Doenças de pele

Manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratar

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 25 novembro 2022
Manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratar

Estresse causa manchas na pele? Esta é uma pergunta cada vez mais comum. Um elevado número de pessoas passam por situações de estresse, em maior ou menor grau, em algum momento da vida. O estresse é mais conhecido pelo seu efeito psicológico, entretanto, pode também ter manifestações físicas capazes de afetar qualquer parte do organismo como, por exemplo, a pele, na qual exibe uma de suas manifestações mais visíveis. O surgimento de manchas, por exemplo, pode ser causado por estresse, especialmente se tivermos dificuldade para administrá-lo ou se chega a nos deixar ansiosos.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus para conhecer tudo sobre as manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratá-las.

Índice

  1. Como são as manchas de pele por estresse
  2. Por que surgem manchas na pele por estresse
  3. Como tratar as manchas na pele por estresse
  4. Remédios caseiros para aliviar as manchas na pele por estresse

Como são as manchas de pele por estresse

As manchas na pele por estresse, também chamadas de manchas emocionais, têm algumas características comuns:

  • Possuem forma de urticária. São manchas vermelhas com relevo, tendo às vezes uma borda branca, e podem surgir em qualquer parte do corpo. Se a pele for branca ou pálida, tais manchas na pele por estresse podem apresentar coloração vermelha ou mesmo rosadas. Nas peles morenas, as manchas podem estar elevadas com um leve tom de rosa ou um tom ligeiramente mais escuro que a cor natural da pele.
  • Essas lesões podem coçar e, em alguns casos, provocar sensação de formigamento ou ardência. Ao tocá-las, é possível senti-las quentes. Recomendamos a leitura do artigo urticária nas pernas: por que aparece e como removê-la.
  • Além disso, podem variar de tamanho, podendo ser tão pequenas quanto a ponta de uma agulha ou muito maiores, podendo chegar a cobrir áreas muito extensas da pele.
  • Costumam ser intermitentes, podem aparecer em uma parte do corpo, cicatrizar e reaparecer em outra parte. Podem curar-se em duas ou três horas, ou podem levar até um dia para desaparecer totalmente.

Por que surgem manchas na pele por estresse

As manchas na pele por estresse, também conhecidas como urticária de estresse, podem ser produto de uma variedade de causas do estresse em si, como, por exemplo:

  • Enfrentar situações que podem gerar estresse, como se casar, novos trabalhos ou promoções, ingressar na universidade ou enfrentar acontecimentos que marcam sua vida cotidiana e criam novos desafios.
  • Mudanças na dieta repentinas ou drásticas.
  • Parar de fumar.
  • Perda de um familiar ou outros elementos causadores de dor, angústia, ansiedade, etc.
  • Ansiedade por familiares e amigos que estejam atravessando momentos difíceis.
  • Estar com insônia.

Estar diante de uma situação de ansiedade, depressão, doenças físicas crônicas ou outras condições que afetam a saúde mental pode gerar estresse pontual ou crônico, capaz de desencadear um episódio de pápulas de estresse.

Você também pode se interessar em ler nosso artigo sobre alergia nervosa: sintomas e tratamento.

Manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratar - Por que surgem manchas na pele por estresse

Como tratar as manchas na pele por estresse

Às vezes, as manchas na pele por estresse podem desaparecer sem interferência externa, mas dependendo dos sintomas e de sua duração, elas podem ser tratadas em casa. O que é recomendado na presença desta manchas emocionais é que você procure um médico dermatologista, que se encarregará de fazer o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Geralmente, o tratamento para esse tipo de urticária consiste em:

  • Anti-histamínicos para aliviar os sintomas da coceira: difenidramina, fexofenadina, loção de calamina, creme de hidrocortizona ou cetirizina. Você pode saber mais sobre esse último composto em nosso artigo dicloridrato de cetirizina: para que serve.
  • Cuidado da pele: para isso é necessário usar roupas folgadas e evitar água quente. Busque aplicar compressas frias para aliviar a coceira, a irritação e a inflamação causadas pelas pápulas produto de estresse.
  • Gerenciamento de estresse: essa é outra opção nos casos de estresse agudo. O relaxamento e a respiração profunda podem ser uma forma eficiente de acalmar o corpo e a mente, mas também é possível pôr em prática outras estratégias que auxiliem a relaxar e reduzir o estresse, como caminhar, meditar por alguns minutos, praticar yoga ou outros exercícios relaxantes. Sugerimos a leitura do artigo benefícios da meditação para o corpo.
  • Dormir e descansar o suficiente: esta é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e ajudar a controlar as pápulas de estresse e outros sintomas relacionados.

Em casos mais graves em que os sintomas se agravem ou as lesões durem mais de seis semanas, será necessário:

  • Corticosteroides, como a prednisona.
  • Um anticorpo monoclonal, como o omalizumabe.
  • Ciclosporina para tratar a inflamação.
  • Medicamentos para reduzir a vermelhidão e o inchaço.

Nos casos em que houver inchaço nos lábios ou na face acompanhado de dificuldade para respirar, deve-se ir urgentemente ao pronto socorro mais próximo, pois isso pode levar a uma situação grave.

Remédios caseiros para aliviar as manchas na pele por estresse

O uso de remédios naturais e também fazer algumas mudanças de hábitos é outra opção para o alívio das manchas na pele por estresse, já que em alguns casos se pode evitar o uso de medicamentos mais fortes. Você pode tentar o seguinte, mas se não melhorar, verifique sua situação com seu médico e siga o tratamento prescrito.

  • Tomar um banho relaxante com água morna, aveia e leite.
  • Usar loções para peles sensíveis, sem fragrâncias ou corantes.
  • Manter-se hidratado durante todo o dia.
  • Diminuir o consumo de substâncias que aumentem o estresse e afetem a pele. Para isso, pode-se começar por reduzir o álcool e a cafeína.
  • Aplicar um cataplasma de ervas para desinflamar a pele.
  • Evitar as duchas de água quente, estar em lugares úmidos e de temperatura elevada.
  • Não use roupa justa ou que friccione a área das pápulas.

Agora que você já sabe os sintomas e como tratar as manchas de pele por estresse, recomendamos este outro artigo sobre o que o nervosismo pode causar na pessoa?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Bedin, C., del Carmen Gimenez, P. R., & Bedin, G. (2007). Urticaria. Causas y Tratamiento. Revista de Posgrado de la VIa Cátedra de Medicina, 172, 8-11.
  • DE CASTRO, G. C. URTICARIA.
  • Inflamaciones, M., & Garzon, A. ¿ Cómo tratar la urticaria o angioedema por estrés? Síntomas, Tratamiento, Complicaciones.
  • Vigan, M. (2008). Urticaria. EMC-Tratado de Medicina, 12(3), 1-5.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Manchas na pele por estresse: como são, por que aparecem e como tratar