Partilhar

Como usar glicerina no cabelo

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 9 julho 2020
Como usar glicerina no cabelo

A glicerina é uma substância de origem vegetal viscosa e transparente que é utilizada na elaboração de vários produtos cosméticos. Conta com boas propriedades para a pele e também é um produto que melhora o aspecto do cabelo, sobretudo, quando ese encontra profundamente desidratado e danificado.

Neste artigo do ONsalus, vamos te explicar como usar glicerina no cabelo, quais são todos os seus benefícios e que tratamentos ou receitas você pode preparar para que seu cabelo fique mais saudável e bonito do que nunca, não perca!

Benefícios da glicerina no cabelo

A glicerina é uma substância que provém de óleos vegetais e que é utilizada para fabricar diversos produtos cosméticos, como sabonetes, loções e condicionadores, devido as magníficas propriedades que possui para a pele, uma vez que é altamente umectante e hidratante.

São estas mesmas propriedades da glicerina que a tornam um produto cada vez mais utilizado para melhorar a saúde e o aspecto do cabelo, já que pode servir para hidratar o cabelo profundamente, combatendo o ressecamento e os danos capilares de uma forma muito mais rápida.

A seguir, detalhamos quais são todos os benefícios da glicerina para o cabelo:

  • A glicerina é boa para o cabelo ressecado, já que tem a capacidade de atrair a umidade e armazená-la nas fibras capilares, protegendo estas dos danos que os agentes externos contaminantes podem causar. Com seu uso, é possível hidratar até as partes mais ressecadas do cabelo.
  • Por ser tão hidratante e umectante, age como um perfeito reparador e condicionador natural do cabelo, dando às fibras capilares uma maior suavidade e deixando o cabelo muito mais sedoso, bonito e brilhante.
  • Ajuda a combater problemas como as pontas duplas, o que favorece com que o cabelo possa crescer mais rapidamente e de uma forma muito mais saudável.
  • Outro dos grandes benefícios da glicerina para o cabelo é que ela ajuda a eliminar o frizz e facilita o pentear, deixando o cabelo muito mais "disciplinado".
  • Combate de forma eficaz a desidratação do couro cabeludo e pode ajudar a prevenir a rigidez e feridas por coceira que podem ser causadas nesta região quando ela está ressecada.
Como usar glicerina no cabelo - Benefícios da glicerina no cabelo

Glicerina no cabelo cacheado

Como usar glicerina no cabelo cacheado? São muitas as mulheres que, devido à grande ação hidratante e umectante da glicerina, se perguntam se ela pode servir para disciplinar o cabelo cacheado e combater o tão característico frizz deste tipo de cabelo. Pois bem, a glicerina utilizada de forma diluída pode ser a perfeita aliada para conseguir disciplinar o cabelo ondulado e combater problemas como o frizz e o ressecamento extremo. Além de hidratar o cabelo profundamente, ela ajudará a definir os cachos e exibir um penteado muito mais bonito.

No entanto, é importante saber que é preferível utilizar a glicerina como tratamento capilar em ambientes com uma umidade moderada, já que nos locais onde o clima é muito úmido e quente, pode gerar o efeito contrário. Isto pode acontecer pois a glicerina, ao absorver toda a umidade do ar, pode fazer com que o cabelo ganhe volume e encrespe, que as cutículas sejam levantadas e que surja o frizz.

Lavar o cabelo com sabonete de glicerina

A melhor forma de usar a glicerina no cabelo para obter bons resultados é diluindo-a em água previamente. Desta forma, evitaremos que ela extraia toda a umidade do interior do cabelo e cause a desidratação ou frizz. Tendo em conta que deve ser utilizada diluída, são vários os tratamentos capilares que você pode preparar com glicerina e existem diversas formas de utilizá-la. Preste atenção nas próximas linhas para descobrir todas elas.

Primeiramente, você deve saber que há muitos xampus e condicionadores que contém glicerina vegetal líquida e que podem te ajudar a manter o couro cabeludo saudável, assim como prevenir o ressecamento e as irritações nesta área. Eles também são ideais para dar ao cabelo uma suavidade extra. Por outro lado, se você dispõe de glicerina vegetal líquida, pode adicionar algumas gotas desta em seu condicionador a fim de potencializar sua ação hidratante.

Como usar glicerina no cabelo - Lavar o cabelo com sabonete de glicerina

Tratamento com óleo de ricino e glicerina para o cabelo

A primeira opção que te propomos é usar a glicerina para o cabelo combinada com o óleo de rícino, desta forma, você terá um tratamento perfeito para nutrir o couro cabeludo e as raízes, bem como eliminar a caspa. O óleo de rícino é um produto natural que, quando aplicado no cabelo, hidrata e previne sua queda, além de evitar as pontas duplas. A seguir, explicamos como usar glicerina no cabelo com óleo de ricino:

Ingredientes

  • 1 colher pequena de glicerina líquida
  • 2 colheres de óleo de rícino
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher pequena de vinagre de maçã
  • 2 colheres de água

Preparo

  1. Adicione todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até conseguir uma mistura homogênea.
  2. Aplique a mistura no cabelo das raízes até as pontas.
  3. Faça uma massagem circular e suave com os dedos para que esta mistura com glicerina penetre bem no couro cabeludo.
  4. Deixe agir durante cerca de 20 minutos.
  5. Passado este tempo, enxágue e lave o cabelo.

Água de rosas e glicerina para o cabelo

Uma das melhores receitas de glicerina para o cabelo é a que combina as propriedades desta substância com as da água de rosas. Este produto tem muito benefícios para o cabelo, entre os quais se destacam: limpa o couro cabelo profundamente, elimina o excesso de gordura, hidrata, repara as partes danificadas e estimula o crescimento do cabelo. O seguinte tratamento é ideal para hidratar o cabelo ressecado e áspero:

  1. Em um frasco ou garrafa, misture 2 partes de água de rosas com 1 parte de glicerina líquida.
  2. Quando o preparo estiver pronto, aplique-o por todo o couro cabeludo e cabelo.
  3. Faça suaves massagens circulares.
  4. Deixe agir durante cerca de 15 minutos.
  5. Por fim, retire com água morna em abundância e lave o cabelo como de costume.
Como usar glicerina no cabelo - Água de rosas e glicerina para o cabelo

Máscara para o cabelo com glicerina

Você também pode preparar uma máscara capilar com glicerina para o cabelo com produtos naturais como o mel, o azeite de oliva e o aloe vera. Anote os seguintes tratamentos!

Máscara hidratante e nutritiva

Propriedades: combina as propriedades hidratantes e umectantes do mel, azeite de oliva e glicerina, uma máscara ideal para hidratar o cabelo maltratado e danificado desde o interior.

  1. Em um recipiente, adicione 1 colher de glicerina vegetal líquida, 1 colher de azeite de oliva extra virgem e 1 colher de mel orgânica.
  2. Mexa todos os ingredientes até que fiquem completamente misturados.
  3. Aplique a máscara sobre o cabelo úmido desde as raízes até as pontas.
  4. Deixe agir durante cerca de 20 minutos.
  5. Enxagúe e lave o cabelo como de costume.

Máscara revitalizante e regeneradora

Propriedades: nesta máscara, são combinadas as propriedades da glicerina para o cabelo com as do aloe vera, o qual é capaz de renovar completamente o cabelo, revitalizá-lo e estimular um crescimento saudável.

  1. Em um recipiente, misture 4 colheres de gel de aloe vera (pode ser comprado ou extraído de uma folha de aloe vera) com 1 colher de glicerina vegetal líquida.
  2. Aplique esta máscara sobre o cabelo úmido passando-a muito bem por todas as áreas danificadas.
  3. Deixe agir durante 20 minutos.
  4. Passado este tempo, remova com água morna em abundância e então lave o cabelo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar glicerina no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário sobre Como usar glicerina no cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar glicerina no cabelo
1 de 4
Como usar glicerina no cabelo

Voltar ao topo da página