Partilhar

Como evitar AVC

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 14 março 2018
Como evitar AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal causa de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em consequência do AVC, fazendo um total de mais de 100 mil mortes por ano(1). O AVC é uma alteração repentina da circulação cerebral que danifica a função de uma parte do cérebro. Pode ser comparado ao infarto do coração, mas ocorre no cérebro e é caracterizado principalmente pelo jeito repentino com que surge, fazendo com que seja difícil de prever e afetando, na sua maior parte, as pessoas mais velhas. Podemos diferenciar dois tipos de AVC: os hemorrágicos e os isquêmicos. O primeiro ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe e o segundo quando uma artéria é obstruída por um coágulo, também conhecido por derrame cerebral. No ONsalus, explicamos algumas dicas para prevenir o AVC e indicamos quando você deve ir ao médico caso apresente sintomas.

Também lhe pode interessar: AVC: sintomas, causas e tratamento

Seguir uma dieta mediterrânea

A dieta mediterrânica é um estilo de vida. É caracterizada pelo consumo de vegetais, juntamente com azeite e consumo moderado de peixes, aves, ovos e produtos lácteos, deixando a carne em último lugar, especialmente nas refeições. É um tipo de alimentação que fornece todos os nutrientes que precisamos e que permite que tenhamos uma dieta equilibrada. É fundamental para poder ter uma vida saudável e evitar várias doenças. Além disso, você pode utilizar a dieta mediterrânea para se livrar de uns quilos a mais.

Exercício físico contra o AVC

Uma vez aplicada a dieta mediterrânea, devemos complementá-la praticando exercício físico. Não é necessário fazer exercício todos os dias: correr algumas vezes por semana, começar em uma aula de spinning ou caminhar regularmente pode ser suficiente. O objetivo é manter o nosso corpo ativo contra o estilo de vida sedentário, o que vai ajudar a manter as artérias limpas e o coração forte. Além dos benefícios físicos, a pratica de esportes também traz benefícios psicológicos como o aumento da autoestima, a diminuição da tensão arterial e do estresse e uma melhora no bem estar geral.

Combata o estresse

Está provado que pessoas sob estresse constante sofrem de um maior número de problemas físicos e psicológicos. Alguns deles vão desde mudanças de humor, aumento da pressão arterial a doenças no sistema imunológico e resistência a doenças cerebrais. É por isso que devemos tirar um tempo para nós mesmos, para viajar, tirar um cochilo, estar com os amigos e com a família e desconectar do trabalho. Ter uma vida mais relaxada ajuda a prevenir o AVC e a ter uma vida muito mais saudável.

Como evitar AVC - Combata o estresse

Diga adeus ao tabaco

Sem dúvida que o tabaco é prejudicial para a saúde. Já não vemos anúncios em que os médicos aparecem fumando (criados para que as tabaqueiras não vissem as suas vendas diminuírem) há muitos anos. Agora, estamos muito bem informados e sabemos o que é levar um cigarro à boca: a verdade é que o tabaco aumenta consideravelmente a possibilidade se sofrer um AVC. Deixar de fumar apenas traz vantagens, pelo que agora pode ser um bom momento para fazê-lo!

Você sabia que...

  • Depois de 20 minutos sem fumar, o nosso ritmo cardíaco e a pressão sanguínea estabilizam;
  • Após 8 horas, o nível de monóxido de carbono e oxigênio estabilizam e nos sentimos com mais energia;
  • 24 horas depois, reduz a possibilidade de sofrer um AVC;
  • Depois das 72 horas, os nossos brônquios relaxam e a capacidade pulmonar aumenta. Neste ponto, os pulmões começam a se recuperar.

Sucessivamente, o nosso corpo vai recuperando dos efeitos nocivos do tabaco e as possibilidades de sofrer um AVC diminuem.

Conheça a tensão arterial e os níveis de colesterol

A hipertensão é uma das principais causas de AVC, aumentando consideravelmente as chances de sofrer de um, fazendo com que o coração exerça um esforço excessivo para transportar o sangue ao cérebro. Por isso, é fundamental realizar verificações periódicas da tensão para que esteja sempre controlada.

O colesterol provoca a obstrução das artérias encarregues de transportar o sangue ao cérebro. É mais um motivo para você fazer uma analítica de sangue que permita conhecer os seus níveis e reduzi-los!

Cuidado com o peso

A obesidade está relacionada com o colesterol e com o sedentarismo. Ambos os problemas podem ser solucionados com uma dieta mediterrânica na nossa alimentação e com a prática de exercício. Manter o nosso corpo saudável é fundamental para prevenir doenças, pelo que baixar o peso é uma solução muito eficaz para reduzir as possibilidades de sofrer um AVC.

Como evitar AVC - Cuidado com o peso

Manter o cérebro ativo

Devemos estimular o nosso cérebro para mantê-lo saudável, alerta e ativo. Adquirir bons hábitos como: ler todos os dias um pouco, tocar um instrumento e aprender coisas novas vai ajudar a fazer com que o cérebro não estagne com os anos e torná-lo mais resistente às consequências de um AVC. Isto não quer dizer que você possa evitar ter um acidente vascular cerebral realizando estas ações, mas elas podem ajudar notavelmente caso você sofra de um.

Controlar os níveis de açúcar e dormir

A diabetes afeta os vasos sanguíneos danificando os tecidos. Como explicado anteriormente, é fundamental mantê-los em boas condições para que o sangue que eles transportam chegue corretamente às diferentes partes do corpo. Caso o sangue não chegue corretamente ao cérebro, pode ocorrer um AVC.

Por último, dormir é fundamental para poder manter corpo e mente saudáveis, ajudando no funcionamento correto do sistema cardiovascular.

Como detectar um AVC?

As chaves para detectar um AVC são 3. Não é necessário que ocorram os 3 fatores em simultâneo para que seja relevante, você deve agir perante qualquer um deles individualmente.

  1. Levantar os dois braços: Quando existe uma sensação de fraqueza nos braços ou pernas, devemos levantar os dois braços ao mesmo tempo e, posteriormente, as duas pernas ao mesmo tempo. Caso você não consiga levantar um dos braços ou pernas, é provável que se trate de um sintoma de AVC;
  2. Sorria: A paralisia facial é um dos sintomas do AVC. Caso um dos dois lados da boca permanecer imóvel, você deve agir rapidamente;
  3. Perguntar coisas concretas: Outro dos sintomas de AVC é a dificuldade na fala na compreensão. Um conselho prático é perguntar o que é um objeto em concreto. Caso você sinta dificuldade para falar, como mudanças na ordem das sílabas, peça ajuda médica imediata.

Sintomas de AVC - os mais comuns

  • Falta de força nos braços, pernas e/ou rosto;
  • Alterações na sensibilidade dos braços, pernas e/ou rosto;
  • Alteração da fala e o entendimento. Problemas em se expressar;
  • Dor de cabeça repentina;
  • Perda total ou parcial da visão;
  • Perda de equilíbrio, vertigens.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar AVC, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Referências
  1. http://www.fmrp.usp.br/acidente-vascular-cerebral-avc-e-a-segunda-principal-causa-de-morte-no-brasil/

Escrever comentário sobre Como evitar AVC

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar AVC
1 de 3
Como evitar AVC

Voltar ao topo da página