Partilhar

Corrimento com cheiro de queijo: causas

Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 24 janeiro 2019
Corrimento com cheiro de queijo: causas

Durante o ciclo menstrual, o corrimento vaginal vai mudando de textura, odor e cor. Estas alterações estão dentro da normalidade, no entanto, sempre devemos prestar atenção quando observamos alguma alteração de destaque. De forma geral, a maioria das alterações no corrimento vaginal está relacionada alterações nos próprios níveis hormonais do ciclo menstrual da mulher, contudo, em alguns casos são sinal de alerta para possíveis infecções.

O odor é um dos principais indicadores de doenças através do corrimento, por exemplo, o corrimento com odor de peixe é um dos sintomas da vaginose. Em alguns casos, pode acontecer que a mulher se questione quando apresenta corrimento com cheiro de queijo. No seguinte artigo do ONsalus, falhamos detalhadamente sobre o corrimento com cheiro de queijo: causas.

Também lhe pode interessar: Estou com candidíase, posso ter relação?

Corrimento com cheiro de queijo: causas

A causa do corrimento com odor de queijo é uma infecção por leveduras, também conhecida como candidíase. A candidíase é uma infecção fúngica causada pela levedura Cândida. Pode afetar várias partes do corpo, no entanto, a vagina tem as condições ideais para que se desenvolva ali. Esta levadura prolifera na vagina quando há uma alteração na flora vaginal, algo que pode acontecer por diversos motivos. Entre as causas da candidíase e do cheiro de queijo no corrimento, encontramos:

  • A ingestão de certos medicamentos, em sua maioria antibióticos, embora também possa acontecer com outros fármacos como os anticoncepcionais.
  • Alterações hormonais, sejam próprias do ciclo menstrual, causadas pela gravidez ou por qualquer outra causa.
  • Níveis elevados de açúcar no sangue.
  • Doenças como a diabetes.
  • Pessoas com um sistema imunológico debilitado.

Seja como for, quando a flora bacteriana da vagina se desequilibra, surge o ambiente ideal para este tipo de fungo proliferar, causando sintomas como o corrimento com cheiro de queijo. Em seguida, te falamos sobre o resto dos sinais para identificar a candidíase.

Corrimento branco com cheiro de quejo: candidíase

Como já explicamos, o corrimento branco com cheiro de queijo cottage ou coalho é um dos sintomas da candidíase. No entanto, existem outros sintomas que podem te ajudar a identificar esta condição. No entanto, você deve ter em conta que, além da candidíase, alguns destes sintomas também são compartilhados com outros problemas vaginais, por isso que sempre é recomendado visitar o ginecologista para que ele te dê um diagnóstico preciso. A seguir te falamos sobre os sintomas da candidíase:

  • Corrimento com cheiro de queijo coalho ou cottage.
  • Corrimento branco com grumos.
  • Irritação vaginal.
  • Dor na vagina.
  • Dor abdominal.
  • Dor ao ter relações sexuais.
  • Ardência ao urinar.
  • Erupções avermelhadas na vulva.

Corrimento com cheiro de queijo na gravidez

A gravidez é uma época de grandes mudanças em todos os níveis. Como não podia ser de outra forma, o corrimento vaginal também sofre alterações e, entre as que pode sofrer, está o corrimento com cheiro de queijo. Neste caso, a origem é a mesma, posto que a infecção por leveduras durante a gravidez é algo bastante normal, afetando 38% das grávidas[1].

Por um lado, tendo em conta que se está criando uma nova vida em seu interior, é normal que aconteçam alterações hormonais que favoreçam a proliferação da cândida na vagina. Por outro lado, durante a gravidez é normal que se aumentem os níveis de açúcar no organismo, outro dos principais fatores que promove o aparecimento da candidíase. É por isso que, normalmente, não se pode encontrar uma única causa, mas sim de que se trata de uma união de fatores que favorecem a candidíase e o corrimento com odor de queijo na gravidez.

Você não deve se preocupar muito com uso, como já dissemos, estes tipos de infecções são muito normais durante a gestação, seja pelo aumento dos estrógenos quanto pelas alterações dos níveis de glicose no sangue. Não obstante, caso detecte algum dos sintomas mencionados, é essencial informar o seu ginecologista ou obstetra.

Não existe nenhum estudo que indique algum risco para o bebê, no entanto, é possível que ele seja contagiado durante o parto através do contato com a vagina. É por isso que se torna necessário tratar a candidíase com rapidez, de modo a que, no momento do parto, já não exista esta infecção. Seja como for, não influencia de nenhuma forma o risco de aborto ou de parto prematuro, assim como não existe possibilidade do bebê ser contagiado pelo cordão umbilical.

Cheiro de queijo no corrimento: tratamento

Se você quer eliminar o cheiro de queijo no corrimento vaginal, deve atacar a raiz do problema, ou seja, tratar a candidíase. Por isso, você deve ir ao ginecologista para que ele estabeleça as causas exatas do problema e indique qual é o melhor tratamento. Nesse momento, será necessário fazer uma análise completa. Ela é pontual? Acontece frequentemente com você? Qual é a causa? Deste modo, o médico poderá receitar o melhor tratamento. Em seguida, te falamos dos tratamentos para o corrimento com cheiro de queijo.

Tratamento para a candidíase

O principal tratamento para acabar com a candidíase é o uso de antimicóticos. Existem diferentes formas de aplicação, mas as duas mais comuns são a aplicação através de cremes vaginais ou a introdução de óvulos na vagina. Não há um tempo específico determinado para a duração deste tratamento. Dependendo do quão forte for este medicamento, devem ser usadas doses menores ou maiores, inclusive em alguns casos é possível acabar com a infecção com apenas uma dose. Em outros casos, o tratamento durará alguns dias ou uma semana, seja como for, sempre é necessário seguir rigorosamente as indicações do ginecologista.

Como prevenir o corrimento com cheiro de queijo

Estes conselhos são imprescindíveis quando tiver candidíase, no entanto, deveria usá-los no seu dia a dia, de modo que te ajude a prevenir o corrimento com odor de queijo:

  • Nunca faça duchas vaginais: estes tipos de duchas acabam com a flora vaginal própria da vagina, fazendo com que as leveduras proliferem mais facilmente.
  • Não use absorventes internos: enquanto durar a candidíase, é melhor não usar absorventes internos. Converse com seu ginecologista para saber qual é o melhor método de acordo com o tratamento que estiver fazendo.
  • Abstinência: enquanto não tiver curado a candidíase, evite ter relações sexuais para garantir que a infecção se espalha.
  • Não se coce: por muito intensa que seja a coceira, você não deve se coçar, pois isto te causará ainda mais coceira e irritação.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento com cheiro de queijo: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. Torres, Karleidy, Soto, Augusto, Sandrea, Desiré, Villalobos, María, Rodríguez, Agustin, Hassanhi, Manzur, & Mesa, Luz Mila. (2005). Candidiasis vaginal en primigestas. Revista de Obstetricia y Ginecología de Venezuela, 65(2), 55-58. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0048-77322005000200002
Bibliografia
  • SOPER. David E., MD, J. Marion Sims Professor, Department of Obstetrics and Gynecology, Medical University of South Carolina. Infecção vaginal fúngica (candidíase). Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/infec%C3%A7%C3%B5es-vaginais-e-doen%C3%A7a-inflamat%C3%B3ria-p%C3%A9lvica/infec%C3%A7%C3%A3o-vaginal-f%C3%BAngica-candid%C3%ADase> Acesso em 24 de janeiro de 2019.

Escrever comentário sobre Corrimento com cheiro de queijo: causas

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Liliana
corrimento com cheiro de queijo na gravidez, o que pode ser?
A sua avaliação:
Soraia
Tenho corrimento com cheiro de queijo cottage, me ajudou.

Corrimento com cheiro de queijo: causas
Corrimento com cheiro de queijo: causas

Voltar ao topo da página