Tremores

Como parar de tremer de nervoso nas mãos

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 6 setembro 2022
Como parar de tremer de nervoso nas mãos

Estar diante de uma situação estressante que te cause nervosismo pode causar uma resposta imediata no organismo como, por exemplo, um tremor nas mãos ou até mesmo em todo o corpo. Isto pode surgir, por exemplo, na hora de fazer uma prova, diante de um entrevista de emprego ou ao viajar de avião.

Esta reação não deve ser um motivo de preocupação, já que é algo comum do organismo e pode servir de proteção para saber que você está diante de uma situação de risco.

Continue lendo este artigo do ONsalus, no qual te explicamos como parar de tremer de nervoso nas mãos e por que você treme quando está nervoso.

Também lhe pode interessar: Calafrios sem febre: causas e tratamentos

Índice

  1. Por que tremo quando fico nervoso?
  2. Quando se preocupar com o tremor nas mãos
  3. Como parar de tremer de nervoso nas mãos

Por que tremo quando fico nervoso?

A tremedeira na mão é uma resposta fisiológica natural que nos ajuda a reconhecer um momento de perigo no qual podemos estar em risco. Em alguns casos, este tremor por nervosismo pode ser um alerta de que você deve escapar ou se defender de tal situação.

O tremor é um sintoma causado pelo sistema nervoso. Em momentos de nervosismo, seu corpo começa a liberar hormônios do estresse, como a adrenalina, aumentando a circulação sanguínea no corpo, a qual produz a contração dos músculos do corpo para prepará-lo para uma resposta de luta ou fuga do sistema nervoso simpático. Desta forma, é como se o tremor fosse causado em associação ao nervosismo, ansiedade ou estresse.

Quando se preocupar com o tremor nas mãos

O tremor nas mãos deve ser motivo de preocupação quando é muito forte e te impede de fazer as atividades do dia a dia que normalmente faz. Conforme não for capaz de controlar o nervosismo, o tremor aumentará, o que pode causar problemas no seu desenvolvimento normal.

Podem haver sinais de que este está ficando mais grave e pode vir a se tornar persistente caso esteja associado a outras condições. Diante disso, é importante consultar um médico, que pode ser um especialista em neurologia, para que faça uma avaliação médica minuciosa e, caso seja necessário, solicite exames complementares de sangue e uma tomografia computadorizada cerebral para determinar a origem do tremor.

Se você está tomando algum medicamento devido a uma doença pré-existente, deve avisar seu médico para que reveja a dosagem do medicamento e descarte que seja resultado de uma condição agregada.

Neste outro artigo falamos sobre os sintomas e tratamento da doença de Parkinson.

Como parar de tremer de nervoso nas mãos

Caso se tratem de situações temporárias, que surgem de vez em quando, como por exemplo, ao falar em público, este tipo de tremor pode ser controlado com técnicas de relaxamento, ou seja, alguns exercícios. Para parar de tremer de nervoso nas mãos isso, você deve praticar:

  • Respiração profunda: se começar a respirar de forma lenta e pausada, seu corpo se tranquilizará. Diminuir a respiração pode ajudar a deter a avalanche de hormônios do estresse e, desta forma, controlar o tremor nas mãos por nervosismo.
  • Medite durante um minuto: talvez você ache que precisa de muito tempo para meditar, mas isso não é verdade, qualquer quantidade de tempo que investir em uma meditação pode te ajudar a relaxar e se desestressar. Com um minuto de meditação, pode fazer com que os tremores nas mãos desapareçam.
  • Saia para caminhar: uma forma de liberar a adrenalina acumulada no seu organismo é caminhando. Você pode fazer isso diariamente e em qualquer lugar, inclusive ao ar livre. Isto fará com que relaxe e se sinta em paz consigo mesmo e com o mundo ao seu redor, melhorando o tremor nas mãos.
  • Pratique atividades físicas: a prática diária de um esporte ou uma rotina de exercícios pode ser uma excelente opção para diminuir tanto o nervosismo quanto o estresse que vive diariamente. A atividade física pode ser uma saída para toda essa energia que está acumulada em seu organismo.
  • Preste atenção ao consumo de cafeína: não tome café em excesso, já que muita cafeína faz mal para o organismo, especialmente, se você está nervoso ou está sob uma situação de estresse. O consumo excessivo desta substância pode ser um ativador para que apareçam os tremores nas mãos e em outras partes do corpo.
  • Durma bem: o sono oferece diversos benefícios para a saúde e os tremores podem piorar se você não dormir o suficiente. O ideal é que durma entre 7 e 8 horas cada noite para reduzir o nervosismo e o estresse, e melhorar os tremores nas mãos progressivamente.

Em casos onde os tremores nas mãos surjam de forma persistente, você deve buscar ajuda especializada, como um psicoterapeuta, o qual te ajudará a canalizar o nervosismo e o estresse que enfrenta diariamente.

Agora que você já sabe como parar de tremer de nervoso nas mãos, no seguinte artigo pode ver mais conselhos eficazes para controlar a ansiedade.

Como parar de tremer de nervoso nas mãos - Como parar de tremer de nervoso nas mãos

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como parar de tremer de nervoso nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Bibliografia
  • Gironell, A. (2011). Temblor. Marge Books.
  • Kierkegaard, S. (2022). Temor y temblor. Lindhardt og Ringhof.
  • López, M. D. C. O., Weber, F. R., & Sánchez, L. E. A. (2009). Diagnóstico diferencial del temblor. Acta médica grupo ángeles, 7(3), 143-149.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como parar de tremer de nervoso nas mãos