Doenças do seio

Por que tenho somente um seio inflamado?

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 9 novembro 2022
Por que tenho somente um seio inflamado?

Você está com um peito inflamado e o outro não? A inflamação de somente um seio pode ocorrer por múltiplas causas, como uma infecção, a presença de um caroço, o crescimento do tecido fibroso, uma infecção durante a lactação ou o crescimento de células cancerígenas. Cada uma dessas patologias pode levar a uma inflamação em só um seio, que precisará ser examinado por um médico para estabelecer o diagnóstico e iniciar o tratamento quanto antes, evitando assim que surjam complicações.

Convidamos você a prosseguir com a leitura desse artigo do ONsalus, no qual vamos te responder por que você está com somente um seio inflamado e o que é possível fazer para solucionar essa situação.

Também lhe pode interessar: Por que meus seios diminuíram?

Índice

  1. Causas para apenas um seio inflamado
  2. Quando devo ir ao médico por uma inflamação no seio?
  3. Tratamento da inflamação de uma mama

Causas para apenas um seio inflamado

A inflamação de apenas um seio pode ocorrer por diferentes causas. A seguir, mostraremos algumas dessas causas para um peito inflamado:

Caroço simples

A presença de um caroço no seio se caracteriza por uma bolsa cheia de líquido que parece um pequeno grão dentro do seio. Surgem com frequência nas mulheres e podem causar inflamação e dor no seio onde está, com mamilo inchado também.

Fibroadenoma

A presença de um fibroadenoma fica evidente em alguns casos quando se apalpa algo como uma bola de gude no seio. Em outros casos não é possível apalpar, e é necessário recorrer a exames especializados como uma mamografia ou uma biópsia.

Mastite

A mastite é uma infecção do tecido mamário que pode provocar dor no seio, inflamação, calor e enrijecimento em um dos seios. Essa infecção afeta frequentemente as mulheres que estão amamentando, mas também pode surgir naquelas que não estão.

Duto mamário entupido

Durante o período de lactação, as mulheres produzem mais leite do que é extraído, que pode acabar acumulando-se no ducto. Quando isso ocorre, o tecido que está ao redor dessa região pode inchar e ficar inflamado, além de criar pressão, o que acaba causando uma obstrução e, consequentemente, uma inflamação do seio.

Necrose gordurosa e caroços oleosos

A inflamação de um seio pode se dar por diferentes causas, entre elas, uma lesão, uma cirurgia ou mesmo um tratamento como a radioterapia. Todas as circunstâncias mencionadas anteriormente podem causar um nódulo na mama, tornando-se evidente por causa das mudanças causadas na pele ao redor do seio, que pode ficar mais grossa, enrijecida e inflamada devido a uma necrose gordurosa ou pela formação de caroços oleosos. Junto ao mamilo inchado, também pode ocorrer dor em um seio só.

Carcinoma lobular in situ

O carcinoma lobular in situ não causa a presença de nódulos, no entanto, é reconhecido por trazer desconforto no seio que pode causar inflamação na mama. Muitas vezes, o carcinoma passa despercebido, só sendo detectado em um exame físico ou por outros problemas próximos ao seio.

Por que tenho somente um seio inflamado? - Causas para apenas um seio inflamado

Quando devo ir ao médico por uma inflamação no seio?

Se você está com um peito inflamado, saiba que a inflamação de um seio é motivo de preocupação no momento em que surge um inchaço muito doloroso acompanhado dos seguintes sintomas:

  • Secreção inesperada e rachaduras no mamilo;
  • Mudanças na cor da pele do seio;
  • Surgimento de concavidades ou de rugas;
  • Inchaço excessivo que impede a saída do leite materno após o parto;
  • Presença de um caroço duro no tecido mamário que não muda durante o período menstrual;
  • Existência de uma ferida na mama que não cicatriza.

Nos casos acima você deve consultar-se com seu médico ou com um especialista para uma avaliação física e, de acordo com o diagnóstico, será indicado um tratamento para a lesão apresentada.

Tratamento da inflamação de uma mama

Se a inflamação do peito for produto de uma infecção, o médico indicará antibióticos apropriados.

Nos casos em que a inflamação seja de origem hormonal, o especialista irá recomendar uma terapia hormonal, na qual podem estar inclusas as pílulas anticoncepcionais e, caso essas sejam seu método contraceptivo, ao médico caberá oferecer as alternativas disponíveis mais adequadas para você.

A recomendação de cirurgia será em caso de câncer de mama, no qual há a necessidade de livrar-se parcial ou totalmente de uma lesão na mama. Na presença de câncer, o médico será quem irá definir o tratamento a ser seguido de acordo com o estado em que se está. Alguns dos tratamentos podem ser a terapia de bloqueio hormonal, a quimioterapia e a radiação.

Agora que você já sabe as causas de um peito inflamado, que pode causar dor no seio, além do mamilo inchado, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre peitos duros e doloridos, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho somente um seio inflamado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Bovero, M. E., Caballero, V. R., Camisasso, M. C., & González, M. F. (2016). Cáncer de mama, obesidad y dieta pro-inflamatoria (Bachelor's thesis).
  • Nikpayam, M., Cheikh, E. O. E., & Uzan, C. (2020). Tumefacciones de la mama. EMC-Tratado de Medicina, 24(1), 1-5.
  • Pérez, J. A., Barrientos, L., Henning, E., Uherek, F., Salem, C., Schultz, C., & Hernández, P. (2000). Procesos inflamatorios benignos de la mama. Cuadernos de Cirugía, 14(1), 70-79.
  • Reyna-Villasmil, E., Rondón-Tapia, M., & Torres-Cepeda, D. (2018). Mastitis granulomatosa idiopática: Reporte de caso. Revista Peruana de Ginecología y Obstetricia, 64(4), 671-676.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que tenho somente um seio inflamado?