Gonorreia

Qual o tempo de cura da gonorreia?

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 16 abril 2023
Qual o tempo de cura da gonorreia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 78 milhões de pessoas contraem gonorreia ou blenorreia a cada ano, sendo uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns na população[1]. É uma infecção bacteriana transmitida sexualmente, seja vaginal, anal ou oralmente quando não se usa preservativo, embora durante a gravidez uma mulher infectada também possa infectar seu bebê durante o parto.

É muito comum que pessoas com gonorreia não apresentem sintomas, portanto, o desconhecimento de que estão doentes facilita sua transmissão a seus parceiros sexuais, pois não tomam as precauções necessárias. Recomenda-se, portanto, que se submeta a testes constantes se você tiver uma vida sexualmente ativa. Se você tem esta doença e quer saber qual o tempo de cura da gonorreia, continue lendo este artigo do ONsalus para esclarecer esta dúvida.

Índice

  1. Sintomas de gonorreia
  2. Qual o tempo de cura da gonorreia?
  3. Quanto tempo dura o tratamento da gonorreia?
  4. Complicações da gonorreia

Sintomas de gonorreia

Esta infecção sexualmente transmissível também é conhecida por ser uma doença silenciosa em muitos casos porque os sintomas podem não aparecer, o que pode ocorrer em 10-15% dos pacientes do sexo masculino e até 80% dos pacientes do sexo feminino, segundo o Departamento de Saúde do Estado de Nova York[2]. Quando a gonorreia apresenta sintomas, às vezes também pode ser confundida com outras infecções na área; por isso, é importante consultar um médico para avaliação.

Os sintomas mais comuns em homens com gonorreia são:

  • Dor ou ardor ao urinar.
  • Secreção na ponta do pênis, que pode ser de cor branca, amarela ou verde.
  • Dor ou inchaço nos testículos.

Enquanto os sintomas de gonorreia nas mulheres incluem o seguinte:

  • Aumento do corrimento vaginal.
  • Dor ou ardor durante a micção.
  • Dor durante o sexo.
  • Dor no abdômen ou na área pélvica.
  • Sangramento vaginal entre períodos

Como a gonorreia pode afetar outras partes do corpo, dependendo da sua localização, outros sintomas podem acompanhá-la, entre eles:

  • Reto: prurido anal, secreção anormal proveniente do reto, dor ao defecar e presença de manchas de sangue ao limpar com papel higiênico.
  • Olhos: dor nos olhos, secreção parecida com pus de um ou ambos os olhos, sensibilidade à luz.
  • Garganta: Dor de garganta e gânglios linfáticos inchados no pescoço.
Qual o tempo de cura da gonorreia? - Sintomas de gonorreia

Qual o tempo de cura da gonorreia?

Quanto tempo leva para a gonorreia desaparecer?

A partir do momento em que se tem gonorreia, geralmente pode levar de alguns dias a uma semana para que os sintomas apareçam e às vezes pode levar até 30 dias, se é que isso acontece. O tempo entre a infecção e a procura de atendimento médico é importante para aliviar a infecção mais rapidamente e evitar complicações.

Algumas pessoas podem se perguntar qual o tempo de cura da gonorreia e é importante saber que a gonorreia não desaparece por si só, portanto, o tratamento médico é necessário para combatê-la, caso contrário, se não for tratada, há o risco de desenvolver uma série de complicações que podem comprometer a saúde do paciente. Além disso, a pessoa infectada pode continuar a espalhar a gonorreia até receber o tratamento adequado.

Também é comum que algumas pessoas evitem o tratamento porque têm vergonha de ter uma doença sexualmente transmissível, mas é uma infecção que pode ser facilmente curada se as instruções do médico forem seguidas. O tratamento é baseado no uso de antibióticos, que podem ser apenas por comprimido, injeção ou ambos, dependendo do grau de infecção, da resistência da infecção e da saúde geral do paciente. Após a medicação, a os sintomas da gonorreia desaparecem após 10-14 dias.

Quanto tempo dura o tratamento da gonorreia?

Você já viu qual é o tempo de cura da gonorreia, mas cabe destacar que o tratamento antibiótico pode ser tomado como dose única ou continuado por 7 dias, que geralmente é o tempo necessário para curar a gonorreia. É essencial não interromper o tratamento se não tiver concluído os dias indicados pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, pois a bactéria poderia permanecer no organismo e reativar a infecção.

A gonorreia pode demorar mais de uma semana para se curar se a bactéria for resistente aos antibióticos administrados, portanto o médico pode mudar para outro tipo de antibiótico. Também pode ser prolongado se a relação sexual durante o tratamento for com um parceiro sexual infectado que não esteja em tratamento, embora a abstinência sexual por 7 dias seja recomendada para evitar tais casos e a propagação da infecção para outros.

Uma vez concluído o tratamento e curada a gonorreia, é essencial o uso de preservativo durante a relação sexual para prevenir possíveis contágios subsequentes, pois a pessoa não está imune a esta doença e pode adquiri-la novamente a qualquer momento.

Qual o tempo de cura da gonorreia? - Quanto tempo dura o tratamento da gonorreia?

Complicações da gonorreia

Como mencionado acima, a gonorreia não se cura sozinha e é essencial tratá-la clinicamente. Quanto mais tempo a gonorreia tarda em curar, maior o risco de complicações e mesmo que não haja sintomas, ela pode levar a complicações:

  • Nos homens, o principal risco é a inflamação do epidídimo, o qual é o tubo que se conecta aos testículos e armazena e transporta o esperma. Se não for tratada, esta complicação pode causar infertilidade.
  • Nas mulheres, a infecção pode se espalhar para o útero e trompas de falópio, levando à doença inflamatória pélvica, que pode resultar em dor crônica no abdômen ou área pélvica, gravidez ectópica, complicações da gravidez e até mesmo infertilidade. Além disso, se você tiver gonorreia durante a gravidez e não for tratado, seu bebê pode ficar infectado durante o parto e desenvolver complicações que ameaçam a vida, tais como cegueira, feridas no couro cabeludo, infecções nas articulações ou no sangue, que podem ser fatais.

Além disso, tanto em homens como em mulheres, ter gonorreia torna-o mais suscetível ao risco de contrair o vírus da imunodeficiência humana ou HIV. Há também a possibilidade da infecção se espalhar para outras partes do corpo, tais como sangue, pele, coração ou articulações, resultando em condições de saúde sérias ou ameaçadoras para a vida.

Agora que você já sabe qual o tempo de cura da gonorreia, não perca este outro artigo em que tiramos várias outras dúvidas sobre a doença: tudo sobre a gonorreia: sintomas, diagnóstico e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o tempo de cura da gonorreia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Referências
  1. Organización Mundial de la Salud (2016). Infecciones de transmisión sexual: http://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/sexually-transmitted-infections-(stis)
  2. Departamento de Salud del Estado de Nueva York (2004). Gonorrea (infección genocócica). Hhttps://www.health.ny.gov/es/diseases/communicable/gonorrhea/fact_sheet.htm
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual o tempo de cura da gonorreia?