Partilhar

Dor no clitóris ao urinar: causas

 
Por Martim Pereira, Redator ONsalus. 22 fevereiro 2019
Dor no clitóris ao urinar: causas

O clitóris é um órgão sexual feminino que está localizado debaixo de onde se encontram os lábios menores da vulva. Recebe este nome porque faz referência a “acariciar”, este é o lugar que proporciona prazer à mulher durante o ato sexual. Pode chegar a medir entre 7 e 13 cm e possui um corpo de textura esponjosa. Sua função de proporcionar prazer se deve ao fato de que tem mais de 8.000 terminações nervosas. Apesar de ser uma estrutura de pouquíssima funcionalidade, é muito delicada, pois pertence à área de cuidado íntimo da mulher e a mesma pode apresentar complicações por diversos fatores, como é o caso da dor no clitóris ao urinar. É por isto que no seguinte artigo do ONsalus te explicamos quais são as causas da dor no clitóris ao urinar.

Também lhe pode interessar: Dor no clitóris pós parto

Causas de dor no clitóris ao urinar

Sob certas circunstâncias, as mulheres podem sentir uma ardência ou dor no clitóris na hora de urinar sem saber o porquê isso ocorre, desta forma, é necessário diferenciá-la de acordo com a forma pela qual a dor se apresentar. A seguir serão mencionadas as causas mais frequentes da dor no clitóris ao urinar:

Dor no clitóris devido à infecção urinária

Se a dor surge na hora de urinar e está localizada no canal por onde sai a urina e você sente uma ardência no clitóris, além de uma vontade contínua de urinar, estaríamos nos referindo a uma infecção urinária. A infecção urinária ou cistite é um termo utilizado para descrever a infecção localizada no aparelho urinário inferior. É muito comum e afeta a maioria da população feminina em algum momento da sua vida. A infecção urinária, além de gerar a dor ao urinar e a sensação de querer fazer mais, também causa mau cheiro na urina. As infecções podem ser causadas por alguns tipos de fungos, Trichomonas, micoplasmas, gonocócicas ou outros.

Dor no clitóris devido à fricção

O clitóris também pode doer após muita atividade sexual. Esta dor pode durar até uma semana e surge devido ao esfregar excessivo da área. A dor no clitóris por ato sexual não é perigosa nem duradoura e também pode vir acompanhada de uma inflamação que pode durar até dois dias.

Dor devido à vulvodínia

Esta pode ser por causa de uma vulvodínia, um termo que se refere à inflamação da vulva. Ela gera uma dor crônica que pode ser localizada ou irradiada e, quando é irradiada, é possível sentir uma sensação de ardência ou dor na área do clitóris e que pode se agravar ao urinar. As relações sexuais em uma mulher com vulvodínia podem ser muito dolorosas e depois de terminadas, a mulher pode apresentar dificuldade e dor para urinar.

Se você sente dor ao urinar que é acompanhada de coceira, pode ser devido a uma simples irritação que também pode provocar vermelhidão na área. Isto pode ocorrer ao se usar roupas muito justas ou sabonetes irritantes.

Diagnóstico de dor no clitóris ao urinar

O diagnóstico para determinar a causa que gera a dor no clitóris ao urinar é feito com uma amostra de urina. Este exame é utilizado para descartar as possíveis causas que geram a dor no clitóris ao urinar. Para poder fazê-lo, primeiramente deve-se limpar bem a área e colocar uma quantidade em um recipiente, depois será enviada uma amostra ao laboratório, onde eles se encarregarão de determinar o que está causando a dor.

O exame avaliará o pH, isto é, o nível de acidez, cor, aspecto, odor, se apresenta bactérias ou germes e outras coisas, os resultados serão descritos e o médico responsável por esta área se encarregará por determinar a causa que gera a sensação de dor.

Um ginecologista também pode avaliar o clitóris no exame clínico de rotina para assim verificar a presença de alguma lesão ou ferida no mesmo, o que também pode causar a dor após determinadas ações, como por exemplo ao urinar.

Tratamento para a dor no clitóris

O tratamento para a dor no clitóris ao urinar dependerá da sua causa, no entanto, é importante salientar que a automedicação nunca é recomendada. O mais aconselhável é que, se você apresentar estes sinais e sintomas, vá ao ginecologista, que será quem determinará o protocolo a ser seguido, da mesma forma, abaixo, mencionaremos os tratamentos mais comuns para a dor no clitóris:

No caso de sofrer uma infecção urinária serão receitados antibióticos, isto se deve ao fato de que esta infecção é causada pela invasão de microrganismos nocivos na área. O médico determinará o antibiótico mais eficaz para a condição, e para tal pode ser útil fazer um antibiograma. O mais comum é o ciprofloxacino, pois tem uma ação geral. O médico também pode fazer uma limpeza dessa área.

Se a dor é causada por atividade sexual severa, não há tratamento para a condição, mas podem ser tomadas certas medidas de precaução como, por exemplo, o uso de lubrificantes, e para os casos em que já existe a lesão recomenda-se se abster da atividade sexual para permitir a recuperação.

Se você está com vulvodínia, o ginecologista pode te recomendar a aplicação de pomadas tópicas com lidocaína para acalmar a dor, medicamentos analgésicos, injeções de esteroides ou anestésicos, entre outros. Tudo isto dependerá da gravidade dos sintomas e da indicação do médico.

Em caso de irritação, o melhor que você pode fazer é evitar usar roupas muito justas e não lavá-las com amaciantes nem com muitos produtos químicos. A melhor coisa é usar um sabão neutro, tanto para as roupas quanto para o banho.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor no clitóris ao urinar: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • IMAM, Talha H. MD, Assistant Clinical Professor in Internal Medicine and Nephrology, University of Riverside School of Medicine; Attending Physician, Department of Nephrology, Kaiser Permanente. Infecções bacterianas do trato urinário (ITUs). Disponível em <https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/infec%C3%A7%C3%B5es-do-trato-urin%C3%A1rio-itus/infec%C3%A7%C3%B5es-bacterianas-do-trato-urin%C3%A1rio-itus>. Acessado em 22 de fevereiro de 2019.

Escrever comentário sobre Dor no clitóris ao urinar: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Dor no clitóris ao urinar: causas
Dor no clitóris ao urinar: causas

Voltar ao topo da página