Partilhar

Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções

 
Por Leonardo Simon. 6 fevereiro 2020
Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções

A técnica de escovação dental é uma parte importante do nosso dia a dia e um dos pilares da higiene pessoal. Escovar os dentes adequadamente é algo fundamental, uma vez que te dará um hálito agradável e sua dentição ficará limpa e fresca. Recomenda-se que, para ter dentes fortes e saudáveis, as pessoas escovem ao menos três vezes ao dia com uma pasta de dentes e uma escova de cerdas adequadas. Além disso, os dentistas recomendam o uso de acessórios complementares, como o fio dental e os enxaguantes bucais. Provavelmente, você já sentiu, ao escovar os dentes, uma náusea ou vontade de vomitar e que é mais frequente pela manhã. Se não sabe os motivos mais comuns do ânsia de vómito ao escovar os dentes, este artigo do ONsalus será de muita ajuda.

Também lhe pode interessar: Espinha na língua: causas e soluções

Reflexo faríngeo

Existem casos em que há ânsia ao escovar os dentes ocorre devido a um reflexo faríngeo marcado. É um reflexo da parte posterior da garganta que significa que ela reage quando sente que um objeto se aproxima dela, por isso que contrai os músculos da faringe, desencadeando a ânsia ao escovar os dentes. É uma propriedade fisiológica que a garganta tem para prevenir que você asfixie com algo.

Esta sensação costuma ser mais frequente na região mais posterior da língua, próxima de sua base e onde começa a garganta, por isso que a melhor coisa que você pode fazer é evitar uma escovação muito profunda da língua. Você também pode usar enxaguantes bucais e fazer gargarejos para higienizar a região.

Técnica de escovação

É importante ter uma técnica de escovação dental correta, uma vez que, se feita de forma inadequada, pode te causar ânsias ao escovar os dentes.

Algumas pessoas acreditam que, ao escovar os dentes com bastante força, estão limpando melhor a superfície deles, contudo isto é totalmente falso. Pode acontecer que, ao escovar os dentes com muita força, você toque a parte inferior da garganta, causando, consequentemente, a ânsia de vômito ao escovar os dentes. Por isso, é recomendável escovar seus dentes lentamente e utilizar uma escova de cerdas suaves.

Ânsia de vômito ao escovar os dentes pode ser gravidez?

Para algumas grávidas, as náuseas ou o vômito são um sintoma que afeta seu dia a dia e que é inclusive pior logo após acordarem, embora existam algumas que a apresentam durante todo o dia. Não se conhece com exatidão a razão pela qual surgem as náuseas nas grávidas, contudo, alguns estudos demonstraram que o aparelho digestivo delas está mais sensível às mudanças que são geradas durante a gravidez.

Da mesma forma, como as ânsias estão presentes logo após acordar ou durante o dia, é normal que ao escovar os dentes, sobretudo na primeira escovação, as náuseas se intensifiquem, o que também também acontece com a sensibilidade, de modo que quando a garganta sente que um objeto estranho está se aproximando, provoca a ânsia de vômito que vem desde o estômago. No entanto, você deve saber e entender que esta é uma condição considerada normal.

Como evitar a ânsia de vómito ao escovar os dentes

Existem algumas dicas que podem ajudar a prevenir a ânsia de vômito ao escovar os dentes de manhã:

  • Escove os dentes com uma escova de cerdas suaves ou informe-se sobre as técnicas de escovação corretas.
  • Respire pela boca enquanto escova os dentes. Se você já teve a ânsia, tente respirar profundamente e não pare de fazer isso, uma vez que só piora a condição.
  • Tente relaxar os músculos da garganta, para isso, não tensione-a abrindo muito a boca. Lembre-se que você deve escovar suavemente e não precisa abrir exageradamente a boca.
  • Escolha a pasta de dente que considere mais apta para você. Existem pastam no mercado que são de odor e sabor muito fortes e que podem desencadear as ânsias. Isto é mais comum de surgir em grávidas, uma vez que seu sentido do olfato e estômago estão mais sensíveis.
  • Escove sua língua de dentro para fora, sem pressionar muito e sem levar a escovação tão para trás, com estes movimentos você limpará adequadamente sua língua e evitará as ânsias. Conforme os sintomas melhorarem, você pode ir levando cada vez mais a escovação para trás.
  • Use um enxaguante bucal para aumentar a eliminação de bactérias da boca se sentir que não a limpou corretamente.
  • Se as ânsias estiverem muito acentuadas na hora de escovar os dentes, pare de fazer isso por ora e tente escová-los mais tarde.
  • Escove-se lentamente, com movimentos suaves e pouco a pouco.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.

Escrever comentário sobre Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções

O que lhe pareceu o artigo?

Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções
Ânsia de vómito ao escovar os dentes: causas e soluções

Voltar ao topo da página