaxamento da região lombar, o que pode ser uma solução analgésica eficaz e agradável. A postura do pé alonga toda as suas costas e ajuda a ajustar o quadril e os glúteos.

A versão sentada é especificamente eficaz contra a estenose lombar e é um bom começo para pessoas com dores fortes no nervo ciático ao ficarem de pé, ou pelo menos como um aquecimento para a variante de pé.

Alongamento lombossacral abraçando as pernas contra a lombalgia

Este alongamento, mais que um exercício, é uma postura de relaxamento que também beneficia a sua saúde digestiva. Basta flexionar os joelhos e abraçá-los puxando-os até o peito. Neste abraço, mantenha a pressão das pernas contra a barriga, respirando profundamente. Você pode aumentar a força do braço toda vez que espirar. Tempo sugerido: 2 a 3 minutos.

Contra a estenose lombar, concentre-se em fazer e sentir o alongamento da sua lombar enquanto aproxima os joelhos do peito. Se sentir um desconforto na região da barriga, pode significar que também está com o intestino inflamado ou está com muitos gases.

Variante para alongamento do psoas

Basta recolher e abraçar uma perna por vez junto ao peito, mantendo a outra esticada e apoiada no chão. Mantenha essa posição durante 30 a 60 segundos e depois troque para a outra perna. Este exercício ajusta o quadril e ajuda a melhorar a estenose ao relaxar as tensões na região lombar.

Estenose lombar: exercícios e tratamento - Alongamento lombossacral abraçando as pernas contra a lombalgia

Tratamento contra a estenose lombar

Como alternativa aos exercícios, existem as seguintes indicações e recomendações para tratar a estenose lombar:

  • Mudanças em atividades comuns que podem favorecer a estenose lombar. Estas mudanças podem ser no trabalho, corrigindo posturas e movimentos ou, até mesmo, trocando de função. Esta mudança pode ser temporária ou definitiva.
  • Uso de anti-inflamatórios não esteroides via oral.
  • Injeções epidurais de anti-inflamatórios esteroides.
  • Movimentos e exercícios acompanhados por um fisioterapeuta ou profissional especializado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estenose lombar: exercícios e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Estenose lombar: exercícios e tratamento
1 de 4
Estenose lombar: exercícios e tratamento

Voltar ao topo da página