Partilhar

Nitritos na urina: o que significa

Nitritos na urina: o que significa

O exame de urina, quer tenha sido solicitado pelo especialista como um exame de rotina ou para diagnosticar alguma patologia na presença de certos sintomas, pode fornecer dados importantes do estado de saúde da pessoa por meio da avaliação visual, tais como o aspecto, cor e odor da urina.

Além disso, um exame é realizado com tiras químicas que detectam o nível de certos parâmetros como o pH da urina, as proteínas, a glicose, a bilirrubina ou os nitritos, entre outros. Também é feita uma análise das gotas através de um microscópio para determinar a quantidade de glóbulos vermelhos e brancos na urina, a presença ou ausência de cristais, bactérias, leveduras e um tipo de substância conhecida como cilindros.

Se o resultado mostra valores anormais de algum de seus parâmetros pode causar incerteza no paciente, especialmente quando se tratam de substâncias que não são conhecidas. Por isso, nesse artigo do ONsalus fornecemos as informações essenciais sobre um dos compostos menos conhecidos, os nitritos na urina: o que significa?

O que é nitrito na urina

Dentro dos componentes normais que são descartados através da urina está o nitrato, que pode ser encontrado em diferentes quantidades e não representar um problema no organismo, no entanto, os nitritos na urina significam o oposto, já que seu valor deve ser de zero em condições de saúde ótimas.

Segundo a American Association for Clinical Chemistry[1], o resultado positivo de nitritos no exame de urina costuma ser uma forma indireta de determinar a presença de bactérias na mesma. Isto está relacionado porque esses microrganismos têm a capacidade de reduzir os nitratos em nitritos por meio de uma enzima.

Portanto, como não é normal que existam nitritos e bactérias na urina, trata-se de um indicativo de que a pessoa pode ter desenvolvido uma infecção em alguma parte do trato urinário, sendo a Escherichia coli o agente patógeno mais frequente, seja a doença proveniente dos rins ou de uma parte mais próxima do lado de fora, como a uretra.

Apesar disso, existem casos nos quais o exame dá negativo para nitritos mas existe uma infecção e este resultado é conhecido como falso negativo, de acordo com a Revista da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional da Colômbia[2]. Geralmente acontecem porque a infecção no trato urinário é causada por bactérias não fermentadoras de nitratos, como as Enterococcus, Staphylococcus, Streptococcus, Candida, entre outras.

Além disso, devemos considerar que, embora não seja muito comum, é possível que ocorra um falso positivo e que os nitritos na urina surjam devido a uma coleta incorreta da amostra ou um mau manuseamento da mesma, fazendo com que ela seja contaminada. Por isso, é importante conhecer os sintomas de infecção urinária e saber detectar se eles estão presentes para, assim, corroborar o resultado do exame.

Sintomas de infecção urinária

As infecções do trato urinário são mais frequentes em mulheres mas podem afetar qualquer pessoa independentemente da sua idade, sendo geradas principalmente na bexiga e na uretra. Embora a maioria dos casos não comprometam gravemente a saúde do paciente, o melhor é ir ao médico o mais rápido caso se observem alguns dos sintomas[3]:

  • Dor pélvica.
  • Vontade constante de urinar.
  • Urinar em pequenas quantidades ou sensação de não esvaziar completamente a bexiga.
  • Dor e ardência ao urinar.
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Urina de cor escura, turva ou com presença de sangue.
  • Odor forte na urina.

No entanto, também mencionam que a presença de determinado sintoma pode depender da zona das vias urinárias que está sendo afetada daí que, caso a infecção ocorra nos rins (pielonefrite), paciente pode sentir dor na parte superior das costas e nas laterais do tronco, bem como náuseas, vômito, calafrios e febre. Este costuma ser o quadro com mais perigo para a saúde, devendo ser atendido o mais rápido possível.

Nitritos na urina: o que significa - Sintomas de infecção urinária

Nitritos na urina: tratamento

Mesmo que o paciente obtenha um resultado positivo de nitritos na urina, o resultado sozinho não é conclusivo para diagnosticar corretamente a presença de uma infecção urinária. Por este motivo, o especialista analisa o resultado com outros parâmetros da urina, especialmente a detecção da enzima esterase leucocitária que acompanha os glóbulos brancos e o exame microscópico dos glóbulos brancos. Estas células sanguíneas podem ser encontradas na urina em pouquíssima quantidade e, quando o número delas é elevado, pode indicar que existe uma inflamação no trato urinário.

Além disso, é possível ver as bactérias na urina no exame microscópico mas, para diagnosticar corretamente a infecção, o especialista recorre à urinálise, exame que ajuda a definir o tipo de bactéria e a taxa de crescimento das colônias.

Se a infecção nas vias urinárias for positiva, o médico poderá indicar o melhor tratamento com o tipo de antibiótico correspondente com estas informações, já que certos medicamentos não são eficazes para alguns grupos de bactérias. No geral, a administração de antibióticos e analgésicos é suficiente para sentir uma melhora em poucos dias, por isso que a maioria dos casos tem um bom prognóstico.

No seguinte artigo falamos sobre o tratamento da infecção urinária.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nitritos na urina: o que significa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Referências
  1. American Association for Clinical Chemistry. 2016. Disponible en https://labtestsonline.org/tests/urinalysis
  2. Revista de la Facultad de Medicina de la Universidad Nacional de Colombia. 2016. Disponible en http://www.scielo.org.co/pdf/rfmun/v64n1/v64n1a19.pdf
  3. Mayo Clinic. Disponible en https://www.mayoclinic.org/es-es/tests-procedures/urinalysis/about/pac-20384907

Escrever comentário sobre Nitritos na urina: o que significa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Clara Vieira
Hemoglobina na urina pode ser uma causa de infecção urinária?

Nitritos na urina: o que significa
1 de 2
Nitritos na urina: o que significa

Voltar ao topo da página