menu
Partilhar

Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?

Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 13 janeiro 2021
Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?

As micoses vaginais são um motivo frequente de consulta no ginecologista devido aos incômodos sintomas que provocam. Alguns destes sintomas são: irritação, corrimento e coceira intensa na vagina e vulva. O Fluconazol é um antifúngico indicado para estas doenças, sendo uma delas conhecida como candidíase vaginal, que é a mais frequente. Conhecer o tempo que o Fluconazol demora para fazer efeito assim se começa a tomá-lo é uma das maiores preocupações das pacientes em relação a uma infecção por fungos, por isso, neste artigo do ONsalus responderemos em detalhes a pergunta "quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?".

Também lhe pode interessar: Quanto tempo dura o efeito do laxante?

Para quê serve o Fluconazol?

O Fluconazol é um composto triazólico com um grande espectro de ação. É um medicamento antimicótico que é usado no tratamento e prevenção de infecções causadas tanto por fungos quanto por leveduras, como é o caso da candidíase vaginal ou bucal.

Este medicamento é administrado por via oral, tendo excelentes resultados no tratamento da micose. Deve ser indicado pelo médico e, para poder ser adquirido, é necessária uma receita médica.

É indicado para tratar infecções causadas por fungos como:

  • Candida spp.
  • Cryptococcus neoformans
  • Microsporun spp.
  • Blastomyces dermatitis
  • Histoplasma capsulatum

Além disso, algumas infecções que podem ser tratadas com este medicamento são:

  • Candidíase oral: aparece na boca e ocorre frequentemente em crianças.
  • Candidíase vaginal;
  • Candidíase peniana;
  • Criptococose: esta infecção pulmonar é causada pela inalação de terra contaminada com Cryptococcus neoformans.
  • Onicomicose: é uma infecção fúngica nas unhas.
  • Tinea pedis: é uma infecção por fungos mais comum nos pés.
  • Tinea cruris: é conhecida como a micose da região da virilha.
  • Blastomicose: é uma infecção fúngica que é inalada e entra no corpo pelos pulmões.
  • Pitiríase versicolor: infecção micótica na pele causada pela multiplicação do fungo Pityrosporum ovale, provocando o aparecimento de manchas e lesões cutâneas brancas em certas áreas do corpo.
  • Coccidioidomicose: é uma infecção pulmonar causada pela inalação do fungo Coccidiodes, o qual vive na terra.

Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?

Após ter começado o tratamento com Fluconazol, seu efeito será notado de 24 a 30 horas depois de tomar a primeira dose. É nesse momento que o medicamento alcança uma concentração adequada no sangue e nos tecidos e, desta forma, começará seu efeito terapêutico.

Este remédio é absorvido rapidamente depois de ser ingerido, sua meia-vida dura cerca de 25 horas. 70% da dose ingerida é eliminada sem sofrer modificações.

No caso de uma infecção por fungos na vagina, as mulheres devem esperar por volta de três dias para sentir uma melhora nos sintomas, contudo, é importante saber que algumas mulheres podem se infectar novamente após um mês de terem feito o tratamento.

Uma dose de 150 mg de Fluconazol é segura e eficaz no tratamento da candidíase, por isso você conseguirá aliviar os sintomas rapidamente.

Como tomar o Fluconazol para a candidíase

O médico ou médica responsável deverá orientar. Geralmente, o Fluconazol deve ser tomado em doses de 150 mg, uma vez ao dia, qualquer uma das formas da candidíase pode ser tratada com este medicamento. Dependendo da gravidade, será possível indicar um tratamento por via oral ou via intravenosa.

Caso se trate de uma infecção por fungos na pele por dermatófitos ou por cândida, é indicado 1 comprimido semanal por um período de 2 a 6 semanas.

Fluconazol dose única demora para fazer efeito?

Nos casos de candidíase genital, tanto no homem quanto na mulher, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Caso apareça de forma recorrente, será necessário repetir a dose de 150 mg e, depois de 3 dias, se deve administrar uma dose única mensal por 4 a 12 meses.

Quando se tratar de uma candidíase oral, a dose recomendada também costuma ser de 150 mg diariamente por 7 a 14 dias.

O Fluconazol pode interagir com outros medicamentos?

É importante que você saiba que o Fluconazol pode interagir com certos medicamentos, como os anticoagulantes orais. Além disso, ele pode potencializar o efeito de alguns medicamentos, como:

  • Digoxina;
  • Fenitoína;
  • Clorpropamida;
  • Ciclosporina;
  • Midazolam;
  • Lovastatina;
  • Quinina.

A interação com estes medicamentos pode torná-los tóxicos. A Rifampicina diminui os níveis séricos de Fluconazol, ao contrário da Hidroclorotiazida, que os aumenta. O Fluconazol diminui a metabolização do estrógeno, isto faz com que seus níveis no sangue fiquem mais elevados.

A eficácia dos anticoncepcionais não é afetada por este composto quando é utilizado por curtos períodos de tempo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicação e testes médicos.

Bibliografia
  • FICA, A. (2004). Tratamiento de infecciones fúngicas sistémicas Primera parte: fluconazol, itraconazol y voriconazol. Revista chilena de infectología, 21(1), 26-38.
  • Ruiz-Pérez, N. J., Arriaga-Alba, M., Ocharán-Hernández, M. E., Sánchez-Navarrete, J., Pérez-Cruz, E., del Rocío Montes-Vera, M., ... & Cruz-Rico, J. (2013). Aspectos farmacocinéticos del fluconazol. Revista del Hospital Juárez de México, 80(1), 28-33.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Flaviana
Tô com muito medo desde q soube desse fungo 😪

Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?
Quanto tempo demora para o Fluconazol fazer efeito?

Voltar ao topo da página