Doenças do seio

Flacidez mamária na adolescência

 
Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 22 julho 2021
Flacidez mamária na adolescência

Seios caídos, flacidez do busto ou ptose mamária, como é conhecida medicamente, é um problema estético bastante frequente nas mulheres e, normalmente, faz parte do processo de envelhecimento natural do corpo, o qual se intensifica e começa a ser evidente com o passar dos anos.

Na juventude, isto pode ocorrer quando diversos fatores entram em jogo e que repercutem diretamente na firmeza dos seios, como por exemplo, as mudanças de volume por gravidez e amamentação materna, mudanças bruscas de peso, consumo de cigarros, superexposição solar e sedentarismo.

Existem várias soluções, incluindo alguns exercícios físicos ou um procedimento cirúrgico chamado mastopexia. Qualquer uma destas opções permite reafirmar e levantar os seios. Se quer saber mais sobre quais são as causas da flacidez mamária na juventude e as soluções disponíveis, continue lendo este artigo do ONsalus.

Índice

  1. Com que idade os seios ficam flácidos?
  2. Causas da flacidez mamária
  3. Flacidez mamária na adolescência: soluções
  4. Como evitar a flacidez mamária?

Com que idade os seios ficam flácidos?

O passar dos anos não somente nos fazer adquirir vivências e experiências, mas também permite que nosso corpo evolua e se transforme com o tempo, sendo uma mudança inevitável da qual ninguém pode escapar. Obviamente, nenhuma parte do nosso corpo sai desse padrão, os seios não serão iguais aos 20 anos e após os 30. Quanto mais velhas ficamos, menor será a firmeza e elasticidade da pele, e ela terá maior flacidez, o que ocorre devido a diminuição na produção de colágeno e elastina.

Nesta idade, a partir dos 30 anos, é quando o efeito da gravidade se intensifica e, consequentemente, a queda dos seios, sendo ainda mais atenuada naquelas mulheres que têm as mamas maiores.

Os seios caídos durante a adolescência é algo incomum, no entanto, as probabilidades aumentam para aquelas mulheres que têm os seios grandes ou que fazem exercícios de forma rotineira sem o uso de sutiãs adequados. Outros fatores que podem favorecer os seios caídos na juventude são:

  • Os hormônios.
  • A genética.
  • O peso corporal.

Os seios de cada mulher terão um tamanho e características específicas. O crescimento das mamas começa antes da puberdade, desde o mamilo até o crescimento do tecido glandular, onde serão adquiridas as particularidades típicas dos seios adultos.

Neste outro artigo falamos por que os seios diminuem.

Causas da flacidez mamária

Como foi descrito acima, a flacidez mamária na adolescência é algo incomum, no entanto, há muitas razões pelas quais isto pode ocorrer, por exemplo:

  1. Genética: esta é uma das razões que pode favorecer a queda dos seios na juventude. A genética pode trazer consigo tecidos pouco resistentes à tração, sendo motivo suficiente para sofrer com os seios caídos na juventude.
  2. Gravidez e amamentação: as variações de volume que ocorrem durante a gravidez e a amamentação podem fazer com que os seios caiam. A produção de leite, a princípio, condiciona o aparecimento de estrias, afetando a tenacidade e firmeza da pele. Depois do parto, dificilmente a pele voltará ao normal, o que faz com que os seios caiam um pouco, também causando a aparência de vazio na parte superior do seio.
  3. Mudanças bruscas de peso: outro fator que além de prejudicar a saúde, repercute sobre a pele, são as mudanças rápidas e bruscas de peso. Devemos nos lembrar que além de serem compostos por glândulas, os seios também são compostos por gordura, por isso que a perda de peso é diretamente proporcional à queda dos mesmos.
  4. Superexposição solar: a exposição solar, além de representar um alto risco para a saúde da pele, a envelhece de forma prematura. Isto significa que haverá menos chances de que produza colágeno e elastina de forma natural, indispensáveis para que a pele fique rígida, firme e livre de flacidez.
  5. Cigarro: o hábito de fumar potencializa a queda dos seios, já que diminui a produção de colágeno, interfere na circulação sanguínea e diminui a elasticidade da pele.
  6. Ter seios grandes: mulheres com seios maiores estão mais sujeitas à ação da gravidade devido ao peso dos mesmos, tornando-os mais propensos à flacidez.
  7. Sedentarismo: não é simplesmente levar uma vida sedentária, mas também manter uma postura corporal inadequada.
  8. Uso de sutiã inadequado: é um hábito que costuma ser ignorado, mas que pode afetar as características do seio provocando a flacidez, a qual ocorre por não utilizar um sutiã de tamanho correto ou usá-lo de forma incorreta. O ideal é que ele não fique muito apertado.

Neste outro artigo te contamos os possíveis motivos para peitos duros e doloridos.

Flacidez mamária na adolescência: soluções

Normalmente, quando os seios estão flácidos e caídos, temos o costume de querer solucionar isto com exercícios físicos, no entanto, é importante que você saiba que os exercícios físicos, se não forem feitos adequadamente, farão com que os músculos ganhem volume, mas os seios ficarão de uma forma diferente das características normais.

Exercícios para o busto caído e flácido

  1. Colocar as mãos paralelas entre si de frente com uma parede na altura dos ombros e flexionar os cotovelos lentamente sem levantar as mãos da parede. Faça pelo menos 10 repetições, descanse durante um minuto e repita o exercício.
  2. O outro exercício ideal para levantar os seios caídos é feito juntando as palmas das mãos, pressionando uma contra a outra, em frente ao peito para que os peitorais fiquem tensionados.

Usar um sutiã adequado

Por sua vez, o uso do sutiã adequado ajuda a melhorar a qualidade da pele dos seios e permite que os ligamentos e músculos da área trabalhem de forma adequada. É importante saber a largura das suas costas e a medida do diâmetro do seu busto para encontrar o tamanho perfeito de sutiã.

Cirurgia

  • Se o motivo pelo qual seus seios caíram na juventude foi por causa do tamanho, uma possível solução é chamada de mamoplastia de redução, indicada para eliminar o excesso de gordura, pele e tecido. Isto permite levantar consideravelmente a mama.
  • Da mesma forma, outra intervenção cirúrgica para solucionar os seios caídos é a mastopexia. Ela serve principalmente para recuperar a forma e o volume que os seios tinham anteriormente, elevando a mama à sua posição original.
Flacidez mamária na adolescência - Flacidez mamária na adolescência: soluções

Como evitar a flacidez mamária?

Existem alguns remédios e recomendações para prevenir a flacidez mamária na adolescência:

  • Iogurte: misturando 3 colheres de sopa de iogurte, uma colher de chá de feno grego em pó e uma cápsula de vitamina E, você obterá uma prática máscara que permite regenerar as células da pele. Aplique-a sobre seus seios durante 30 minutos e enxague posteriormente com água fria. Faça este procedimento pelo menos uma vez na semana.
  • Postura: mantenha os ombros abertos a maior quantidade de tempo possível para manter suas costas eretas e, desta forma, evitar a flacidez mamária na juventude.
  • Proteção solar: você pode tomar sol, mas procure usar uma proteção adequada para evitar a perda da elasticidade da pele e ressecamento da mesma.
  • Azeite de oliva: fazer massagens com este óleo permitirá reafirmar os seios caídos. Este produto é rico em antioxidantes e ácidos graxos, assim como melhora a textura da pele e sua tenacidade.

Mantenha o cuidado adequado da pele para assim evitar a queda dos seios precocemente, tome bastante água durante o dia, mantenha uma boa postura, evite o consumo de cigarros, evite mudanças bruscas de peso e procure usar protetor solar diariamente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Flacidez mamária na adolescência, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Flacidez mamária na adolescência