Saúde ocular

Alimentos proibidos para pressão ocular alta

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 26 junho 2025
Alimentos proibidos para pressão ocular alta

Você provavelmente nunca se perguntou se o que você come afeta a saúde dos seus olhos. Em geral, as pessoas tendem a escolher sua dieta com base em suas preferências, mas muitos desses alimentos não são benéficos para sua saúde. De acordo com especialistas, vários problemas oculares estão ligados à má alimentação. Um deles é o aumento da pressão intraocular, conhecido como glaucoma.

O glaucoma é uma doença crônica que danifica o nervo óptico. Isso ocorre quando o fluido se acumula na parte frontal do olho, aumentando a pressão ocular e afetando o nervo óptico, causando visão embaçada e até mesmo perda de visão.

Certos alimentos, como carboidratos refinados, gorduras saturadas, café e excesso de sódio, devem ser evitados em pessoas com pressão ocular alta, pois podem agravar a condição.

Se quiser saber mais sobre os alimentos proibidos para pressão ocular alta, convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará todas as informações sobre o assunto.

Índice
  1. Sódio
  2. Café
  3. Alimentos e bebidas açucarados
  4. Temperos, coberturas e molhos
  5. Carboidratos refinados
  6. Gorduras saturadas

Sódio

A alta ingestão de sódio na dieta pode levar ao aumento da pressão arterial. Isso pode ser causado pela ingestão dos seguintes alimentos:

  • Alimentos enlatados.
  • Bacon.
  • Embutidos.
  • Cachorros-quentes.

Com o tempo, o consumo frequente desses alimentos pode causar hipertensão, o que provoca danos aos olhos e até mesmo aos vasos sanguíneos. Isso leva ao acúmulo de fluido sob a retina e à obstrução do fluxo sanguíneo, causando danos aos nervos. Isso pode levar à visão embaçada e à perda da visão.

Por esse motivo, recomenda-se usar sal com moderação.

Café

O consumo prolongado de café pode aumentar a pressão intraocular, conhecida como glaucoma. Isso pode afetar pessoas que já sofrem dessa doença e que consomem café há muito tempo. É importante lembrar que a pressão intraocular excessivamente alta pode levar à perda da visão e até mesmo à cegueira.

Portanto, recomenda-se limitar o consumo de café e de outras bebidas com cafeína, como chá verde, refrigerantes e bebidas energéticas.

Alimentos proibidos para pressão ocular alta - Café

Alimentos e bebidas açucarados

Para pessoas com diabete, o risco de aumento da pressão intraocular é alto. Portanto, as pessoas com diabete devem controlar o nível de açúcar no sangue para evitar essa complicação.

Evitar os seguintes alimentos ajuda a controlar o diabetes e o aparecimento de aumento da pressão ocular:

  • Doces e balas.
  • Produtos de panificação e bolos.
  • Sorvete, molhos e caldas.
  • Açúcares adicionados em alimentos processados.
  • Bebidas açucaradas ou refrigerantes.

Bebidas açucaradas, como refrigerantes, bem como bebidas esportivas e energéticas, podem conter de 7 a 10 colheres de sopa de açúcar por bebida. O consumo dessas bebidas pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares que podem desencadear o aparecimento de doenças oculares, como aumento da pressão intraocular ou degeneração macular.

A recomendação é evitar o consumo dessas bebidas e de todos os alimentos com alto teor de açúcar. Isso evitará o desenvolvimento de doenças que colocam em risco a saúde dos olhos.

Alimentos proibidos para pressão ocular alta - Alimentos e bebidas açucarados

Temperos, coberturas e molhos

Muitos dos molhos ou condimentos usados nos alimentos para realçar os sabores podem ser prejudiciais à saúde. Os molhos para salada e até mesmo a maionese têm alto teor de gordura, o que os torna ruins para a visão e para a saúde em geral.

O limão ou o azeite de oliva são ideais para temperar os alimentos, evitando o uso de substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

Carboidratos refinados

A ingestão de carboidratos refinados fornece menos valor nutricional do que os carboidratos não refinados e pode afetar diretamente a saúde dos olhos. Os carboidratos refinados são encontrados em massas e pães brancos e estão associados a doenças oculares. Isso ocorre porque, quando os carboidratos simples são quebrados, eles causam um aumento repentino do açúcar no sangue. Esse açúcar é usado na forma de energia para abastecer o corpo, mas pode causar picos de glicemia que afetam os pacientes diabéticos.

A adoção de uma dieta rica em carboidratos refinados pode levar a colesterol alto, ganho de peso e doenças cardíacas. Todas essas condições podem afetar a saúde dos olhos.

Por esse motivo, o ideal é reduzir ou eliminar seu consumo para preservar a saúde ocular e geral.

Alimentos proibidos para pressão ocular alta - Carboidratos refinados

Gorduras saturadas

As dietas ricas em gorduras saturadas levam ao ganho de peso, o que aumenta os níveis de colesterol e a pressão intraocular. Alimentos fritos cozidos com gorduras trans afetam os níveis de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, o que, por sua vez, pode levar a

  • Doenças cardíacas.
  • Derrames.
  • Diabetes tipo 2.

O excesso de ácido linoleico, um tipo de gordura insaturada, tem maior probabilidade de causar danos aos olhos. Esse tipo de gordura pode ser encontrado em óleos de cozinha como:

  • Cártamo.
  • Girassol.
  • Milho.
  • Soja.
  • Gergelim.

Deve-se evitar fritar com esses óleos, pois seu consumo pode causar danos aos vasos sanguíneos e acabar aumentando os níveis de colesterol.

Além disso, as gorduras saturadas geram moléculas chamadas radicais livres que podem destruir as células. Tudo isso está ligado a doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade, a retinopatia diabética e o aumento da pressão ocular, conhecido como glaucoma.

Os especialistas recomendam o uso de óleos de cozinha com menos de quatro gramas de gordura saturada por colher de sopa, substituindo as gorduras prejudiciais à saúde por gorduras poliinsaturadas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para pressão ocular alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Bibliografia
  • Betancourt, A. C., Carballo, Y. R., & Saínz, Y. J. (2022). Sobre la alimentación y la nutrición en la degeneración macular. Revista Cubana de Alimentación y Nutrición, 31(2), 18.
  • Santos Martínez, R., & Arganis Juárez, E. N. (2023). Padecimiento y atención del glaucoma. Un estudio antropológico. Cuicuilco. Revista de ciencias antropológicas, 30(87), 173-191.
  • González, E. B. A., Angeli, S. Q., & Pana, I. O. (2020). Efectos de la alimentación y el deporte en el glaucoma. In Intervención para la mejora de la salud desde una perspectiva integradora y multidisciplinar (pp. 205-212). Asociación Universitaria de Educación y Psicología (ASUNIVEP).
  • Gutiérrez Maydata, A., Lavandero Espina, A., Ramos Argilagos, M. E., & Martínez Núñez, E. (2007). Estrés oxidativo, alimentación y suplementación antioxidante en patología ocular: historia breve y visión futura. Revista Cubana de Oftalmología, 20(2), 0-0.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Alimentos proibidos para pressão ocular alta