Alterações na mesntruação

Minha menstruação foi embora depois voltou, por quê?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 3 fevereiro 2021
Minha menstruação foi embora depois voltou, por quê?

A menstruação é uma amostra de quão completo e perfeito é o organismo feminino. Todos os meses, uma mulher em idade fértil e com o corpo em equilíbrio libera esse tecido que estava esperando para formar uma gravidez, no entanto, como são as características normais da menstruação? É normal que o sangramento pare ou que tenha um novo sangramento quando a menstruação já passou?

A menstruação não é contínua durante os dias em que aparece. Podendo parar por algumas horas e depois voltar, mas você deve saber que não é normal que, depois de ter passado completamente, apareça um novo sangramento. Se isso acontecer, deve ficar atenta diante da possibilidade de estar com problemas, como uma gravidez ectópica ou alterações hormonais.

Se você quer saber detalhadamente porque a menstruação vai embora e depois volta, continue lendo este artigo do ONsalus para entender as causas possíveis.

Quantos dias dura a menstruação?

Nos dias anteriores a descida da menstruação as paredes do útero se engrossam para permitir que um óvulo fecundado seja implantado. Este novo tecido cresce todo mês na esperança de que um bebê cresça junto com ele. Isto acontece desde que surge a ovulação. Secreta-se progesterona, a qual aumenta a espessura da camada mais externa do útero. Quando este órgão não tem uma gravidez, os hormônios femininos diminuem. Por este motivo, a camada mais superficial do tecido se desprende e se tem o sangramento vaginal: a menstruação, a qual costuma ter uma duração de 3 a 5 dias.

Alguns dias após ter a menstruação, ocorre a ovulação. Se o óvulo não estiver fecundado, novamente, ocorre a menstruação e, assim, cada mês tem um novo começo do ciclo menstrual feminino.

Dentro da medicina científica atual, considera-se que possa existir certa variabilidade "normal" em relação a quantidade de dias que o ciclo menstrual pode durar, indo desde os 21 aos 35 dias, mas de acordo com formas mais antigas de ver a saúde, como é o caso do Aiurveda hindu, a menstruação deve ser a cada 28 ou 29 dias e a mulher não deve apresentar sintomas incômodos, como: dores, sensação de peso nos seios ou inchaço. Se isto estiver diferente é porque existe um desequilíbrio que precisa ser corrigido e, ao voltar a um estado ótimo de saúde, se impede o aparecimento de outros tipos de complicações no futuro.

Por que a menstruação vai embora e depois volta?

A duração normal da menstruação é de 3 a 5 dias, mas você precisa saber que este sangramento não é perfeitamente constante durante estes dias. Haverá momentos de mais sangramento e outros de menos. Você pode passar horas e até mesmo um dia sem ele e vê-lo novamente em manchas na roupa íntima.

Além disso, se teve sua menstruação normalmente e, depois de alguns dias ou um pouco mais, tem novamente um sangramento abundante, pode pensar em outras causas, como:

Alterações hormonais

O sistema hormonal pode não estar funcionando adequadamente por diferentes motivos. Se isto acontecer, você pode apresentar menstruação ou ovulação em outros momentos do ciclo. Isto pode acontecer com você se:

  • Trocou suas pílulas anticoncepcionais;
  • Está na adolescência;
  • Está chegando na menopausa.

Problemas na tireoide

A tireoide administra várias das funções metabólicas do organismo. Se houver um desequilíbrio na secreção de hormônios, ela pode alterar sua menstruação ou provocar sangramentos fora da mesma.

Dispositivo intrauterino (DIU)

Este método anticoncepcional provoca uma inflamação no útero. Pode causar o aparecimento de sangramentos intermenstruais.

Gravidez

O início de uma gravidez pode surgir com um pequeno sangramento, o qual é conhecido como sangramento de escape.

A perda de uma gravidez, conhecida como aborto espontâneo, também pode levar ao aparecimento de um sangramento inesperado fora da data de menstruação.

Por outro lado, a fecundação de um óvulo fora do útero pode gerar um sangramento ralo e escuro. Este problema é conhecido como gravidez ectópica e se trata de uma emergência médica.

Síndrome do ovário policístico

Se existem cistos no ovário, é possível que apareça um sangramento fora da menstruação. Também se pode apresentar pelos faciais, sobrepeso e acnes, entre outros sintomas que você pode ver no artigo Ovários policísticos: sintomas, causas e tratamento.

Por estes motivos, se você tem um sangramento abundante ou escasso fora da sua menstruação, deve consultar um médico, já que embora a maioria das causas sejam leves e não você terá problemas mais sérios, alguns desequilíbrios podem ser graves.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Minha menstruação foi embora depois voltou, por quê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Goldstein SR, Lumsden MA. Abnormal uterine bleeding in perimenopause. Climacteric. 2017;20(5):414‐420. doi:10.1080/13697137.2017.1358921
  • Benetti-Pinto CL, Rosa-E-Silva ACJS, Yela DA, Soares Júnior JM. Abnormal Uterine Bleeding. Rev Bras Ginecol Obstet. 2017 Jul;39(7):358-368. English. doi: 10.1055/s-0037-1603807. Epub 2017 Jun 12. PMID: 28605821.
  • Bradley LD, Gueye NA. The medical management of abnormal uterine bleeding in reproductive-aged women. Am J Obstet Gynecol. 2016;214(1):31‐44. doi:10.1016/j.ajog.2015.07.044

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Minha menstruação foi embora depois voltou, por quê?