Partilhar

Barriga tremendo: o que pode ser

Por Leonardo Simon. Atualizado: 19 novembro 2018
Barriga tremendo: o que pode ser

As vibrações no pé da barriga podem ser uma sensação estranha que incomoda a pessoa. São muitas as causas que podem provocá-la, e muito diferentes entre elas, além disso, a maioria são leves e totalmente benignas. É por isso que no próximo artigo do ONsalus te explicaremos as causas da sensação de útero vibrando, indicando outros sintomas complementares que podem aparecer com esta sensação e que podem te ajudar a identificar o que é está acontecendo. Continue lendo e descubra: barriga tremendo, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Cólica após relação: causas e soluções

Barriga tremendo, o que pode ser?

Antes de detalhar cada uma, te indicamos as possíveis causas de barriga tremendo:

  • Gravidez;
  • Problemas gástricos;
  • Ovulação;
  • Cistos no ovário;
  • Ansiedade.

Continue lendo para saber mais sobre cada um desses fatores e o que fazer para eliminar essa sensação de vibração na barriga.

Útero vibrando na gravidez

Quando uma mulher está grávida, ainda mais se é a sua primeira vez, todas as novas sensações que surgem no corpo são desconhecidas e podem causar certo medo. A vibração no pé da barriga, sensação de útero vibrando ou sensação de barriga tremendo é uma destas sensações que qualquer gestante pode experienciar.

Você deve saber que isto é algo normal, na verdade, se pensarmos que dentro da sua barriga está se desenvolvendo outro corpo, não é de se estranhar que nesta área notemos alguns movimentos e vibrações. Mas essa não é a única razão pela qual podemos sentir o útero vibrar.

Durante o tempo em que a mulher está grávida, aumenta-se tanto o volume sanguíneo quanto a velocidade na qual o sangue se move. Isto faz com que notemos mais facilmente quando o sangue passa nas artérias. Por sua vez, no corpo são geradas uma série de mudanças hormonais, como é o caso da liberação da progesterona, que pode dar lugar à sensação de útero vibrando.

Portanto, se você está grávida e sente seu útero vibrando,não precisa se preocupar, apesar de que conversar com seu ginecologista nunca é demais, sobretudo se você se sente preocupada ou nota outros sintomas.

Barriga tremendo: o que pode ser - Útero vibrando na gravidez

Sinto minha barriga mexer e não estou grávida: problemas gástricos

Se sua barriga vibra, uma sensação que pode se espalhar até a pélvis ou pé da barriga, é muito provável que tenha muito a ver com algum problema gástrico ou digestivo. Gases, dispepsias, gastrites ou uma má alimentação, podem causar espasmos abdominais e palpitações no estômago que podem se tornar incômodas e devem ser tratadas pela raiz do problema.

Além disso, existem hábitos na hora de nos sentarmos na mesa que são nocivos e podem nos causar vibração na barriga e outros sintomas incômodos, como a distensão abdominal, cólicas, náuseas ou vômitos. Alguns deles são:

  • Comer muitas gorduras.
  • Comer em muita quantidade.
  • Comer muito rápido.
  • Tomar bebidas gasosas.
  • Comer sem mastigar.
  • Tomar certos medicamentos.

Então, a solução se torna ir ao médico para que ele possa te diagnosticar qual é a causa e, no caso de ter alguma condição, iniciar um tratamento e, se não tiver, melhorar os hábitos alimentares e tratar a ansiedade e o estresse, uma das principais causas de comermos mal.

Barriga pulsando devido a ovulação

Já explicamos que a gravidez pode ser a causa de você sentir a barriga pulsando, além disso, não necessariamente precisa estar grávida para ter esta sensação. A verdade é que, sentir a pélvis ou ovários vibrando é algo bastante comum em grande parte das mulheres quando estão ovulando.

A maioria das mulheres a desconhece, mas o útero está em constante movimento durante todo o ciclo, algumas vezes com maior e outras com menor frequência, em mais ou menos intensidade, mas durante todo o ciclo se geram movimentos. É precisamente quando se faz com muita frequência e pouca intensidade que se pode ter a sensação que a barriga treme, sendo a ovulação a causa que a provoca.

Barriga tremendo: o que pode ser - Barriga pulsando devido a ovulação

Barriga mexendo por cistos no ovário

Os cistos nos ovários são como saquinhos com líquido em seu interior que aparecem bem no interior ou na superfície dos ovários. Por sua vez, podem surgir em um ou nos dois ovários. Quando é confirmado um diagnóstico de cistos nos ovários, a mulher pode ficar preocupada, no entanto, deve saber que é uma doença bastante frequente e que na maioria das vezes se trata de algo benigno.

Podem surgir em qualquer momento da vida, além disso, normalmente aparecem durante a época reprodutiva, entre a puberdade e a menopausa. Seja como for, é imprescindível fazer um exame ginecológico para descartar qualquer problema e seguir o tratamento indicado pelo profissional.

Em alguns casos, sobretudo se seu tamanho é muito pequeno, os cistos nos ovários não geram sintomas, além disso, quando alcançam certo tamanho podem provocar diferentes sintomas, entre os quais encontramos a sensação de barriga pulsando e no útero. Outros dos possíveis sintomas são os seguintes:

  • Dor abdominal que pode se estender até as pernas ou costas.
  • Distensão abdominal.
  • Fortes dores menstruais.
  • Relações sexuais dolorosas.
  • Náuseas.
  • Seios sensíveis.
  • Vontade frequente de urinar.

Barriga tremendo devido a ansiedade

O estresse e a ansiedade são os dois grandes transtornos do século XXI. Na sociedade atual são muitas as pessoas que vivem sob estresse, com uma ansiedade que pode se manifestar de muitas e incômodas formas. Quando estamos estressados nosso corpo libera adrenalina e cortisol, dois hormônios que causam uma aceleração do coração e uma estimulação nervosa que pode nos provocar palpitações e vibrações em diferentes áreas do corpo. A pélvis, o ventre e a barriga são algumas delas, por isso que se você está se perguntando "barriga tremendo, o que pode ser?", pode encontrar a resposta no seu estilo de vida.

Dica: Descubra como controlar a ansiedade com as dicas desse outro artigo do ONsalus.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Barriga tremendo: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Escrever comentário sobre Barriga tremendo: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Antonio Duque
Barriga tremendo do lado esquerdo o que pode ser?

Barriga tremendo: o que pode ser
1 de 3
Barriga tremendo: o que pode ser

Voltar ao topo da página