menu
Partilhar

Os melhores laxantes naturais

 
Por Redação ONSalus. 27 julho 2022
Os melhores laxantes naturais

Os laxantes naturais se referem àqueles alimentos que ajudam nosso trânsito intestinal. Eles não devem ser confundidos com os purgantes, já que estes têm um efeito muito mais drástico. Existem vários tipos de laxantes e têm a ver com a forma que agem no organismo.

Os laxantes estimulantes geram efeitos sobre a musculatura dos intestinos ajudando na defecação, mas seus efeitos podem durar mais de oito horas. Os laxantes mecânicos são os ricos em fibras e agem de uma forma mais suave e deveriam ser a primeira opção ao tratar a constipação, por último encontramos os laxantes osmóticos, que ajudam a manter a água nos intestinos, ajudando a amolecer as fezes. Deve-se destacar que eles não são recomendados para crianças e nem pessoas doentes, sem supervisão médica e não se deve fazer um uso abusivo deles, já que podem causar irritações e, no caso de não serem naturais, podem viciar.

Neste artigo do ONsalus, te explicamos quais são os melhores laxantes naturais para preparar em casa. Boa leitura

Também lhe pode interessar: Alimentos para fortalecer os ossos

Aloe vera ou babosa

São vários os benefícios e usos medicinais da babosa, especialmente no tratamento de doenças relacionadas com o sistema digestivo, neste caso seu efeito laxante te ajudará a tratar a constipação. Coloque para ferver duas xícaras de água, espere esfriar e reserve em um frasco com tampa hermética, corte o talo da babosa em vários pedaços e coloque somente a casca no gel, dentro da água, feche o frasco e guarde-o na geladeira.

Você pode tomá-lo duas vezes por semana. Deve-se destacar que este remédio natural é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação e em pessoas que estão em tratamento com anticoagulantes.

Os melhores laxantes naturais - Aloe vera ou babosa

Plantago

Esta planta originária da Índia é um laxante natural que produz um aumento nas fezes graças ao seu conteúdo em fibras, tornando a evacuação mais fácil. Em geral, vêm em grânulos ou pó e deve ser misturada em um copo de algum suco de frutas ou outra bebida. É importante ressaltar que não deve ser tomada por mais de uma semana sem acompanhamento médico.

Os melhores laxantes naturais - Plantago

Maçã

Graças a um componente chamado pectina, que funciona como fibra natural e está presente na casca das fruta, as maçãs ajudam no trânsito intestinal, melhorando a evacuação e amolecendo as fezes. Misture o suco de duas maçãs com casca e meia xícara de azeite de oliva. Tome uma xícara deste laxante natural antes de ir dormir.

Os melhores laxantes naturais - Maçã

Ameixas

A ameixa é um dos laxantes naturais mais eficazes, além de aliviar a constipação, regula a digestão. Seus minerais, vitaminas e fibras dão à ameixa propriedades depurativas. Em um recipiente coloque seis ameixas cortadas e meia xícara de água fervendo e deixe em repouso por toda a noite. No dia seguinte, beba a água resultante com um pouquinho de mel e coma as ameixas durante o dia. Você também pode comê-las sem ter feito a mistura anterior.

Os melhores laxantes naturais - Ameixas

Suco de linhaça e uva

A linhaça, ou sementes do linho, possui grandes quantidades de fibra solúvel que são liberadas quando entram em contato com líquidos. Além disso, estas sementes têm a capacidade de reter toxinas antes que o intestino as absorva e as elimina pelas fezes. Em um copo com suco de uva, adicione uma colher de linhaça em pó e beba em jejum. É recomendado não consumir este laxante natural por mais de uma semana.

Os melhores laxantes naturais - Suco de linhaça e uva

Mamão

Se você consome muita gordura é provável que sua digestão fique mais lenta e possa aparecer a constipação. O mamão possui um alto conteúdo em fibras e enzimas, que ajudam nos processos intestinais, coma ele em jejum para ter melhores resultados, pois ele funciona como um excelente laxante natural.

Os melhores laxantes naturais - Mamão

Água

A água é fundamental em nosso dia a dia, e quando se trata de constipação é uma grande aliada, pois nos ajuda a eliminar as toxinas que ficam acumuladas nos intestinos. Beber dois litros de água ao dia, especialmente pela manhã, ajudará a estimular seu intestino e a limpar seu estômago.

Os melhores laxantes naturais - Água

Como evitar a prisão-de-ventre?

Para evitar esta incômoda sensação, a principal coisa a se fazer é ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Algumas recomendações para evitar a constipação, são:

  • Faça um café da manhã completo, ou seja, que contenha fibras, proteínas e líquidos em abundância.
  • Tenha jantares leves e preste atenção na hora que vai comer, preferivelmente antes das 21 horas.
  • Na hora da refeição tente consumir sempre uma guarnição de vegetais e uma fruta de sobremesa.
  • A atividade física diária também é fundamental para melhorar o trânsito intestinal.
  • Reduza o consumo de álcool e de gorduras saturadas, assim como refeições prontas.

Agora que você conheceu os laxantes naturais mais populares e baratos que há, se quer saber mais sobre a constipação e como preveni-la, recomendamos que leia o artigo sobre os alimentos que ajudam a prevenir a constipação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores laxantes naturais, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Os melhores laxantes naturais
1 de 8
Os melhores laxantes naturais

Voltar ao topo da página