Doenças do seio

Por que meus seios diminuíram?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 18 janeiro 2021
Por que meus seios diminuíram?

As mulheres sofrem mudanças nos seios desde a infância, passando pela puberdade chegando a fase adulta e reprodutiva e, até mesmo, durante a menopausa. Cada uma destas etapas estão sujeitas a mudanças físicas, bem como hormonais, que determinam a aparência das mamas.

Estas mudanças são um motivo frequente de preocupação e de consulta médica e, embora normalmente não sejam um problema de saúde, em alguns casos realmente podem revelar algum tipo doença. No seguinte artigo do ONsalus, respondemos em detalhes a pergunta "por que meus seios diminuíram?" e em quais casos esta mudança de tamanho deve ser avaliada por um/a especialista.

Índice

  1. Por que o tamanho dos seios diminui?
  2. Como fazer os seios crescerem
  3. Outras dicas para aumentar os seios

Por que o tamanho dos seios diminui?

São muitas as causas que podem fazer com que os seios diminuam. A seguir, listamos algumas delas:

  • Perda de peso: a perda de peso diminui a gordura corporal, motivo pelo qual o tamanho dos seios é afetado. Os seios são formados por tecido adiposo, por isso a diminuição do seu volume.
  • Exercício: ao aumentar a atividade física, diminui-se rapidamente a gordura corporal, em especial, na área dos seios.
  • Sexo: durante a prática sexual, os seios podem ficar inflamados por causa do aumento do ritmo e pressão cardíaca. Depois de ter passado este momento, os seios diminuem, voltando assim ao seu tamanho normal.
  • Transtornos hormonais: a falta de estrógenos afeta o crescimento dos seios e é uma causa frequente da diminuição do tamanho das mamas.
  • Gravidez: durante a gestação, as mamas crescem se preparando para produzir o leite materno, isto leva a um aumento de volume nos seios resultado da secreção de leite para alimentar o bebê.
  • Menstruação: os hormônios presentes durante o ciclo menstrual, como são os estrógenos e a progesterona, preparam o corpo da mulher para uma possível gestação. Durante este período, os seios aumentam de tamanho por causa da descarga hormonal, mas uma vez passado este ciclo, o tamanho dos seios e a sensibilidade nos mesmos são reduzidos.
  • Uso de pílulas anticoncepcionais: o consumo de pílulas anticoncepcionais causa a retenção de líquidos e, consequentemente, um aumento temporário dos seios. Contudo, ao suspender sua ingestão, os seios diminuem e voltam ao normal.
  • Ovulação: durante esta parte do ciclo da mulher, alguns dias antes ou depois, os níveis dos hormônios femininos aumentam, produzindo um fluxo maior de sangue na região mamária, o que provoca um aumento de tamanho (não real) dos seios.
  • Menopausa: esta fase é marcada por mudanças hormonais, sendo que as mamas diminuem de tamanho devido a diminuição dos estrógenos e progesterona.
  • Consumo elevado de café: as substâncias contidas no café afetam os níveis de produção de hormônios femininos. Isto pode vir a alterar o metabolismo, fazendo com que sejam produzidos menos estrógenos, o que causa a diminuição dos seios.
  • O cigarro: pode causar diminuição dos níveis de oxigênio nas células nas região das mamas, o que gera modificações na pele, no aspecto do seio, além da diminuição em seu tamanho.
  • Síndrome de Poland: esta doença ocorre devido a uma ausência ou hipoplasia unilateral do músculo peitoral maior, o qual fica no peito. Esta doença impede o desenvolvimento do seio.

Como fazer os seios crescerem

Se notar que seus seios diminuíram, primeiramente, deve conhecer a causa que provocou esta alteração. Para isso, é importante consultar um médico a fim de fazer um exame especializado. Ele te orientará em relação à causa da diminuição dos seios e irá sugerir o tratamento adequado.

  • Inicialmente, a prioridade é saber como estão os níveis hormonais, pois caso estejam menores que o normal, devem ser estabilizados para que os seios voltem ao tamanho normal.
  • A prática diária de exercícios físicos permite aumentar os seios desenvolvendo os músculos peitorais. Também é possível aumentar os seios praticando flexões de braço e usando halteres ou máquinas.
  • O uso de um sutiã de tamanho adequado permite um desenvolvimento ótimo do seio. Um sutiã muito pequeno pode interferir na circulação do sangue na mama, o que pode influenciar de forma negativa no desenvolvimento da mesma.
  • É bom massagear os seios antes de dormir por volta de 5 minutos. Isto melhorará a circulação sanguínea, o que te ajudará a obter seios mais redondos e de tamanho mais avantajado.
  • A cirurgia é uma opção na moda para obter um tamanho adequado à altura e peso da mulher. Esta consiste na colocação de implantes mamários para aumentar o tamanho da mama.

Outras dicas para aumentar os seios

Se seus seios diminuíram de tamanho depois de fazer uma dieta, você deve evitar fazer dietas extremas nas quais perca mais de 1 quilograma por semana. Este tipo de dieta leva a uma perda considerável de colágeno, assim como de elastina. Quanto mais demorar para perder peso, melhor será para o seu corpo, a fim de se manter em forma e para que seus seios não sejam afetados.

O consumo de plantas naturais ricas em fitoestrógenos ajudam a suprir a deficiência de estrógenos. Os fitoestrógenos podem ser consumidos através de remédios caseiros, como chás ou em cápsulas, dos seguintes alimentos:

  • Sementes de linhaça;
  • Laranjas;
  • Alecrim;
  • Sálvia.

Além disso, deve evitar o sedentarismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cigarros.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meus seios diminuíram?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meus seios diminuíram?