Partilhar

É normal sair leite da mama não estando grávida?

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. Atualizado: 24 maio 2018
É normal sair leite da mama não estando grávida?

A galactorreia é um distúrbio associado a muitas causas diferentes que consiste na secreção anormal de leite através dos mamilos da mulher sem estar grávida. Esta secreção pode ocorrer nos dois peitos e pode até mesmo surgir sem qualquer estímulo como apertar o mamilo. A cor, a composição e a consistência do leite ou do líquido podem variar. A galactorreia deve ser distinguida da secreção purulenta (infecção), sanguinolenta (neoplasia), mucoide verde (condição fibroquística) e sebácea (pseudo-secreção).

Em alguns casos, a secreção do mamilo indica mudanças tão insignificantes que desaparece sozinha. A maioria das condições associadas à secreção anormal do mamilo não é maligna e, geralmente, não indicam câncer. No entanto, perante este sintoma é essencial conhecer a causa para tratar adequadamente a condição e interromper a supuração de leite. Nesse artigo do ONsalus, respondemos a uma das perguntas mais comuns entre as mulheres: É normal sair leite da mama não estando grávida?

Também lhe pode interessar: Líquido saindo da mama quando aperta: causas

Saindo leite da mama, o que pode ser?

Muitas condições podem estar na origem da secreção dos mamilos. No entanto, quando a substância drenada é leite e a mulher não está grávida, se considera que está sofrendo de galactorreia. Esta condiç4ao é mais frequente em mulheres na puberdade ou na menopausa e, apesar de ser semelhante a leite materno, o líquido supurado pode ter alterações a nível de cor e consistência. A galactorreia também é mais comum em mulheres que já estiveram grávidas antes.

Este transtorno pode provocar secreção nos dois mamilos, mesmo sem apertá-los. É uma condição que pode afetar 20% das mulheres com ciclos menstruais normais e níveis de prolactina regulares no sangue. Embora seja menos frequente, a galactorreia também pode afetar homens e crianças.

Causas da galactorreia

A hormona prolactina é a responsável pelo estímulo da produção do leite nas glândulas mamárias. Por esse motivo, qualquer alteração desta substância no corpo da mulher não grávida pode fazer com que os seus mamilos supurem leite. Contudo, também existem mulheres que sofrem de galactorreia e os seus níveis de prolactina no sangue são normais. Outras causas associadas à galactorreia são:

  • Em 50% dos casos, a origem da galactorreia é desconhecida e, em 25%, é provocada pela formação de adenomas pituitários ou prolactinomas, tumores benignos que requerem uma ressonância magnética do crânio para serem diagnosticados, especialmente onde se localiza a hipófise.
  • O uso de drogas ou medicamentos antidepressivos e anti-hipertensivos também pode provocar galactorreia.
  • Algumas pessoas que preferem tratar as suas condições com suplementos naturais como a urtiga, anis, funcho e cardo santo experienciam galactorreia como efeito secundário do consumo dessas ervas.
  • O leite sai dos mamilos através dos condutos galactóforos. O uso de sutiãs muito apertados ou de tamanho errado pode inflamar e irritar os seios e esses condutos e provocar a secreção do mamilo não estando grávida.
  • A insuficiência renal, o hipotiroidismo e a cirrose hepática são condições que podem provocar secreção na mama sem gravidez.
  • Traumas nos seios, mastite, síndrome de ovário policístico e herpes zóster.
  • Estresse e ansiedade.
É normal sair leite da mama não estando grávida? - Causas da galactorreia

Sintomas de galactorreia

O sintoma principal da galactorreia é a secreção de um líquido branco e leitoso através dos mamilos. A substância também pode ter um tom amarelado ou esverdeado. Além da secreção, também podem surgir os seguintes sintomas:

  • Atraso do período menstrual.
  • Ausência do período por um tempo prolongado sem estar grávida.
  • Hemorragias vaginais entre menstruações.
  • Dores de cabeça fortes.
  • Diminuição da qualidade da visão.
  • Diminuição da libido.
  • Crescimento do pelo corporal no peito ou no queixo.
  • Acne repentino.
  • Prisão de ventre.

Sai leite da minha mama, o que fazer?

Qualquer alteração nos seus seios, quer seja na forma, tamanho ou secreção repentina de qualquer substância através do mamilo requer atenção médica imediata. No geral, quando a secreção é leitosa e ocorre nas duas mamas ao mesmo tempo, não costuma ser indício de nenhuma condição alarmante. No entanto, se o líquido se sai da mama é transparente ou parece ter sangue, costuma estar associado a enfermidades mais preocupantes.

É importante que você verifique se os mamilos supuram leite sem necessidade de apertá-los, já que este sintoma também será muito útil para que o seu médico faça um diagnóstico rápido. É essencial que você não toque nos seus seios para evitar irritá-los e que tenha em mente que a secreção da mama raramente está relacionada com a presença de tumores malignos ou câncer mamário. No geral, sempre é provocada pela presença de cistos benignos ou de alterações na produção da hormona prolactina.

É possível que, para descartar condições mamárias, o seu médico peça que você faça uma ecografia mamária, exame que observa a composição do seu peito e dos condutos que transportam o leite em detalhe. Também pedirá uma série de exames de sangue e uma ecografia abdominal para observar os seus ovários.

Em alguns casos, nunca se chega a encontrar a causa da galactorreia e o transtorno desaparece sozinho, sendo importante manter a calma durante as visitas médicas e evitar uma preocupação desnecessária.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sair leite da mama não estando grávida?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre É normal sair leite da mama não estando grávida?

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Rosiane alves coelho
E normal sair um líquido do peito sem estar grávida a minha menstruação vai vir no dia 22de Janeiro
Fernanda Lopes silva
Estou muito preocupada, porque está saindo uma secessão do meu seio direto.nao tomo anticanticoncepcional pelo menos aos dez ano eu não to grávida.

É normal sair leite da mama não estando grávida?
1 de 2
É normal sair leite da mama não estando grávida?

Voltar ao topo da página