Partilhar

Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo

 
Por Leonardo Simon. Atualizado: 15 abril 2020
Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo

As alterações que afetam as vias respiratórias superiores podem ser causadas por uma série de fatores, como alguns hábitos como fumar, ou por uma simples exposição aos chamados alérgenos. As doenças que afetam as vias respiratórias apresentam uma série de manifestações clínicas como a tosse, a sensação de falta de ar, que é chamada de dispneia, e as secreções, podendo ser necessário um tratamento para que as mesmas se tornam mais fluidas e, portanto, sejam mais fáceis de eliminar. Um dos tratamentos pode ser feito através de um xarope que recebe o nome de Cloridrato de Ambroxol. Neste artigo do ONsalus, falaremos para você sobre o Cloridrato de Ambroxol: para quê serve e como tomá-lo.

Também lhe pode interessar: Dicloridrato de Cetirizina: para que serve

Cloridrato de Ambroxol: para que serve

O cloridrato de ambroxol é um medicamento usado para as condições nas vias respiratórias, tanto as agudas quanto as crônicas. É conhecido por ser um mucolítico-expectorante e recebe este nome porque diminui a consistência viscosa das secreções bronquiais, o que ajuda na sua eliminação. As condições mais comuns pelas quais o ambroxol xarope é utilizado são:

  • Asma
  • Bronquite
  • Pneumonia
  • Rinite
  • Sinusite
  • Broncopneumonia
  • Atelectasia por obstrução mucosa
  • Traqueostomia

Além do seu efeito nas secreções, tem um efeito anestésico, usado para aliviar a dor de garganta que pode surgir pela irritação, devido a inflamação e tosse frequente, e por esta razão, também é recomendado em condições na garganta. É indicado para qualquer idade, sejam adultos ou crianças a partir dos 2 anos de idade, contudo, é principalmente indicado para aliviar as condições respiratórias.

Por sua vez, o Ambroxol xarope tem como princípio ativo um efeito anti-inflamatório e, graças a isto, diminui a inflamação gerada por causa das infecções das vias respiratórias. Este medicamento é rapidamente absorvido por via oral no intestino.

Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo - Cloridrato de Ambroxol: para que serve

Como tomar Ambroxol xarope

O Cloridrato de Ambroxol é um medicamento que pode ser tomado de várias formas, mas normalmente é por xarope.

O xarope de Cloridrato de Ambroxol vem em uma apresentação de 15 mg/5ml. Seu uso deve ser feito de acordo com o que está na bula do medicamento ou conforme indicar o farmacêutico, geralmente, é da seguinte forma:

  • Adultos: tomar Ambroxol xarope em uma dose recomendada de 10 ml três vezes ao dia.
  • Crianças: se recomenda que sua administração seja de 5 ml duas ou três vezes ao dia quando a criança tem mais de 5 anos, e se sua idade está entre dois e cinco anos, o xarope será dado em uma concentração menor, ou seja, 2,5 ml três vezes ao dia.

Não deve ser administrado em crianças com menos de dois anos de idade, nem como xarope ou em qualquer outra apresentação.

Precauções ao tomar Ambroxol xarope

Não é recomendado tomar Ambroxol xarope em doses maiores que a recomendada, embora ainda não se tenham registrados efeitos para casos de overdose, é importante que, caso surja alguma alteração, você consulte seu médico. Algumas das manifestações que podem surgir por overdose são:

  • Problemas gastrointestinais.
  • Vômito.
  • Diarreia.
  • Erupções cutâneas.
  • Sensação de fadiga.

A composição deste xarope pode variar em determinados países, por isso que é recomendado consultar o farmacêutico antes de usá-lo, assim evitará quaisquer complicações.

Não use o Amrboxol xarope se já apresentou anteriormente alguma alergia aos seus componentes, se sofre algum sintoma de alergia com dificuldade respiratória, chiados durante a respiração, aumento da frequência respiratória, inflamação em certas regiões do rosto, como os lábios, pálpebras, língua ou outra parte do corpo, além de coceira e erupções cutâneas. Nestes casos, é importante que suspenda sua administração e fale com quem te forneceu o medicamento, posto que pode você ter um choque anafilático se a condição piorar.

Como qualquer medicamento, caso tenha problemas no fígado ou nos rins, consulte seu médico para saber se pode tomar o Cloridrato de Ambroxol.

Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo - Precauções ao tomar Ambroxol xarope

Outras apresentações do Cloridrato de Ambroxol

Além do xarope, o Cloridrato de Ambroxol pode ser administrado através de uma solução injetável de 1 ampola para adultos e crianças com 5 anos ou mais. Caso se trate de crianças com menos de 5 anos e mais de 2, será administrado apenas meia ampola.

Também é usado em pastilhas para chupar, sobretudo para crianças, e isto se deve ao fato de que seu consumo oral costuma ser agradável. Você pode tomar a pastilha quando sente que precisa dela e seu limite de consumo máximo por dia para adultos é de 6 pastilhas, já que seu efeito não é muito duradouro.

Outra forma de apresentação pode ser como solução oral e inalação, em adultos se administram 4 ml e em crianças entre 1 ml e 2 ml. Também é ingerido em pílulas, mas estas são recomendadas somente para adultos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Escrever comentário sobre Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo

O que lhe pareceu o artigo?

Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo
1 de 3
Ambroxol xarope: para que serve e como tomá-lo

Voltar ao topo da página