menu
Partilhar

É normal dar espinha após limpeza de pele?

 
Por Redação ONSalus. 28 junho 2021
É normal dar espinha após limpeza de pele?

Não se preocupe, porque você não é a única pessoa cujo rosto ficou bastante irritado depois de uma limpeza facial. Mas calma, isso não precisa acontecer com você novamente.

Após uma limpeza de pele, ela deve ficar revigorada, radiante, nem muito seca nem muito oleosa e não deve estar nada repuxada. Se este não for o seu caso, você não está fazendo algo certo. Para manter sua pele em excelentes condições é necessário levar em conta alguns fatores como: os produtos que você usa, como você os utiliza, a temperatura da água, o número de vezes que você limpa, etc.

Neste artigo do ONsalus você saberá se é normal dar espinha após limpeza de pele e encontrará tudo o que precisa sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Espinha que não some: causas e tratamento

Espinhas após a limpeza da pele, é normal?

O cuidado adequado da pele é algo que não é levado em conta por muitas pessoas. Obviamente, uma pele macia, lisa e naturalmente brilhante requer certos cuidados, tanto externos quanto internos.

A limpeza facial é muito importante para o cuidado da pele. Ela ajuda a remover impurezas, célular mortas descamadas, poluição, restos de maquiagem ou outras substâncias às quais o rosto está exposto.

A limpeza facial deve ser apropriada para cada caso em particular, mas muitas vezes ela é feita de forma inadequada. Nesses casos, efeitos indesejados como vermelhidão, queimadura e até mesmo acne são prováveis de ocorrer.

Portanto, quando você se pergunta se é normal ou não que depois de uma limpeza facial, apareçam espinhas, a resposta é não. Não é normal nem desejável que após a limpeza de seu rosto apareçam vermelhidão significativa, espinhas, manchas ou qualquer outra lesão.

Para evitar este tipo de problema, a coisa mais apropriada a fazer seria consultar um dermatologista antes de iniciar tratamentos e limpeza facial, especialmente se você planeja usar produtos específicos para ele.

Há um grande número de agentes de limpeza: tônicos, cremes, géis, mousses, leites. Todos eles têm propriedades diferentes que não se adaptam a todas as pessoas igualmente. Há produtos que podem ser combinados uns com os outros e outros que não podem.

É por isso que antes de gastar dinheiro com um desses produtos, é importante que você receba bons conselhos, com base em seu tipo de pele, seu histórico, o efeito que certas substâncias têm sobre sua pele, se você sofre de alergias, se você já se submeteu a tratamentos anteriores e mesmo se você sofre de doenças e toma medicamentos para elas.

Como você pode ver, há muito a saber antes de escolher um ou outro produto, e há uma coisa que não podemos esquecer: os produtos mais caros não são necessariamente os melhores porque, como temos visto, isto depende mais da sua pele e de seu organismo.

Cuide de sua pele por dentro

Não podemos ignorar o fato de que sua pele reflete como seu corpo é. Muitas vezes, pensamos que temos apenas uma pele difícil, que manchas ou espinhas aparecem porque sim, mas a verdade é que a pele é um aviso muito visível que não devemos ignorar e só devemos tratar com produtos externamente.

Já foi demonstrado em numerosos estudos científicos e especificamente em um divulgado pela Universidade de Calgary, no Canadá, que uma melhor digestão ajuda a reduzir vários problemas de pele, incluindo a acne[1].

É importante que você saiba que, ao melhorar seu corpo de forma integral, sua pele perceberá isso e isso é conseguido através de:

  • Bons hábitos.
  • Boa nutrição.
  • Descanso adequado.
  • Estabilidade emocional e mental.

Por que aparecem espinhas após a limpeza de pele

Há algumas razões pelas quais você pode ter espinhas após uma limpeza de pele:

  • Sua pele é sensível demais para os produtos que você utiliza.
  • Utiliza produtos de limpeza de pele sem antes hidratar seu rosto.
  • Utiliza produtos que são muito irritantes (mesmo que sua pele não seja sensível).
  • Usa toalhas ou discos de algodão com muita pressão.
  • Não limpa bem sua pele depois de aplicar o produto de limpeza de rosto.
  • Não limpa seu rosto com a frequência necessária: é melhor limpar duas vezes por dia, de manhã e à noite. Se você exagerar, você o irrita e se não for constante, sua pele pode acumular sebo, obstruir poros e facilitar a formação de pontos negros.
  • Você não usa loção tônica facial: muitas vezes é necessária para equilibrar o pH de sua pele e muitas vezes a deixa pronta para receber outros produtos.
  • Usa exfoliantes em excesso: estas substâncias não devem ser usadas mais de duas vezes por semana, e se forem mais intensas como o peeling, elas devem ser espaçadas ainda mais e, é claro, devem ser indicadas e realizadas por profissionais qualificados.
  • Usa água quente demais para limpar sua pele. Também não é aconselhável fria demais, o ideal é que a água esteja morna.

Talvez este outro artigo sobre como acalmar a pele do rosto irritada possa te interessar.

Como fica a pele após uma limpeza facial

Uma limpeza facial adequada deve deixar seu rosto fresco, não rígido, seco ou oleoso e pronto para receber outros produtos se você quiser aplicá-los.

Portanto, se você notar que após o processo de limpeza, sua pele fica vermelha, sensível ou com espinhas, é provável que você não esteja realizando a rotina de que precisa ou que esteja usando produtos que não combinam com seu tipo de pele.

Às vezes as substâncias podem ser muito duras para você, muito abrasivas ou mesmo conter algo que promova a acne na pele suscetível à ela. As preparações à base de ervas também devem ser adequadas para cada tipo de pele.

Mais uma vez, recomendamos que você faça uma consulta profissional para descobrir o que é melhor para a limpeza de sua pele.

Como diminuir a vermelhidão após a limpeza de pele

Um pouco de irritação pode aparecer nas primeiras vezes que você limpa seu rosto, especialmente se sua pele não estiver acostumada a ela, mas não deve ser muito perceptível.

Esta vermelhidão geralmente desaparece após alguns minutos. Você pode se ajudar com o uso de tônicos faciais, pois eles equilibram o pH. É claro que o tônico deve ser o correto, caso contrário, você pode piorar a situação.

Por outro lado, algo que não é supérfluo para esclarecer é que para secar seu rosto você deve usar uma toalha limpa e fazer isso com pequenos toques. Se você o secar abruptamente, é provável que fique mais congestionado.

Você também pode usar alguns remédios caseiros para diminuir a vermelhidão após a limpeza de pele mais rapidamente:

  • Pepino: é um anti-inflamatório por excelência. Você pode aplicar algumas fatias em sua pele quando notar que os poros estão muito congestionados ou entupidos.
  • Batata: seu amido e minerais fazem dela um poderoso descongestionante, você pode colocar algumas fatias de batata recém descascada e cortada na pele por alguns minutos. Também pode ser usado em pequenas massagens após a lavagem da pele, precisamente para reduzir as espinhas.

Lembre-se também que sua pele vai melhorar significativamente se:

  • Sua dieta contém menos gorduras insaturadas, alimentos fritos, produtos processados, álcool, excesso de carne e laticínios, e se for rica em frutas e vegetais na estação, grãos inteiros, legumes.
  • Você se exercita de acordo com sua condição física, nem muito pouco nem muito.
  • Você descansa adequadamente à noite.
  • Você tenta equilibrar suas emoções e acalmar sua mente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal dar espinha após limpeza de pele?, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Referências
  1. Woo TE, Sibley CD. The emerging utility of the cutaneous microbiome in the treatment of acne and atopic dermatitis. J Am Acad Dermatol. 2020 Jan;82(1):222-228. doi: 10.1016/j.jaad.2019.08.078. Epub 2019 Sep 6. PMID: 31499149.
Bibliografia
  • Goodman G. Cleansing and moisturizing in acne patients. Am J Clin Dermatol. 2009;10 Suppl 1:1-6. doi: 10.2165/0128071-200910001-00001. PMID: 19209947.
  • Stringer T, Nagler A, Orlow SJ, Oza VS. Clinical evidence for washing and cleansers in acne vulgaris: a systematic review. J Dermatolog Treat. 2018 Nov;29(7):688-693. doi: 10.1080/09546634.2018.1442552. Epub 2018 Feb 25. PMID: 29460655.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

É normal dar espinha após limpeza de pele?
É normal dar espinha após limpeza de pele?

Voltar ao topo da página