Por que meu rosto está inchado em um lado só?
O rosto das pessoas é geralmente mais ou menos simétrico e a aparência e as dimensões do rosto são as mesmas de um lado e do outro. No entanto, devido a certas circunstâncias, o rosto pode ficar inchado, mesmo só de um lado. Neste sentido, são várias as causas que podem estar por detrás desta inflamação em um dos lados da face, como, por exemplo, infecções virais ou bacterianas, alergias, lesões nas glândulas parótidas ou tiroide, entre outras.
Se está interessado nas causas do inchaço facial unilateral e nos seus respectivos tratamentos, preste atenção a este artigo do ONsalus.
Infecção ou abscesso no dente
O abscesso dentário é uma das principais causas de inchaço facial unilateral. É uma bolsa de pus que se forma na boca ao redor do dente ou na gengiva, causada por uma infecção bacteriana, caracterizada por dor e inchaço na bochecha do lado afetado.
Essa condição deve ser tratada o mais rápido possível, caso contrário, o abscesso pode causar a perda do dente ou a infecção pode se espalhar e se tornar evidente pelos seguintes sintomas:
- Dor de dente intensa e latejante.
- Sensibilidade ao calor e ao frio.
- Febre.
- Gânglios linfáticos inchados.
- Mau hálito.
Tratamento
O dentista avaliará o dente com abscesso e prescreverá antibióticos. Em alguns casos, tratamentos especiais, como um canal na raiz, podem ser necessários para remover o nervo infectado. Além disso, o dentista recomendará enxágues com água salgada e analgésicos para aliviar a dor.
Infecções
Bactérias ou outros microrganismos podem infectar os tecidos faciais, causando infecções superficiais ou até mesmo mais profundas, que podem afetar músculos ou ossos.
Várias infecções são capazes de causar inchaço em um lado do rosto. Essas infecções incluem:
- Infecção dos ossos da face, conhecida como osteomielite.
- Doenças oculares, como blefarite, ceratite ou conjuntivite.
- Sinusite, na qual os seios paranasais são afetados.
Essas patologias são caracterizadas por um aumento de volume, inflamação e até mesmo deformidade da parte da face onde a infecção está localizada.
Tratamento
O tratamento das infecções exigirá antibióticos de acordo com a bactéria causadora da condição, por via oral em casos leves e por via intravenosa em casos graves, bem como medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a condição.
Abscesso cutâneo
Um abscesso cutâneo é uma bolsa de pus que se forma debaixo da pele e é causado por bactérias que penetram na pele por meio de um corte ou arranhão. Os sintomas que ocorrem são:
- Caroço grande, vermelho e inchado de pus.
- Febre e calafrios podem estar presentes.
- Dor no corpo devido à infecção.
Tratamento
O abscesso cutâneo requer tratamento médico quando é grande ou corre o risco de crescer, pois pode afetar seriamente a pessoa. Quando os abscessos são pequenos, eles podem se curar sem tratamento. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma punção para drenar o material purulento.
O médico prescreverá antibióticos para matar as bactérias causadoras da doença, bem como analgésicos e anti-inflamatórios para a dor e a inflamação.
Sialolitiase
A presença de cálculos nos dutos salivares é conhecida como sialolitíase. É uma condição comum que danifica as glândulas salivares e os cálculos podem ser tão pequenos quanto poeira ou tão grandes quanto pedras. Isso pode causar inchaço grave e dor na mandíbula.
Tratamento
O dentista será o responsável pelo tratamento dessa condição. Para isso, ele massageará o duto onde o cálculo está localizado e também fará uma massagem no local:
- Manter-se hidratado.
- Aplique compressas de água morna no canal onde o cálculo está localizado.
- Chupar gotas de limão ou outros doces duros e azedos durante o dia para produzir mais saliva.
- Instrua o dentista a tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, para aliviar a dor.
- Se necessário, o dentista recomendará a remoção cirúrgica do cálculo.
Celulite infecciosa
A celulite é uma infecção bacteriana que ocorre nas camadas mais profundas da pele. Ela pode ocorrer em qualquer parte do corpo, embora seja mais comum na parte inferior das pernas, nos pés e no rosto.
Essa condição é evidenciada pelos seguintes sintomas:
- Pele dolorida, aumento e vermelhidão do rosto em uma ou ambas as bochechas.
- Febre.
- Calafrios.
O diagnóstico da celulite é feito por meio de exame físico.
Tratamento
O médico prescreverá antibióticos apropriados, além de manter a ferida limpa e, se necessário, cirurgia para remover o tecido morto. Se as medidas adequadas não forem tomadas, a celulite pode reaparecer, portanto, o sistema imunológico deve ser fortalecido com repouso e uma boa dieta.
Sialoadenite
Infecção bacteriana dos dutos salivares que ocorre com frequência na boca após cirurgia oral e em pessoas idosas que tomam medicamentos que diminuem a produção de saliva.
A sialoadenite é acompanhada por:
- Inchaço na face no lado do duto afetado.
- Febre
- Calafrios
Tratamento
Essa condição é considerada uma emergência médica e deve ser tratada com antibióticos por dez dias em uma unidade de saúde. Em casos graves, pode ser necessária a hospitalização para o uso de antibióticos intravenosos.
Caxumba
A caxumba ou parotidite é uma infecção viral que causa inflamação da glândula parótida, localizada nas bochechas e responsável pela produção de saliva.
A maioria das pessoas foi vacinada contra a caxumba, mas quando ela é contraída, os sintomas podem incluir:
- Inflamação de uma ou ambas as glândulas salivares.
- Febre
- Dor de garganta ou dor no lado inchado do rosto.
- Dificuldade para comer.
- Mal-estar geral.
- Dor de cabeça.
Tratamento
Essa infecção é causada por um vírus, portanto, não requer antibióticos. Normalmente, ela se resolve sozinha com tratamento sintomático com analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios, além de repouso.
Hipotireoidismo
O hipotireoidismo ocorre devido a uma tireoide hipoativa, em que a produção de hormônios pela glândula tireoide é insuficiente. Isso faz com que a atividade metabólica do corpo fique lenta e pode ser causada por:
- Doença autoimune.
- Cirurgia da tireoide.
- Terapia de radiação
- Uso de determinados medicamentos.
- Gravidez
- Níveis altos ou baixos de iodo
O hipotireoidismo é caracterizado por inchaço no rosto, sensação de frio, ganho de peso, batimentos cardíacos lentos e mau humor.
Tratamento
O médico prescreverá hormônios tireoidianos diários, além de exames de sangue regulares e monitoramento para garantir que a glândula tireoide esteja funcionando adequadamente.
Reação alérgica
Quando o corpo entra em contato com um alérgeno, ocorre o que é conhecido como reação alérgica, que se caracteriza por inflamação e inchaço como um mecanismo de proteção do tecido. Algumas pessoas reagem com uma reação alérgica quando entram em contato com poeira, alimentos ou pólen e podem apresentar:
- Um lado ou todo o rosto inchado.
- Dormência dos lábios.
- Urticária.
- Manchas ou inchaços vermelhos.
- vermelhidão nos lábios.
Tratamento
O tratamento médico pode incluir medicamentos anti-histamínicos para reverter a reação alérgica, bloqueando o efeito químico que causa o inchaço e a coceira.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu rosto está inchado em um lado só?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.
- Barbarroja-Escudero, J., de Mon Soto, M. Á., Antolín-Amérigo, D., & Sánchez-González, M. J. (2013). Reacciones alérgicas. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 11(29), 1769-1777.
- Elizalde, J. C., Banegas, K., Estomatognática, P., & Reinoso, O. E. S. Paperas.
- Pineda, J., Galofré, J. C., Toni, M., & Anda, E. (2016). Hipotiroidismo. Medicine-Programa de Formación Médica Continuada Acreditado, 12(13), 722-730.
- Sapien, A. P. C. (2019). SIALOADENITIS BACTERIANA RECURRENTE ASOCIADA A SIALOLITIASIS: INFORME DE UN CASO CLÍNICO. e-Gnosis, 17.
- Zawels, E. A. (1911). Los abscesos tuberculosos de la cara y los abscesos de origen dentario. La Odontología: Revista mensual de cirugía y prótesis dental, 20(10), 520-525.