Disfunção erétil

Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 27 fevereiro 2023
Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer?

O sucesso e a qualidade de uma ereção dependem de muitos fatores que vão além da excitação. A psique, o sistema nervoso, a circulação sanguínea, os hormônios e os músculos do pênis são alguns dos atores envolvidos durante uma ereção, portanto, a duração e a rigidez da mesma nem sempre dependem do estímulo, do parceiro ou do momento. No entanto, quando há uma mudança negativa nas ereções, há muitas causas que devem ser estudadas antes de dar como certo que se trata de fato de um caso de impotência ou disfunção erétil.

Um dos fatores que mais impacto tem sobre o pênis e as ereções é o passar do tempo, inclusive, pode ser que ao longo da sua vida você sempre tenha tido ereções duradouras e consistentes e que de um tempo para cá note que quando tem uma ereção, seu pênis está muito mais mole do que o normal. Isso é chamado de ereção fraca, mas o que fazer nessa situação? Continue lendo este artigo do ONsalus no qual detalharemos as causas e medidas que podem ser tomadas para remediar as ereções fracas.

Índice

  1. Causas da ereção fraca
  2. Como saber o que está causando as ereções fracas
  3. Como melhorar a ereção para ficar mais forte e duradoura
  4. Alimentos que melhoram as ereções

Causas da ereção fraca

A ereção fraca é uma ereção funcional, mas menos consistente, ou seja, o pênis não fica tão firme e, devido à sua condição mole, pode não estar totalmente ereto ou não manter a ereção por muito tempo.

A disfunção erétil é a incapacidade masculina de alcançar uma ereção ou mantê-la suficientemente firme por um período razoável. Ou seja, qualquer problema relacionado à ereção representa uma causa de disfunção erétil.

Geralmente, quando um homem começa a ter problemas de ereção, é devido a um hábito, como fumar. Também pode estar relacionado a um problema de saúde que está interferindo no funcionamento de um dos atores envolvidos no processo de ereção. Ou seja, as causas podem ser muitas, abrangendo desde um problema de sobrepeso até uma lesão nervosa. A seguir, mencionamos as causas mais comuns da ereção fraca:

1. Doenças cardíacas

As doenças do coração são as primeiras responsáveis por afetar a função erétil, pois geralmente comprometem a circulação sanguínea adequada e afetam o fluxo de sangue nas veias do pênis, causando ereções mais fracas. Podemos dizer que qualquer patologia que comprometa ou obstrua os vasos sanguíneos consegue afetar as ereções. Além disso, o nível elevado de colesterol pode obstruir as artérias, incluindo aquelas que estão no pênis. A hipertensão também afeta o desempenho sexual masculino.

2. Problemas hormonais

Qualquer desequilíbrio hormonal, desde a alteração da prolactina até um aumento na produção do hormônio da tireoide, pode causar ereções fracas. É importante examinar o funcionamento endocrinológico do organismo para descartar qualquer doença relacionada aos hormônios, pois é importante lembrar que doenças como diabetes causam disfunção erétil.

3. Disfunção neurológica

O sistema nervoso central controla todos os estímulos nervosos do nosso corpo, portanto, qualquer lesão nervosa pode ser responsável por ter ereções mais fracas. Algumas condições que podem gerar alterações nervosas são: esclerose múltipla, AVC, cirurgia de próstata, problemas na bexiga, Parkinson, Alzheimer, lesões na medula espinhal e distúrbios na pelve.

4. Uso de substâncias

Foi comprovado que o consumo de drogas ilícitas compromete o funcionamento normal do pênis. Entre as drogas comuns consideradas responsáveis por causar disfunção erétil encontramos o álcool, a maconha e a heroína. Alguns medicamentos prescritos para tratar condições como hipertensão, ansiedade, depressão e úlceras podem causar ereções fracas, mesmo em homens saudáveis e jovens.

5. Problemas psicológicos

Acredita-se que 20% dos casos de disfunção erétil no mundo se devem a problemas psicológicos. Estresse, fadiga mental, depressão, ansiedade, insegurança, medo, baixa autoestima e sentimentos de culpa podem causar ereções fracas.

6. Doença de Peyronie

Trata-se de uma doença que se caracteriza por uma anormalidade no tecido do pênis, associada a uma curvatura peniana que pode ser dolorosa, acompanhada de disfunção erétil.

7. Estilo de vida

O sobrepeso, o sedentarismo, a alimentação rica em gorduras e o tabagismo são hábitos que afetam consideravelmente a saúde de uma pessoa e que podem causar doença cardíaca, diabetes, obesidade e disfunção erétil.

Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer? - Causas da ereção fraca

Como saber o que está causando as ereções fracas

Como podemos perceber, os problemas que afetam uma ereção podem ser físicos, funcionais ou psicológicos. Assim, é importante saber que tipo de complicação nos afeta para saber a que médico devemos recorrer quando o pênis não fica ereto como antes.

Diferenciar a origem do problema é muito fácil: um homem tem durante a noite entre 4 e 5 ereções naturais durante a fase de sono REM. Da mesma forma, a maioria dos homens tem uma ereção ao acordar. Se isso não acontecer, pode-se determinar que o problema é de tipo físico ou funcional. No entanto, também será necessário que o médico realize um exame mais profundo para conhecer a duração e firmeza das ereções.

Por outro lado, quando as ereções funcionam, mas falham em determinadas circunstâncias, podemos afirmar que se trata de um problema psicológico. Em alguns casos, também é importante consultar um sexólogo para obter um treinamento comportamental e aprender a controlar nossos pensamentos e maus hábitos para poder aproveitar as relações sexuais.

Como melhorar a ereção para ficar mais forte e duradoura

Como já aprendemos, ter uma ereção forte e duradoura não depende apenas da excitação e da estimulação, mas de muitos outros fatores, como a circulação sanguínea, a saúde do coração, a alimentação, os níveis de estresse e ansiedade e a boa saúde em geral. Por essa razão, em alguns casos, é necessário fazer algumas mudanças positivas em nosso estilo de vida para aumentar a potência sexual e aproveitar melhor cada encontro. Confira nossas sugestões:

1. Alimente-se de forma saudável

A alimentação afeta todo o nosso desempenho em geral, por isso, comer de forma saudável e equilibrada é muito importante para melhorar as ereções para que sejam mais fortes e duradouras, já que através dos alimentos fornecemos ao corpo os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para que ele funcione corretamente. Não se esqueça de incluir em sua dieta alimentos que aumentem a energia e estimulem o fluxo sanguíneo.

2. Pratique atividade física

Seja mais ativo e diga adeus ao sedentarismo. Homens que praticam algum esporte têm menos risco de sofrer de disfunção erétil. Para mudar ereções fracas e flácidas por ereções mais firmes e prolongadas, aumente sua atividade física diária, o que ajudará a prevenir doenças cardiovasculares e estimulará a circulação sanguínea do seu pênis para oferecer ereções mais consistentes. O exercício também ajuda a aumentar sua confiança e autoestima, diminui o estresse e é o melhor remédio para ansiedade e depressão.

3. Diga adeus ao tabaco

O consumo de tabaco, em qualquer forma, aumenta o risco de sofrer disfunção erétil, assim como o consumo excessivo de álcool ou drogas ilícitas. O melhor que você pode fazer para desfrutar de uma melhor saúde é abandonar essas drogas que causam tanto prejuízo ao seu corpo e afetam diretamente a sua função sexual.

4. Reduza o estresse

É preciso que você se ajude a ficar bem! As preocupações não podem dominar sua mente. Pense que, do mesmo modo como consegue ter um pensamento, você também pode controlá-lo e afastá-lo. Pratique técnicas de relaxamento como yoga e meditação, que ajudam sua mente a viajar e ficar livre das ideias e pensamentos que tanto a atormentam. Além disso, há quanto tempo você não tira férias? Talvez seja hora de descansar, pensar em si e buscar a estabilidade que você tanto merece.

5. Experimente posições que favorecem a ereção

O clássico papai-mamãe, de quatro, catapulta ou trapézio são posições sexuais que estimulam a ereção masculina, pois o corpo do homem está em cima e na posição vertical, estimulando o fluxo sanguíneo correto na região íntima.

Além dessas dicas, confira nosso artigo sobre estimulantes masculinos naturais.

Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer? - Como melhorar a ereção para ficar mais forte e duradoura

Alimentos que melhoram as ereções

Se você ainda se pergunta o que fazer em caso de ereções fracas, saiba que alguns alimentos podem ajudar a melhorar a ereção. Vamos listar alguns:

Alimentos ricos em zinco

O zinco é uma das substâncias que mais intervêm nos níveis ideais de testosterona, o hormônio responsável pelo desejo e desempenho sexual masculino. Você pode encontrar zinco em ostras, sementes de girassol, chocolate amargo, carne vermelha, fígado e amendoim.

Alimentos ricos em ômega 3

Os ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo organismo, portanto, devemos aumentar sua ingestão por meio da alimentação para desfrutar de seus benefícios. O ômega 3 melhora a circulação sanguínea do corpo, favorecendo a firmeza do pênis. Você pode obtê-lo por meio de suplementos de ômega 3 ou consumi-lo por meio de atum, salmão, truta, camarão, lagostim, caranguejo e óleos vegetais.

Alimentos ricos em potássio

O potássio, além de favorecer a circulação sanguínea, aumenta a energia do corpo para ter relações mais vigorosas. Banana, coco, legumes, morangos, espinafre, acelga e alcachofras são ricos em potássio.

Agora que você já sabe o que fazer se tiver ereção fraca, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre dor na ereção, causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Tenho Ereção Fraca, o Que Fazer?