Testes médicos vários

O que é mamografia e para que serve

 
Leonardo Simon
Por Leonardo Simon. 9 abril 2021
O que é mamografia e para que serve

A mamografia é uma variedade de imagem médica especializada que é utilizada para ver o interior das mamas através do uso de raios X. Sua finalidade é detectar qualquer alteração nas mamas, ajudando assim no diagnóstico de doenças mamárias. Existem dois tipos de mamografias, a de triagem e a de diagnóstico, sendo que esta segunda é usada para detectar o câncer de mama, sendo que um diagnóstico precoce deste aumenta as chances de poder combatê-lo com sucesso. No ONsalus te explicamos o que é e para quê serve este método de diagnóstico tão conhecido e importante.

Também lhe pode interessar: Nitritos na urina: o que significa

Índice

  1. O que é uma mamografia
  2. Para que serve e quando fazer uma mamografia?
  3. Como é feita uma mamografia
  4. Resultados da mamografia
  5. Conselhos preliminares

O que é uma mamografia

Como mencionamos anteriormente, uma mamografia é uma radiografia que permite examinar os seios a fim de detectar sinais de câncer. A mamografia se tornou um método de diagnóstico muito usado, pois permite detectar esta alteração muito antes do tumor se tornar palpável. É de vital importância detectar o câncer de mama a tempo, já que desta forma ele poderá ser tratado mais rapidamente, impedindo possíveis complicações e metástases.

Para que serve e quando fazer uma mamografia?

Como já sabemos, a mamografia é feita para examinar as mamas de uma mulher com a finalidade de detectar um possível câncer de mama, mas quando a mamografia deve ser feita?

É recomendável fazer uma mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. No entanto, você deve adiantar a realização deste exame nas seguintes situações:

  • Apresenta algum nódulo palpável no seio ou na região das axilas;
  • Tem dor nas costas localizada entre as omoplatas ou escápulas;
  • Sente dor nos seios durante um longo período de tempo ou que não tem relação com a menstruação;
  • Percebe alguma mudança no tamanho ou formato dos seus seios;
  • Elimina líquido proveniente dos mamilos;
  • Em sua família há histórico de câncer de mama.

Diante do menor sintoma que apresentar, consulte um/a médico/a para que ele faça um check-up e, se necessário, uma mamografia, para que desta forma possa descartar qualquer problema.

O que é mamografia e para que serve - Para que serve e quando fazer uma mamografia?

Como é feita uma mamografia

A mamografia é feita seguindo este procedimento:

  1. Você será posicionada em frente a um aparelho especial de raios X.
  2. A equipe técnica do laboratório apoiará uma das suas mamas sobre uma placa de plástico transparente e, em seguida, cobrirá a mama com outra placa, pressionando a mama entre estas placas. É necessário que as placas achatem a mama durante o decorrer da mamografia.
  3. Serão repetidos os mesmos passos para fazer a mamografia na outra mama.
  4. A equipe do laboratório verificará se as quatro placas saíram corretamente, sem poder fazer nenhum comentário em relação aos resultados.
  5. Os resultados chegarão até o radiologista dias depois e será ele quem examinará as placas de raios X, procurando possíveis alterações nas mesmas.

Resultados da mamografia

Quando o/a médico/a especialista examinar as placas obtidas após a realização da mamografia, existem duas possibilidades:

  • Que os resultados sejam normais, neste caso você deve continuar fazendo as mamografias de rotina. Além disso, se já passou por este exame várias vezes, é bastante útil comparar as mamografias anteriores com a mais recente para detectar qualquer variação nas mamas.
  • Os resultados não são normais e aparece alguma alteração, seja uma mancha clara, regular e bem definida, ou uma massa ou tumor, ou calcificações causadas por depósitos de cálcio no tecido mamário. Estes sinais não indicam um câncer de mama, mas são um sinal de que você precisa continuar fazendo exames para poder descobrir a causa dos mesmos. Por isso, neste caso será necessário fazer exames adicionais, sendo os mais usados:
  • Mamografias adicionais de diagnóstico, chamadas de amplificação ou de compressão.
  • Ultrassom das mamas.
  • Ressonância magnética das mamas.
O que é mamografia e para que serve - Resultados da mamografia

Conselhos preliminares

Se você for fazer uma mamografia, deve levar em conta os seguintes pontos:

  • Não vá quando estiver menstruada ou quando faltar apenas uma semana para isso, já que as mamas ficam mais inchadas e sensíveis.
  • Não utilize desodorante nem perfume antes de fazer o exame, já que podem aparecer como manchas brancas na radiografia.
  • Vista uma roupa confortável para ir à clínica onde vai fazer a mamografia. Você deve levar em conta que precisará descobrir seu torso.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é mamografia e para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que é mamografia e para que serve