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Quanto tempo leva para entrar em forma? Descubra

Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. 1 fevereiro 2018
Quanto tempo leva para entrar em forma? Descubra

Quando uma pessoa aposta numa rotina de exercícios é porque deseja entrar em forma melhorar a sua saúde. No entanto, é bastante comum que alguém deseje saber "quanto tempo leva para entrar em forma?". Apesar de parecer uma questão simples, é necessário ter em conta vários aspetos para conseguir responder. Na verdade, o que significa estar em forma?

As pessoas têm diferentes definições em relação ao significado de "estar em forma". Para uns, isso pode significar correr vários quilômetros por dia, para outros pode ser tão simples como subir ou descer escadas sem perder o fôlego. E ainda, para outros, estar em forma representa ter um rendimento competitivo em vários esportes e atividades. Por esse motivo, neste artigo do ONsalus oferecemos todas as respostas a estas dúvidas: continue lendo e descubra!

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Quanto tempo para ficar em forma?

Não é uma pergunta de resposta fácil, já que tudo depende de como você quer começar e quais são os seus objetivos. Algumas pessoas podem alcançar uma composição corporal saudável em 6 semanas, enquanto outras podem demorar vários meses ou até mesmo 1 ano para conseguir uma boa forma física. Tudo vai depender também do ritmo de exercícios semanais que você tem, assim como tipo de alimentação que você segue.

Caso você seja uma das pessoas que demora alguns meses a entrar em forma, é normal que acabe sentindo vontade de abandonar os exercícios, mas esta não é uma opção se você deseja atingir o seu objetivo. Mesmo que você tenha iniciado novas rotinas de exercícios após um longo período de sedentarismo, você vai notar os benefícios do treinamento quase de imediato. As mudanças são notórias logo nas primeiras semanas e quando tiverem passado 6 semanas, você já estará preparado para aumentar o ritmo dos exercícios.

Logo, para responder à pergunta, "quanto tempo necessito para ficar em forma", podemos afirmar que é um processo contínuo que melhora significativamente depois das primeiras seis semanas. Embora o seu corpo comece a sentir algumas mudanças e benefícios assim que você comece a praticar esporte, você notará que estar em forma é um processo contínuo que não tem uma meta, apenas se trata de alcançar um bom estado e depois mantê-lo.

Mudanças no ritmo do corpo ao entrar em forma

Quando você inicia uma rotina de exercícios, as mudanças na sua condição física serão visíveis após uma a duas semanas. O mais certo é que, depois de seis semanas, você necessite de mudar o treinamento, já que ele terá de tornado demasiado fácil, sendo necessário subir a intensidade ou mudar o tipo de exercícios.

À medida que as semanas de treino passam, se torna necessário aumentando o nível e assim, a sua capacidade de realizar as atividades vai melhorar consideravelmente. Se você deseja continuar vendo melhorias nas suas aptidões e na sua condição física, você deve continuar a aumentar o esforço e a intensidade dos seus treinamentos até chegar aos seus objetivos. Uma vez que você consiga, já estará pronto para passar aos exercícios de manutenção.

Como ficar em forma rápido - conselhos

Se você deseja entrar em forma, o ideal é que vá melhorando a sua condição física pouco a pouco. Se você é um principiante no exercício, em seguida damos alguns conselhos ideias para iniciar uma rotina sem obstáculos:

  • Comece lentamente: se você está saindo de uma época de absoluto sedentarismo, não pode começar na academia com exercícios de alta intensidade. Você necessita dar tempo ao seu corpo para que ele se adapte ao aumento dos níveis de exercício. Para começar lentamente, aposte em 15 ou 20 minutos de exercício ligeiro, 2 a 3 vezes por semana, para depois passar para 30 a 60 minutos de treinamento vários dias por semana. Deste modo, evita lesões e tem mais motivação;
  • Encontre um exercício que você gosta: não faça um esporte que você não gosta realmente, já que vai desistir à primeira dificuldade. Procure uma atividade que te faça sentir bem, recorde que fazer esporte é para você se sentir bem e não para ser um fardo ou obrigação. Se você gosta de fazer zumba ou aeróbica com música que você goste, opte por estes exercícios e não por outros menos prazerosos;
  • O descanso é tão importante quanto o exercício: descansar é tão ou mais importante que o exercício que você realiza. Seja qual for a sua condição física, você necessita descansar sempre. O seu corpo precisa repousar depois de fazer exercício e dormir o suficiente para se renovar e reparar. Não existe um substituto para isso, você deve descansar e, além disso, ter uma nutrição adequada.
  • A alimentação também é importante: é vital que você cuide daquilo que come, já que você necessita estar bem alimentado para poder estar em forma (no sentido nutricional e não no sentido de quantidade de comida). Esqueça as comidas rápidas (junk food) e coma mais alimentos saudáveis e nutritivos para obter mais energia saudável.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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1 comentário
A sua avaliação:
Jessica Santos
Olá! Comecei este mês, até hoje já consegui perder 2 quilos! Aquilo que está aqui escrito é praticamente tudo aquilo que eu fiz, e está resultando! Obrigado!

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